PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Background
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

Qual a sessão do Portal PQN é mais útil para você?
 
 
 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Compreender o consumidor: um grande negócio PDF Imprimir E-mail
Hélio Bruck Rotenberg   
19-Abr-2017
Não é fácil entender quem é o consumidor brasileiro. Com a Internet e a capacidade de repercussão que um cliente pode alcançar no universo virtual, acompanhar o seu comportamento e as suas reações em relação ao produto que ele compra é condição sine qua non de qualquer atividade empresarial. Para isso, é importante definir quem é o seu público-alvo, pesquisando para compreendê-lo da melhor forma possível, por meio dos seus gostos, desejos e, principalmente, suas restrições – o que não gosta e o que não tem condições de comprar.


Isso tem sido fundamental para o sucesso da nossa linha de produtos e para o lançamento de novidades no mercado. Em 2004, quando entramos no varejo brasileiro, o primeiro computador Positivo foi um produto que saiu com um adesivo “Pronto para a Internet”. O que esse computador tinha de diferente? Ele era um equipamento normal, mas que tinha um fax modem instalado e um discador muito fácil de usar. O consumidor procurava soluções. Ele queria um computador que resolvesse a sua vida. Foi um sucesso de vendas. Depois, pesquisando esse consumidor, percebemos que as famílias da classe C brasileira lutavam muito para ter o primeiro computador, mas também batalhavam para ter a segunda televisão em casa. Então, por que não lançar um computador que funcionasse ainda como televisão? Criamos o PC TV, inédito no mundo e, até hoje, um dos produtos mais vendidos da nossa linha de computadores.


Trabalhamos com dois pilares para compreender quem é o nosso público: o primeiro é entender o consumidor e, assim, fazer produtos para ele; o segundo é atender bem esse consumidor, tanto na hora da compra, como depois dela. Por exemplo: compreender quem compra computador e smartphone não é um trabalho trivial. Ouso dizer que o consumidor desses dois produtos é bastante sensível. Os computadores e smartphones usam softwares diversos. As reclamações, portanto, são as mais variadas possíveis. Passamos muito tempo nos call centers, via e-mail, por chat ou WhatsApp para atender esse consumidor aflito, com os mais diversos tipos de reclamações. Para isso, é necessário ter um time altamente especializado, pois não é fácil detectar o problema específico, relatado por cada cliente.


A relação de consumo mudou profundamente a partir do momento em que o consumidor teve a possibilidade de acesso à informação na “ponta do dedo”, algo que proporciona rapidez e frequência de relacionamento. As redes sociais e os sites de reclamação mudaram o nosso contato com o cliente. O maior site de reclamação, o Reclame Aqui, passou a ser, para nós, critério de avaliação da performance do time pós-venda. Essa relação de consumo em tempo real com o cliente na rede social, pesquisando a opinião que ele tem sobre nós antes de fazer a compra, alterou toda a maneira como nos relacionamos com ele. Não vejo como uma empresa possa sobreviver sem esse olhar profundo e minucioso.


Em síntese, entender o consumidor é a missão mais importante que uma empresa deve assumir. Atendê-lo bem é uma grande obrigação. Essa maneira de pensar torna a relação com o cliente muito mais complexa mas, ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade, pois temos todos os meios de conhecer o consumidor de maneira rápida. Não é fácil, não é barato, mas vale a pena.


Hélio Bruck Rotenberg é presidente da Positivo Informática.

 
< Anterior   Próximo >
 
 
 
TEATRO EM MOVIMENTO APRESENTA "AY AMOR!", COM FABIANA COZZA
LUZ COMUNICAÇÃO - 26/05/2017

O Teatro em Movimento, festival que acontece durante o ano inteiro sempre com variedades de gêneros teatrais,  traz ao palco do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, o espetáculo "Ay Amor!". Um canto teatral em homenagem ao pianista, cantor e compositor cubano Ignácio Jacinto Villa Fernandez (1911 – 1971), mais conhecido como Bola de Nieve. Reconhecido como o maior nome da música cubana, Ignácio Fernandes teve seu sucesso consagrado também na Argentina, na Espanha, na França, no México e no Peru. 
A cantora paulistana Fabiana Cozza dá voz às canções de Bola de Nieve em apresentação única no dia 27 de maio, sábado, às 21h. 
 
AULÃO COM MÁRCIO ATALLA MARCA O DIA MUNDIAL DO LEITE EM BH
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 26/05/2017

No dia 
1º de JunhoDia Mundial do Leite, o renomado educador físico Márcio Atalla estará em BH para um aulão coletivo na Esplanada do Mineirão, às 10h. Em sua apresentação na capital mineira, além de promover uma grande aula coletiva, o preparador falará sobre nutrição, consumo de lácteos e a prática de atividades físicas como parte de uma vida saudável. As inscrições para o encontro devem ser feitas pelo www.bebamaisleite.com.br. O ingresso custa R$ 10,00 e toda a renda será revertida em doação de leite para creches da cidade.
 
“DEIXA CLAREAR, MUSICAL SOBRE CLARA NUNES” LANÇA DVD EM BH E SE APRESENTA NO TEATRO SESIMINAS
PERSONAL PRESS - 26/05/2017

Há quatro anos circulando pelo Brasil, “Deixa Clarear, musical sobre Clara Nunes” retorna à Belo Horizonte, no Teatro Sesiminas. O motivo é o lançamento do DVD do espetáculo, que tem selo da Biscoito Fino, e inclui depoimentos e amigos e familiares da cantora (1942-1983). Com texto de Marcia Zanelatto e direção de Isaac Bernat, o musical, protagonizado pela atriz Clara Santhana no papel de Clara Nunes, fica em cartaz nos dias 3 e 4 de junho, sábado às 21h, e domingo, às 20h. Ingressos a R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). 
 
COMÉDIA “A HISTÓRIA DE NÓS 2” É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DA MOSTRA CINE BRASIL TEATRO E MÚSICA
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 26/05/2017

Sucesso incontestável de público, vista por mais de 800 mil pessoas e eleita pelos leitores de O Globo, em 2009, como a melhor peça teatral do ano, “A História de Nós 2” chega a Belo Horizonte nos dias 23 e 24 de junho para duas apresentações no Cine Theatro Brasil Vallourec. Estrelada pelos atores Alexandra Richter e Bruno Garcia, a montagem conta as aventuras e desencontros de um casal já separado, que revê a sua própria história na noite em que o marido vai buscar seus pertences no apartamento. Informações e ingressos pelo site 
www.cinetheatrobrasil.com.br
 
FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM ITATIAIA (OURO BRANCO/MG) TERÁ IMAGINÁRIAS RESTAURADAS
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 26/05/2017

Associação Sócio Cultura Os Bem-Te-Vis está empenhada em realizar uma festa de Santo Antônio inesquecível em 2017. A Igreja Matriz de Santo Antônio está em processo de finalização de restauro dos elementos integrados e, também, das imaginárias. Duas imagens se destacam e estarão prontas para a festa do padroeiro, no dia 13 de junho: a de Santo Antônio e a de Nossa Senhora das Mercês. As solenidades para a Festa de Santo Antônio, tradicional e realizada desde a fundação da localidade, tem início no dia 31 de maio, com a trezena em honra ao padroeiro, com a presença de toda a comunidade e, ainda, a reza do terço, cantos, missas e procissões. No 12º dia da trezena, 11 de junho, às 15h, haverá missa solene seguida de procissão das imaginárias de Santo Antônio e Nossa Senhora das Mercês pelas ruas de Itatiaia, com a participação da comunidade.
 
VIA VAREJO SE TORNA PRIMEIRO MARKETPLACE DA LIVRARIA CULTURA
PRESS COMUNICAÇÃO - 26/05/2017

Os sites da 
Casas Bahia, do Pontofrio e do Extra, administrados pela Via Varejo, são os primeiros marketplaces da Livraria Cultura em uma nova operação da rede para a venda de mercadorias no e-commerce. A princípio, serão mais de 50 mil produtos vendidos nas três bandeiras, as quais já contam com mais de 4 mil lojistas cadastrados que somam mais de 2 milhões de ofertas.
 
TRIBUTO A VINÍCIUS DE MORAES MARCA O SUCESSO DO MUSICAL “É MELHOR SER ALEGRE QUE SER TRISTE”
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 26/05/2017

Uma delicada e emocionante homenagem ao poeta maior da MPB, Vinícius de Moraes. Isso é o que se vê no palco de “É melhor ser alegre que ser triste”, que chegará a Belo Horizonte para duas apresentações dentro da Mostra Cine Brasil Teatro e Música, dias 8 e 9 de junho, quinta e sexta, às 21h, no palco do Grande Theatro Unimed-BH. Com artistas experientes, como as cantoras Célia, Jane Duboc e pelo ator e cantor Juan Alba, o elenco dirigido por Fernando Cardoso promete encantar o público com as mais belas canções e poesias do branco mais preto do Brasil. Ingressos e informações pelo site 
www.cinetheatrobrasil.com.br
 
UNIBH OFERECE INTERCÂMBIO E BOLSAS DE BOLSAS DE ATÉ 100%
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 26/05/2017

O UniBH, uma das instituições mais tradicionais da capital mineira e referência no ensino, pesquisa e extensão pelo ENADE, promoverá, no dia 27/05, o Vestibular TOP 50 no Campus Estoril (Av. Prof. Mário Werneck, 1.685 – Estoril). Esta é a 2ª edição do vestibular que premia os 50 primeiros colocados com bolsas de até 100% e com intercâmbio de quatro semanas para universidades do Estado de Miami/EUA. As inscrições podem ser feitas pelo site 
www.unibh.br/top50. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00. 
 
ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS CONVIDA GRUPO “TENORES IN CONCERT”, EM CONCERTO GRATUITO NO SESIMINAS
PERSONAL PRESS - 26/05/2017

Orquestra de Câmara SESIMINAS convida o grupo “Tenores in Concert” para concerto no dia 31 de maio, às 20h, no Teatro Sesiminas, com entrada gratuita. Sob regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond, a Orquestra interpretará canções populares e outras tradicionais do repertório italiano bem como consagrados trechos de óperas como "Va pensiero" de Verdi e "Nessum Dorma" de Puccini.  Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, até 30 minutos antes do horário de início do concerto.
 
FUNDAÇÃO TORINO EXIBE OBJETOS RAROS DA 2ª GUERRA MUNDIAL
PERSONAL PRESS - 26/05/2017

Um dos mais complexos episódios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial é composta por múltiplos elementos, tanto humanos quanto materiais. Centenas de objetos dessa história de tensão e esperança poderão ser conferidos numa exposição no 
Centro Cultural da Fundação Torino, de 24 de maio a 9 de junho. A mostra, resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos durante a “Feira da Cultura” deste ano, contém mais de 300 artefatos ligados ao conflito, pertencentes ao acervo particular do ferroviário Carlos Daher, 53 anos. A entrada é gratuita.
 
 
 
Anuário PQN 2015
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação