PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Background
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria2
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

Qual a sessão do Portal PQN é mais útil para você?
 
Petrobras Prêmio Jornalismo
 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Compreender o consumidor: um grande negócio PDF Imprimir E-mail
Hélio Bruck Rotenberg   
19-Abr-2017
Não é fácil entender quem é o consumidor brasileiro. Com a Internet e a capacidade de repercussão que um cliente pode alcançar no universo virtual, acompanhar o seu comportamento e as suas reações em relação ao produto que ele compra é condição sine qua non de qualquer atividade empresarial. Para isso, é importante definir quem é o seu público-alvo, pesquisando para compreendê-lo da melhor forma possível, por meio dos seus gostos, desejos e, principalmente, suas restrições – o que não gosta e o que não tem condições de comprar.


Isso tem sido fundamental para o sucesso da nossa linha de produtos e para o lançamento de novidades no mercado. Em 2004, quando entramos no varejo brasileiro, o primeiro computador Positivo foi um produto que saiu com um adesivo “Pronto para a Internet”. O que esse computador tinha de diferente? Ele era um equipamento normal, mas que tinha um fax modem instalado e um discador muito fácil de usar. O consumidor procurava soluções. Ele queria um computador que resolvesse a sua vida. Foi um sucesso de vendas. Depois, pesquisando esse consumidor, percebemos que as famílias da classe C brasileira lutavam muito para ter o primeiro computador, mas também batalhavam para ter a segunda televisão em casa. Então, por que não lançar um computador que funcionasse ainda como televisão? Criamos o PC TV, inédito no mundo e, até hoje, um dos produtos mais vendidos da nossa linha de computadores.


Trabalhamos com dois pilares para compreender quem é o nosso público: o primeiro é entender o consumidor e, assim, fazer produtos para ele; o segundo é atender bem esse consumidor, tanto na hora da compra, como depois dela. Por exemplo: compreender quem compra computador e smartphone não é um trabalho trivial. Ouso dizer que o consumidor desses dois produtos é bastante sensível. Os computadores e smartphones usam softwares diversos. As reclamações, portanto, são as mais variadas possíveis. Passamos muito tempo nos call centers, via e-mail, por chat ou WhatsApp para atender esse consumidor aflito, com os mais diversos tipos de reclamações. Para isso, é necessário ter um time altamente especializado, pois não é fácil detectar o problema específico, relatado por cada cliente.


A relação de consumo mudou profundamente a partir do momento em que o consumidor teve a possibilidade de acesso à informação na “ponta do dedo”, algo que proporciona rapidez e frequência de relacionamento. As redes sociais e os sites de reclamação mudaram o nosso contato com o cliente. O maior site de reclamação, o Reclame Aqui, passou a ser, para nós, critério de avaliação da performance do time pós-venda. Essa relação de consumo em tempo real com o cliente na rede social, pesquisando a opinião que ele tem sobre nós antes de fazer a compra, alterou toda a maneira como nos relacionamos com ele. Não vejo como uma empresa possa sobreviver sem esse olhar profundo e minucioso.


Em síntese, entender o consumidor é a missão mais importante que uma empresa deve assumir. Atendê-lo bem é uma grande obrigação. Essa maneira de pensar torna a relação com o cliente muito mais complexa mas, ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade, pois temos todos os meios de conhecer o consumidor de maneira rápida. Não é fácil, não é barato, mas vale a pena.


Hélio Bruck Rotenberg é presidente da Positivo Informática.

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
FESTIVAL DE BLUES & JAZZ AQUECE A NOITE EM TIRADENTES
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 23/06/2017

A histórica Tiradentes recebe, até o dia 24 de junho, o 6º Festival de Blues & Jazz que reúne os apaixonados pelos ritmos e aquece as noites de inverno na charmosa cidade mineira. Realizado desde 2012, o evento se tornou um sucesso com a mistura dos dois ritmos e vem atraindo cada vez mais público: a expectativa para essa edição é que 15 mil pessoas prestigiem o Festival, realizado gratuitamente no Santíssimo Resort (Rua dos Inconfidentes, 140, Centro Histórico).
 
QUALITÁ ENTRA NO CLIMA DAS FESTAS JUNINAS COM PRODUTOS TÍPICOS
LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 22/06/2017

Junho é o mês das festas de São João, de dançar na quadrilha, pular a fogueira e se deliciar com os pratos típicos das quermesses. Por isso, Qualitá, marca exclusiva do Extra e Pão de Açúcar, conta com um portfólio amplo de opções para o preparo das receitas juninas.
 
RE/MAX BRASIL RECEBE PRÊMIO DE EXCELÊNCIA DA REVISTA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 22/06/2017

Na noite da última terça-feira (20/6), o espaço de eventos Villa Vérico, em São Paulo, recebeu a festa de premiação das 
Melhores Franquias do Brasil 2017, realizada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O prêmio é um reconhecimento ao setor, e os representantes brasileiros da maior franquia imobiliária do mundo, RE/MAX, mais uma vez saiu na frente. A companhia que está a 8 anos no país, com cerca de 150 unidades, foi premiada entre as 60 redes de franquia que apresentaram excelência, ou seja, que atingiram a cotação de cinco estrelas segundo os avaliadores da revista.
 
PÉRICLES APRESENTA TURNÊ DO NOVO ÁLBUM “DESERTO DA ILUSÃO” NO KM DE VANTAGENS HALL BH
BENEDITA COMUNICAÇÃO 22/06/2017

Péricles 
chega palco do Km de Vantagens Hall BH com a turnê do novo disco “Deserto da Ilusão”. Em única apresentação, no dia 23 de setembro, o sambista traz um repertório repleto de novas canções, feito especialmente para encantar o público, além dos clássicos eternizados por sua voz e carisma inconfundíveis.
 
MEGA FEIRA DE LIVROS NO SHOPPING CIDADE
PRES COMUNICAÇÃO - 21/06/2017

Até o dia 31 de julho, a Leitura Megastore do Shopping Cidade promove a sexta edição da Mega Feira de Livros. Estarão disponíveis mais de 20 mil volumes com descontos de até 80%, no mall central do Shopping Cidade, no Piso GG. Os visitantes encontrarão romances da literatura brasileira, literatura estrangeira, auto-ajuda, infantis, religiosos e muito mais.
 
PROJETO RONDON® COMEMORA 50 ANOS COM AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS EM CIDADES COM MENOR IDH
STUDIUM EFICAZ - 21/06/2017

No próximo dia 8 de Julho, será realizada a solenidade comemorativa dos 50 anos do Projeto Rondon® Nacional e dos 12 anos do Projeto Rondon® Minas. O evento será no teatro Ney Soares, na Rua Diamantina, número 463, no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, onde serão homenageados Rondonistas, instituições públicas e privadas, parceiros e autoridades. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, é a madrinha do evento.
 
MM GERDAU COMEMORA 7 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 21/06/2017

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal celebra no dia 22 de junho, 7 anos de abertura para o público. Para marcar a data, uma programação especial e gratuita foi preparada com o intuito de reafirmar a missão do Museu em conectar, instigar e encantar as pessoas. Às 19h30, o grupo Circo em Cena apresentará o espetáculo circense 
“Sufoco!”, repleto de virtuosismo técnico, comicidade e emoção para a plateia. Em seguida, a DJ Sandrinha assume a programação trazendo a energia, o ritmo e a força da black music. Inaugurado em 2010, mais de 573 mil pessoas visitaram as atrações interativas do MM Gerdau e participaram das atividades musicais, culturais e educativas promovidas espaço.
 
MÚSICA NA VARANDA CINE BRASIL 2017
ÁRVORE DE COMUNICAÇÃO - 21/06/2017
 
REI-BOI-LIÇO ROSADO JUNINO, EM CONTAGEM, DIA 24 DE JUNHO
STUDIUM EFICAZ - 21/06/2017

A Irmandade e Sociedade dos Amigos do Boi Rosado realiza em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), 
dia 24 de junho, às 15 horasna entrada do Clube Recreativo Arvoredo, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o "Rei-boi-liço Rosado Junino", em comemoração aos aniversários de Guimarães Rosa, do Boi Rosado e do Boi Rosado Ambiental.
 
DIA C SERÁ CELEBRADO NA PRAÇA DA ASSEMBLEIA COM ATIVIDADES GRATUITAS
ETC COMUNICAÇÃO - 21/06/2017

Criado há 8 anos em Minas Gerais pelo Sistema Ocemg, o Dia de Cooperar (Dia C) reúne pessoas em prol de ações sociais diversificadas promovidas por cooperativas. Este ano, a data será comemorada no dia 1º de julho com atividades no interior e na capital. Em Belo Horizonte, a entidade irá celebrar na Praça da Assembleia, entre 9h e 13h, com entrada gratuita. Os visitantes poderão conferir os shows da cantora Aline Calixto e do grupo de percussão Batuque Salubre, teatro, palestras educativas, atrações culturais e degustação de produtos diversos.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação