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Compreender o consumidor: um grande negócio PDF Imprimir E-mail
Hélio Bruck Rotenberg   
19-Abr-2017
Não é fácil entender quem é o consumidor brasileiro. Com a Internet e a capacidade de repercussão que um cliente pode alcançar no universo virtual, acompanhar o seu comportamento e as suas reações em relação ao produto que ele compra é condição sine qua non de qualquer atividade empresarial. Para isso, é importante definir quem é o seu público-alvo, pesquisando para compreendê-lo da melhor forma possível, por meio dos seus gostos, desejos e, principalmente, suas restrições – o que não gosta e o que não tem condições de comprar.


Isso tem sido fundamental para o sucesso da nossa linha de produtos e para o lançamento de novidades no mercado. Em 2004, quando entramos no varejo brasileiro, o primeiro computador Positivo foi um produto que saiu com um adesivo “Pronto para a Internet”. O que esse computador tinha de diferente? Ele era um equipamento normal, mas que tinha um fax modem instalado e um discador muito fácil de usar. O consumidor procurava soluções. Ele queria um computador que resolvesse a sua vida. Foi um sucesso de vendas. Depois, pesquisando esse consumidor, percebemos que as famílias da classe C brasileira lutavam muito para ter o primeiro computador, mas também batalhavam para ter a segunda televisão em casa. Então, por que não lançar um computador que funcionasse ainda como televisão? Criamos o PC TV, inédito no mundo e, até hoje, um dos produtos mais vendidos da nossa linha de computadores.


Trabalhamos com dois pilares para compreender quem é o nosso público: o primeiro é entender o consumidor e, assim, fazer produtos para ele; o segundo é atender bem esse consumidor, tanto na hora da compra, como depois dela. Por exemplo: compreender quem compra computador e smartphone não é um trabalho trivial. Ouso dizer que o consumidor desses dois produtos é bastante sensível. Os computadores e smartphones usam softwares diversos. As reclamações, portanto, são as mais variadas possíveis. Passamos muito tempo nos call centers, via e-mail, por chat ou WhatsApp para atender esse consumidor aflito, com os mais diversos tipos de reclamações. Para isso, é necessário ter um time altamente especializado, pois não é fácil detectar o problema específico, relatado por cada cliente.


A relação de consumo mudou profundamente a partir do momento em que o consumidor teve a possibilidade de acesso à informação na “ponta do dedo”, algo que proporciona rapidez e frequência de relacionamento. As redes sociais e os sites de reclamação mudaram o nosso contato com o cliente. O maior site de reclamação, o Reclame Aqui, passou a ser, para nós, critério de avaliação da performance do time pós-venda. Essa relação de consumo em tempo real com o cliente na rede social, pesquisando a opinião que ele tem sobre nós antes de fazer a compra, alterou toda a maneira como nos relacionamos com ele. Não vejo como uma empresa possa sobreviver sem esse olhar profundo e minucioso.


Em síntese, entender o consumidor é a missão mais importante que uma empresa deve assumir. Atendê-lo bem é uma grande obrigação. Essa maneira de pensar torna a relação com o cliente muito mais complexa mas, ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade, pois temos todos os meios de conhecer o consumidor de maneira rápida. Não é fácil, não é barato, mas vale a pena.


Hélio Bruck Rotenberg é presidente da Positivo Informática.

 
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“NU DE BOTAS”, ESPETÁCULO BASEADO NA OBRA DE ANTONIO PRATA, FICA EM CARTAZ ATE 1 DE MAIO NO CCBB BH
LUZ COMUNICAÇÃO - 19/04/2017

Ainda dá tempo do público assistir “Nu de Botas”, espetáculo teatral baseado na obra de 
Antonio Prata, que reúne crônicas sobre as passagens mais marcantes da infância do autor. Sob direção de Cristina Moura, que também assina a dramaturgia em parceria com Pedro Brício, a peça leva ao palco as primeiras lembranças no quintal de casa, os amigos da vila, o divórcio dos pais, o cometa Halley, os desenhos animados da TV, uma inusitada viagem à África, dilemas morais, viagens de carro, histórias e relatos das lembranças da infância do autor.
 
YOUTUBER CAMILA LOURES PARTICIPA DE ENCONTRO COM FÃS NO SHOPPING ESTAÇÃO BH
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 19/04/2017

Na próxima quarta-feira (19/04), a youtuber Camila Loures participa de um encontro super especial com seus fãs na Lojas Rede do Shopping Estação BH (piso L1). A mineirinha que coleciona mais de 4 milhões de seguidores em suas redes sociais é uma das embaixadoras nacionais da Embelleze e participará da ação de lançamento de uma linha da marca de cosméticos.
 
UNIBH OFERECE SERVIÇO DE IMPOSTO DE RENDA GRATUITO
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 19/04/2017

O Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, disponibilizará nos dias 20, 24, 25, 26 e 28/04 o serviço de consultoria e cadastramento do Imposto de Renda. 
O serviço é gratuito e oferecido pelo curso de Ciências Contábeis da Instituição. Para participar é preciso preencher o formulário disponível no site do unibh.br/cienciascontabeis. Os atendimentos acontecerão na portaria da Mário Werneck, no campus Estoril (Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril -  Belo Horizonte - MG).
 
ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS SE APRESENTA NA SALA MINAS GERAIS E RECEBE O PIANISTA MAURÍCIO VELOSO
PERSONAL PRESS - 19/04/2017

Com um programa integralmente dedicado ao Classicismo, a 
Orquestra de Câmara SESIMINAS dá sequência à Temporada 2017, dentro da série “Sempre às Quartas”. Inaugurada em março com um repertório que homenageou Beethoven, a temporada prossegue contemplando dois de seus mais ilustres antecessores: Mozart e Haydn. Sob regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond, o esplendor do rococó vivido pelos austríacos na segunda metade do séc. XVIII será revisitado pela Orquestra. O concerto, será realizado no dia 26 de abrilàs 20h, na Sala Minas Gerais, e contará com a participação do consagrado pianista Maurício Veloso. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
 
FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS APRESENTA O TEMA DO AMOR NOS “CONCERTOS PARA A JUVENTUDE”
PERSONAL PRESS - 19/04/2017

No dia 
23 de abril, às 11 horas, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz a segunda apresentação dos Concertos para a Juventude com o tema “Era uma vez o Amor”, sob a batuta do maestro associado Marcos Arakaki. No repertórioAbertura Leonora nº 3, op. 72b, de Beethoven; Romeu e Julieta: Abertura-Fantasia, de Tchaikovsky e Carmen: Suíte nº 2, de Bizet.  Os ingressos estão esgotados.
 
FEIRA DE MALHAS DE TRICÔ DO SUL DE MINAS 05 A 14 DE MAIO NO MINASCENTRO
CL COMUNICAÇÃO - 19/04/2017

Sem dúvida alguma, esta é a melhor opção de presentes para o Dia das Mães e como já virou tradição a 
Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas volta a Beagá para mais uma edição. Durante dez dias, no período de 05 a 14 de maio, das 13 às 21 horas, Feira acontece no Minascentro (Rua Guajajaras, 1022 – Centro). Os ingressos custam R$6,00 e no site www.dynamicaeventos.com.br o passaporte de entrada na feira pode ser impresso gratuitamente.
 
FEIRA FRESCA COMEMORA 1 ANO EM EDIÇÃO ESPECIAL NA CASA-ATELIÊ
AGENDA COMUNICAÇÃO INTEGRADA - 17/04/2017

Será realizada no próximo dia 23, de 9 às 15h, a edição especial de um ano do projeto “Feira Fresca”, evento gastronômico que contará com a participação de 19 produtores de alimentos orgânicos, agroecológicos e artesanais de Belo Horizonte e de municípios do entorno da capital. O encontro acontecerá na Casa-Ateliê, Rua Gonçalves Dias, 3.182, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul. A entrada é gratuita.
 
AGENDA DE CONCERTOS DOS ÓRGÃOS HISTÓRICOS DE MINAS GERAS - ABRIL DE 2017
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 19/04/2017
 
15ª EDIÇÃO DA MINASTCHÊ COMEÇA NO DIA 20 DE ABRIL COM MUITAS ATRAÇÕES CULTURAIS E GASTRONÔMICAS
CL COMUNICAÇÃO - 19/04/2017

Para trazer aos mineiros um pedacinho da cultura gaúcha, a 
15ª edição da tradicional feira de produtos gaúchos Minastchê começa no dia 20 de abril, quinta-feira, às 16 horas, e vai até o dia a 1° de maio na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809 - Centro). Este ano, o evento conta com mais de 100 expositores, reunindo comerciantes de produtos já tradicionais como queijos, vinhos, salames, erva-mate, e ainda traz novidades em moda couro, artesanato e decorações.
 
MÚSICA NA VARANDA CINE BRASIL 2017
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 12/04/2017 
 
 
 
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