PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Voe 1 Codemig
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria2
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Converso
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS REALIZA 9ª EDIÇÃO DO LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E RECEBE MAESTROS PDF Imprimir E-mail
PERSONAL PRESS   
12-Abr-2017
PERSONAL PRESS - 12/04/2017

Edson Piza, José Soares, Priscila Bomfim e William Coelho foram os selecionados para participarem ativamente 
da 9ª edição do Laboratório de Regência da Filarmônica de Minas Gerais, realizada entre os dias 10 e 13 de abril com ensaios e aulas técnicas ministradas pelo diretor artístico e regente titular da Orquestra, Fabio Mechetti. Todo esse processopossibilita que jovens regentes tenham, sob sua batuta, uma orquestra profissional e aprendam, na prática, os desafios da regência. O Laboratório será encerrado com um concerto aberto ao público na Sala Minas Gerais, no dia 13 de abril, às 20h30. No repertório, a Sinfonia nº 9 em mi menor, op. 95, “Do Novo Mundo”, de Dvorák.

 
A entrada para o concerto é gratuita, e os ingressos devem ser retirados na bilheteria da Sala Minas Gerais a partir do dia 7 de abril. Serão disponibilizados dois ingressos por pessoa.
 

Aulas práticas e teóricas
 

Pela manhã, os participantes têm aulas práticas, em ensaios com a Orquestra, e, à tarde, recebem orientações teóricas e técnicas do maestro Fabio Mechetti. Assim como Edson, José, Priscila e William, outros 10 maestros irão participar como ouvintes das atividades do Laboratório.
 

Essa é uma iniciativa pioneira no Brasil, pela qual já passaram regentes que hoje se destacam no cenário nacional e internacional, como Marcelo Lehninger, atual Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Grand Rapids, depois de ter ocupado os cargos de Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Boston e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de New West, todas nos Estados Unidos; Tobias Volkmann, Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e principal regente convidado da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, com reconhecida carreira internacional, tendo estreado recentemente na célebre sala do Gewandhaus de Leipzig, como convidado da temporada oficial do Coro e Orquestra da Rádio MDR, e Alexandra Arrieche, Diretora Artística da Henderson Symphony Orchestra, vencedora do Taki Concordia Fellowship (2011) e regente assistente da Baltimore Symphony nas temporadas 2013 e 2014.
 

Até hoje, foram oferecidas 122 vagas ocupadas por 98 jovens regentes de todo o Brasil. Muitos deles participaram do Laboratório de Regência da Filarmônica de Minas Gerais mais de uma vez.
 

Como iniciativa para a profissionalização do setor, o Laboratório de Regência é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais e conta com o patrocínio do Banco Intermedium por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
 
 
Maestro Fabio Mechetti
 
Desde 2008, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Com seu trabalho, Mechetti posicionou a orquestra mineira nos cenários nacional e internacional e conquistou vários prêmios. Com ela, realizou turnês pelo Uruguai e Argentina e realizou gravações para o selo Naxos. Natural de São Paulo, Fabio Mechetti serviu recentemente como Regente Principal da Orquestra Filarmônica da Malásia, tornando-se o primeiro regente brasileiro a ser titular de uma orquestra asiática. Depois de quatorze anos à frente da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, Estados Unidos, atualmente é seu Regente Titular Emérito. Foi também Regente Titular da Sinfônica de Syracuse e da Sinfônica de Spokane. Desta última é, agora, Regente Emérito. Foi regente associado de MstislavRostropovich na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e com ela dirigiu concertos no Kennedy Center e no Capitólio norte-americano. Da Orquestra Sinfônica de San Diego, foi Regente Residente. Fez sua estreia no Carnegie Hall de Nova York conduzindo a Orquestra Sinfônica de Nova Jersey e tem dirigido inúmeras orquestras norte-americanas, como as de Seattle, Buffalo, Utah, Rochester, Phoenix, Columbus, entre outras. É convidado frequente dos festivais de verão nos Estados Unidos, entre eles os de Grant Park em Chicago e Chautauqua em Nova York.
 

Realizou diversos concertos no México, Espanha e Venezuela. No Japão dirigiu as orquestras sinfônicas de Tóquio, Sapporo e Hiroshima. Regeu também a Orquestra Sinfônica da BBC da Escócia, a Orquestra da Rádio e TV Espanhola em Madrid, a Filarmônica de Auckland, Nova Zelândia, e a Orquestra Sinfônica de Quebec, Canadá. Vencedor do Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko, na Dinamarca, Mechetti dirige regularmente na Escandinávia, particularmente a Orquestra da Rádio Dinamarquesa e a de Helsingborg, Suécia. Recentemente fez sua estreia na Finlândia, dirigindo a Filarmônica de Tampere, e na Itália, dirigindo a Orquestra Sinfônica de Roma. Em 2016 estreou com a Filarmônica de Odense, na Dinamarca.
 

Igualmente aclamado como regente de ópera, estreou nos Estados Unidos dirigindo a Ópera de Washington. No seu repertório destacam-se produções de Tosca, Turandot, Carmem, Don Giovanni, Cosìfantutte, La Bohème, Madame Butterfly, O barbeiro de Sevilha, La Traviata e Otello. Fabio Mechetti recebeu títulos de mestrado em Regência e em Composição pela prestigiosa Juilliard School de Nova York.
 
 
Os regentes
 
Edson Piza
Natural de Campinas, Edson Piza é formado em Regência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Participou da Academia de Ópera do Theatro São Pedro e atuou como assistente de direção musical na temporada 2016 do teatro. Foi vencedor, em 2013, na etapa nacional do Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Solistas e Regentes, na categoria regente. No Festival de Inverno de Campos do Jordão, participou como bolsista em 2016. Edson Piza venceu a última edição do concurso para regente assistente da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente integra a Academia de Regência da Osesp, sob orientação de Marin Alsop e Valentina Peleggi.
 

José Soares
Natural de São Paulo, José Soares iniciou-se na música ainda criança. Estuda Regência Orquestral com o maestro Cláudio Cruz e atua na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, tendo estudado obras de Villa-Lobos, Berlioz, Bartók, Richard Strauss e Gustav Mahler. Participou do Festival Internacional de Inverno Campos do Jordão como bolsista de regência, sendo orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Neil Thomson. Foi finalista do concurso para regente assistente da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo e atualmente cursa o bacharelado em Composição pela Universidade de São Paulo.
 

Priscila Bomfim
Priscila Bomfim começou seus estudos musicais em Portugal, onde venceu o primeiro concurso de piano aos nove anos de idade. É Mestre em Piano e Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pianista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde também foi maestrina assistente do Coro, dirigiu a série Ópera do Meio-Dia e hoje é maestrina preparadora da Academia de Ópera Bidu Sayão. Foi a primeira mulher a reger uma ópera em uma temporada desse teatro – Serse, de Haendel, com a Academia de Ópera e a Orquestra Sinfônica da UFRJ. Preparou solistas e coro na série da OSB Ópera & Repertório e atualmente é curadora e diretora musical do Programa Partituras, da TV Brasil.
 

William Coelho
Natural de São Paulo, 34 anos, é doutorando em Musicologia, Mestre em Etnomusicologia e Bacharel em Regência pela ECA/USP. Foi bolsista no Wind Conducting Symposium da Universidade de Toronto, no Festival de Campos do Jordão, Festival de Campos, RJ, e no Curso Livre de Regência do IA-Unesp. Estuda com Marin Alsop e Valentina Peleggi na Academia de Regência da Osesp. Foi diretor do Conservatório de Alfenas, MG, regente do Coral Ecos da Universidade Federal de Alfenas, regente assistente do Coral e da Orquestra de Câmara da ECA/USP. É regente do Coral VivaVoz, autor do livro Guia Didático de Cordas do Projeto GURI e regente convidado da Orquestra Sinfônica e do Conjunto de Música Antiga da USP, assim como dos ensembles da Academia Osesp.
 

Serviço
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
9º Laboratório de Regência 
Para jovens regentes brasileiros
Com o maestro Fabio Mechetti 
De 10 a 13 de abril de 2017
 

Concerto de Encerramento
13 de abril, às 20h30
Sala Minas Gerais
 

Edson Piza, regente
José Soares, regente
Priscila Bomfim, regente
William Coelho, regente
 

DVORÁK      Sinfonia nº 9 em mi menor, op. 95, “Do Novo Mundo”
 
 
Entrada Gratuita
 
A retirada de ingressos tem início no dia 7 de abril, na bilheteria da Sala Minas Gerais. Serão disponibilizados dois ingressos por pessoa.
 
Funcionamento da bilheteria:
Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Bairro Barro Preto
De terça-feira a sexta-feira, das 12h às 21h.
Aos sábados, das 12h às 18h.
Em sábados de concerto, das 12h às 21h.
Em domingos de concerto, das 9h às 13h.
 
Para mais informações: www.filarmonica.art.br
 
Informações para imprensa:
 
Personal Press

 

Polliane Eliziário –  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email  – (31) 99788-3029
Raquel Braga – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email – (31) 99548-9158

 

 
< Anterior   Próximo >
 
 
 
 
Prefácio
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação