PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Aberje
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria1
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Empresariar: transformar esperanças em resultados PDF Imprimir E-mail
Luciana Rezende Abram   
15-Fev-2017
Acredito que tudo na vida é muito simples, desde que, não deixemos para depois o que precisamos fazer hoje. O que deixa tudo mais difícil é o procrastinar, o deixar para amanhã, o adiar, o delongar. Esta ação além de não resolver nada, ainda deixa as soluções mais complexas, diminuindo significativamente qualquer produtividade.


Gosto de ter em vista três princípios relacionados com o ato de cuidar, que quando somados levam ao aumento da produtividade: Administrar, ato de cuidar da operações transformadoras; Gerenciar, ato de cuidar de resultados transformadores; e Liderar, ato de cuidar de pessoas, seres humanos que tem esperança que a todo momento podem ser transformados.


Esta ideia que a todo momento o empresário cuida de transformações e esperanças, faz com que as empresas ganhem valores intangíveis que às deixem mais humanas e muito mais produtivas.


Trabalho com produtividade e aprendi ao longo destes vinte e poucos anos que não existe nada mais humano do que a produtividade, quando transformamos produção em produtividade, concretizamos, tangibilizamos nossas esperanças, somos desenvolvidos. Produzir nada mais é do que transformar algo. Ser produtivo ou ter produtividade é a produção direcionada para um resultado, para a esperança concretizada.


E como brilhantemente explica o educador Paulo Freire e o filósofo Mário Sergio Cortella, esperança, vêm do verbo esperançar que significa: sonhar, definir o que se quer e como irá alcançar, é a força que nos torna resilientes, logo o verbo esperançar é antônimo do verbo esperar e sinônimo de gestão. Se reescrevermos o significado para a linguagem gerencial, esperançar seria: ter objetivos, traçar metas, planejar ações e implantar.


Às vezes vejo times/empresas onde o artilheiro/vendedor é recordista em gols/vendas, porém o time não consegue vencer os campeonatos ou ter rentabilidade, isso porque produzir gol ou faturamento é só uma das inúmeras operações realizada por um ser humano, que leva primeiro para um resultado individual e depois quando somadas aos demais resultados das outras operações desenvolvidas por outros seres humanos, levam a produtividade.


Na sua empresa não é diferente, conhecer cada operação, saber o que se faz, como faz e quais resultados precisam ser atingidos é indispensável para o aumento da produtividade. Cada colaborador precisa saber exatamente o que e quanto precisa produzir e entender a importância desta produção e as consequências desta conquista.


Por exemplo, se em uma loja de varejo o vendedor só tiver na mente o quanto em valor financeiro precisa gerar, sem entender que este valor financeiro deve ser suficiente para pagar as despesas, pode ser que venda muito, porém mal, dando descontos que não cobrem os compromissos da organização, muitas vezes, por exemplo, nem rentabilizando para pagar os custos do produto. As metas individuais precisam estar atreladas aos resultados reais da sua empresa, pois, caso contrário, a empresa para de se desenvolver e morre ou o time não chegará nem nas semifinais dos campeonatos.


Diariamente, a cada partida, a cada dia, questionar, entender e ajustar as táticas e ações para o alcance do resultado final, é a tarefa do Empresário e quando esta meta vêm ao encontro com as esperanças pessoais dos indivíduos que produzem os resultados, fazemos com que a empresa pertença também aos seus sonhos e esperanças e neste lindo pertencimento todos ganham.


Quando o empresário entende que a necessidade de Empresariar é a esperança de todos os envolvidos, uma vez que todos buscam rentabilidade, resultados positivos e produtivos nas suas vidas, os negócios se transformam e passamos trabalhar em equipe para a conquista de um mesmo resultado, resultado este relevante para cada um de nós, não interessando quem somos: proprietários, investidores, acionistas, executivos, gestores, colaboradores ou parceiros...


Não existe outra forma de atingir resultados, que não seja com o trabalho de todos voltado para a conquista do um bem comum.


Sejamos Esperançosos, tenhamos sonhos para que possamos definir como iremos trabalhar para conquista-los e assim nos encheremos de força que nos torna a cada dia mais resilientes.


Luciana Rezende Abram - Especialista em Administração e Marketing pela FAAP; Graduada em Engenharia pela UNIFEB e consultora de Franchising na Franquear Consultoria.

 
< Anterior   Próximo >
 
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação