PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Outra Visão
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria1
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Infinita
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Fica lá em casa PDF Imprimir E-mail
Julio Gavinho   
08-Mai-2017
Na minha juventude, viajar era passar um mês na praia de Iguaba na região dos lagos do Rio de Janeiro, na casa alugada pela minha tia Solange. Hoje em dia se eu falar em Iguaba é capaz do falecido prefeito do Rio apensar-me a casta de pobre, brega e barbudo língua presa. Aqueles eram dias maravilhosos em que a experiência de viajar era a experiência de mudar de casa, andar pela praia papeando até tarde da noite e depois “ir dormir em casa”. Naquela época minha tia Solange era cliente do ar-bi-em-bi e nem sabia. Minha amada esposa também cresceu frequentando casas de veraneio em Miguel Pereira, alugadas por todo o ano, aonde tios e primos faziam a festa anual, com pompa e circunstancia. Ao contrario de mim, minha garbosa esposa sempre foi uma mulher de classe, mesmo quando tinha cinco anos de idade.


O elo comum entre férias na praia de Iguaba ou em Miguel Pereira é que estes imóveis eram alugados do proprietário, sem intermediários ou se muito, através de um arremedo de corretor do interior. Não havia serviços, camararia, limpeza ou roupa de cama. Você trazia seu farnel e nele, lençóis, travesseiros, agua e comida. Vida de pobre é muito dura, para você que não sabe. Até para uns dias na praia, era preciso encenar a “ilíada” de Homero, com seus mais de quinze mil versos, e matar Heitor no final com uma faca de churrasco nas partes íntimas (pescoço na Grécia antiga tinha o mesmo valor de um belo bumbum). Depois sim: um bom banho de mar ou piscina e uma cerveja Belco em lata, quase gelada. Eita, vidão!


No mundo moderno de hoje, vivemos todos tentando fugir das únicas certezas da vida: morte e impostos. Temos conseguido enganar a foice do tempo, esticando cada vez mais nossos anos com a moderna medicina, porém os impostos nos obrigam a ser mais e mais criativos a cada exercício fiscal. É ai que o assunto chega: Como ser hotel sem ter os custos operacionais e os impostos de um hotel? Pense aí: Um hotel “bem tijolado” deixa 20% a 25% de lucro no final do ano. Claro, claro... Este número pode variar dependendo da sazonalidade, da concorrência, da Dilma e do Ronald Mcdonalds. Mas a média é mesmo essa. Vamos imaginar que você não tenha seus custos operacionais de hospedagem, de café da manhã, de segurança e, na maioria dos casos, nem de manutenção.


Tira mais o ISS, o PIS/COFINS e saca fora o IRPJ. Agora bote aí uma “Trend” de custos de vendas (estou com você, Luppa!), ou seja, 27% da sua receita. Sua margem irá para cerca de deliciosos 48%. Isto é ar-bi-em-bi. Pegue seu apartamento alugado, bem localizado e vire hoteleiro, ou melhor, “poolista” do maior condo-hotel do mundo. É simples a comparação, amigo: você comprou um imóvel faz 10 anos em um hotel-flor de sua escolha, seja a flor vermelha, a azul ou a cheia de estilo. O imóvel é seu, mas quem aluga e rentabiliza seu patrimônio individual é a operadora hoteleira sobrinha-neta do Nicolas Villegagnon. Você é vizinho de uma centena de outros ar-bi-em-bi no mesmo prédio. Os empregados estão sob sua responsabilidade previdenciária, as receitas recebem trato fiscal em sociedade que você é sócio, o IPTU é seu, etc. Mas o trato empresarial é, obviamente, de um hotel.


Olhemos ao outro lado agora: você é uma empresa de reservas que se responsabiliza pela locação, pela limpeza, etc, etc. Mesmo que indiretamente, o serviço é tomado de você “empresa”, do seu site, dos seus empregados, poolista mundial deste grande hotel chamado ar-bi-em-bi. Você consumidor contrata uma, duas ou trinta diárias de uma marca única. Isto pode acontecer pagando o host ou pagando o Santo Expedito, mas de onde eu olho, estamos falando de um hotel, seja de um quarto ou quatro quartos; seja com piscina ou sem; seja com vista para o mar ou sem. Se é então assim que a banda toca nada mais justo que o tratamento igualitário para meios de hospedagens.


Vai ter que pingar o ISS, o PIS e o COFINS, o IRPJ e terá que operar como uma empresa de hospedagem que é. Com tudo pago, você poderá usufruir de sua casa na praia ou na serra. Iguaba ou Miguel Pereira.


Veja bem, eu vislumbro o ar-bi-em-bi como uma tendência inevitável que deve se tornar multimarca, pois não existem barreiras de entrada para outros concorrentes que prestem o mesmo serviço de aluguel de apartamentos, como se hotéis fossem. Tipo o que está acontecendo com o Xuber que concorre com todo mundo hoje, achatando as margens dos taxistas e gerando uma bruta confusão nos miolos do consumidor.


Eu também entendo que as novas gerações não percebem ainda a importância de viver em uma sociedade com regras e costumes e que buscam, por enquanto, maior vantagem para sim em detrimento do bem comum. “O importante é pagar menos, Gerson”, mesmo que seja sonegando imposto, esgueirando-se pelas brechas da lei ou atestando temeridades e armadilhas contemporâneas como o serviço de taxi informal da balinha de menta. Sob o discurso de que a sociedade precisa de serviço melhor, carro melhor, de salvar o desempregado através do Xuber, de que é mais seguro, etc, estamos legislando e judiciando acima dos que existem para tal. Agora... Se você não está satisfeito com legislativo e judiciário que tem, a conversa é outra.


Concluindo, sou a favor de todas as agencias de viagens, de OTA’s, de operadoras, de redes e empresas hoteleiras, bem como de alternativas de turismo e hospedagem para segmentos específicos de clientes. Não sou a favor de contabilidade criativa, de sonegação, nem de desvios sejam quais forem as justificativas. Os fins não justificam os meios fora das organizações criminosas – sejam elas partidos políticos, empresas ou igrejas.


E sim: minha missão é cooptar você para o lado bom da vida, ajudando a alinhar seu discurso com a sua prática.


Julio Gavinho é executivo da área de hotelaria com 30 anos de experiência, fundador da doispontozero Hotéis, criador da marca ZiiHotel, sócio e CEO da Orion Hoteis Resorts

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
UNA PROMOVE AULA DE MEDITAÇÃO GRATUITA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 21/11/2017

Equilíbrio emocional, paciência, capacidade de concentração, acalmar a mente, lucidez e habilidade para ser mais assertivo, são alguns dos benefícios da meditação. Essa prática milenar (com mais de 2.500 anos de existência), 
pode ser aprendida na Una do campus Linha Verde de forma gratuita.
 
ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS ENCERRA TEMPORADA 2017 “SEMPRE ÀS QUARTAS” NA SALA MINAS GERAIS
PERSONAL PRESS - 21/11/2017

No 
dia 29 de novembro, às 20h, a Orquestra de Câmara SESIMINAS encerra a série “Sempre às Quartas”, da Temporada 2017, na Sala Minas Gerais. Sob regência do maestro Marco Antonio Maia Drumond, a Orquestra recebe o duo de piano Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, que interpretará o Concerto para dois pianos em Dó Menor, de Bach; e o clarinetista William Barros, que executará o Concerto para clarinete e orquestra em Lá Maior, de Mozart. Também integram o repertório Abertura “La Clemenza di Tito”, de Mozart, e a Sinfonia nº 5 em Si bemol Maior, de Schubert. Ingressos a R$30 (inteira) e R$ 15 (meia).
 
AGENDA DE CONCERTOS DOS ÓRGÃOS HISTÓRICOS DE MINAS GERAIS - NOVEMBRO DE 2017
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 21/11/2017

Exemplar do século XVIII, o órgão daMatriz foi encomendado em 1785 ao organeiro português Simão Fernandes Coutinho, na cidade do Porto. A Vila de São José do Rio das Mortes, nossa atual Tiradentes, vivia a efervescência musical do período barroco e o órgão acompanharia a liturgia e as celebrações familiares. 
 
GALERIA DE ARTE DO CENTRO CULTURAL SESIMINAS REÚNE 24 ARTISTAS EM MOSTRA COLETIVA
PERSONAL PRESS - 21/11/2017

Em abril deste ano, o Centro Cultural SESIMINAS convidou 24 artistas que são referência no cenário cultural mineiro para embarcar no “De Corpo Presente”, novo projeto de sua Galeria de Arte. Desde então eles têm atuado com um objetivo em comum: ampliar a interação entre espectador e obra, fazendo da Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS um espaço onde o visitante possa partilhar da criação e da produção artística. Nos últimos oito meses, por meio de exposições, performances, instalações, mostras de vídeo, palestras, rodas de conversas e oficinas, o público foi incentivado a percorrer o trabalho desenvolvido no espaço expositivo para vivenciar novas maneiras de entendimento das artes visuais. Agora, concluindo o projeto, todos os artistas se reúnem para uma mostra coletiva que ficará em cartaz de 14 a 26 de novembro de 2017. A entrada é gratuita e a participação do público, fundamental.
 
UBERABA RECEBE LINHA DE INSPEÇÃO VEICULAR MÓVEL DO PORTO SEGURO AUTO
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 21/11/2017

A cidade de Uberaba receberá, nos dias 20 e 21 de novembro, a Linha de Inspeção Veicular Móvel do Porto Seguro Auto. O atendimento será realizado no Posto Graal Antares, Rod. BR-050, bairro Parque Hiléia. Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva do carro, segurados e não segurados terão a oportunidade de realizar diagnósticos gratuitos em diversos itens de seus veículos, como sistema de freios e suspensão, alinhamento, luzes, bateria e alternador, além da análise de emissão de poluentes.
 
COLÉGIO PADRE EUSTÁQUIO ABRE INSCRIÇÕES PARA EJA
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 21/11/2017

O Colégio Padre Eustáquio está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o 1º semestre de 2018, do 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de dezembro e o candidato deve apresentar a cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia da carteira de identidade e CPF, comprovante de endereço, histórico escolar original, além de informação da data e local de nascimento dos pais.
 
COLÉGIO PADRE EUSTÁQUIO ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 21/11/2017

Até o dia 1º de dezembro, o Colégio Padre Eustáquio recebe inscrições para o curso Técnico em Eletrônica para o 1º semestre de 2018. O curso oferece aulas teóricas e práticas, palestras, participação em feiras de eletrônica, seminários, visitas técnicas a empresas e instituições ligadas ao mercado de trabalho. 
 
PROJETO OFERECE 500 VAGAS DE EMPREGO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 21/11/2017

Pessoas com deficiência que estão em busca de emprego podem visitar o Espaço Oportunidades Especiais, localizado no piso L2, próximo à praça de alimentação, do Shopping Contagem até o dia 23 de novembro. A ação será realizada em um stand adaptado para todos os tipos de deficiência e com atendimento realizado por intérprete de libras. 
 
EQUILIBRIO PESSOAL E PROFISSIONAL
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/11/2017

Entre os dias 6 e 10 de novembro, a Unimed Aeromédica realizou a SIPAT. Com o mote “Equilibrar a vida pessoal e a vida profissional. Um desafio que começa com você”, o evento contou com 14 palestras, aulas de yoga, jogos, sorteios e point of care. Os profissionais do setor cooperativista puderam realizar tanto teste ocular quanto perfil ergonômico, no intuito de checar se a saúde estava em dia.
 
NOVEMBRO AZUL MOVIMENTA HOSPITAL DA BALEIA
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/11/2017

A campanha mundial ‘Novembro Azul’ propõe aos homens uma reflexão sobre a importância dos cuidados diários com a saúde. 
Com o intuito de promover uma mudança de paradigma em relação à ida ao urologista para realização do exame de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico), o movimento vai além e faz um convite ao sexo masculino a ficar mais atento aos sinais do organismo e a adotar hábitos saudáveis.
 
 
 
Presoti
Prefácio
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação