PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Background
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Ricardo Cardin
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
ASSINE PQN
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Fica lá em casa PDF Imprimir E-mail
Julio Gavinho   
08-Mai-2017
Na minha juventude, viajar era passar um mês na praia de Iguaba na região dos lagos do Rio de Janeiro, na casa alugada pela minha tia Solange. Hoje em dia se eu falar em Iguaba é capaz do falecido prefeito do Rio apensar-me a casta de pobre, brega e barbudo língua presa. Aqueles eram dias maravilhosos em que a experiência de viajar era a experiência de mudar de casa, andar pela praia papeando até tarde da noite e depois “ir dormir em casa”. Naquela época minha tia Solange era cliente do ar-bi-em-bi e nem sabia. Minha amada esposa também cresceu frequentando casas de veraneio em Miguel Pereira, alugadas por todo o ano, aonde tios e primos faziam a festa anual, com pompa e circunstancia. Ao contrario de mim, minha garbosa esposa sempre foi uma mulher de classe, mesmo quando tinha cinco anos de idade.


O elo comum entre férias na praia de Iguaba ou em Miguel Pereira é que estes imóveis eram alugados do proprietário, sem intermediários ou se muito, através de um arremedo de corretor do interior. Não havia serviços, camararia, limpeza ou roupa de cama. Você trazia seu farnel e nele, lençóis, travesseiros, agua e comida. Vida de pobre é muito dura, para você que não sabe. Até para uns dias na praia, era preciso encenar a “ilíada” de Homero, com seus mais de quinze mil versos, e matar Heitor no final com uma faca de churrasco nas partes íntimas (pescoço na Grécia antiga tinha o mesmo valor de um belo bumbum). Depois sim: um bom banho de mar ou piscina e uma cerveja Belco em lata, quase gelada. Eita, vidão!


No mundo moderno de hoje, vivemos todos tentando fugir das únicas certezas da vida: morte e impostos. Temos conseguido enganar a foice do tempo, esticando cada vez mais nossos anos com a moderna medicina, porém os impostos nos obrigam a ser mais e mais criativos a cada exercício fiscal. É ai que o assunto chega: Como ser hotel sem ter os custos operacionais e os impostos de um hotel? Pense aí: Um hotel “bem tijolado” deixa 20% a 25% de lucro no final do ano. Claro, claro... Este número pode variar dependendo da sazonalidade, da concorrência, da Dilma e do Ronald Mcdonalds. Mas a média é mesmo essa. Vamos imaginar que você não tenha seus custos operacionais de hospedagem, de café da manhã, de segurança e, na maioria dos casos, nem de manutenção.


Tira mais o ISS, o PIS/COFINS e saca fora o IRPJ. Agora bote aí uma “Trend” de custos de vendas (estou com você, Luppa!), ou seja, 27% da sua receita. Sua margem irá para cerca de deliciosos 48%. Isto é ar-bi-em-bi. Pegue seu apartamento alugado, bem localizado e vire hoteleiro, ou melhor, “poolista” do maior condo-hotel do mundo. É simples a comparação, amigo: você comprou um imóvel faz 10 anos em um hotel-flor de sua escolha, seja a flor vermelha, a azul ou a cheia de estilo. O imóvel é seu, mas quem aluga e rentabiliza seu patrimônio individual é a operadora hoteleira sobrinha-neta do Nicolas Villegagnon. Você é vizinho de uma centena de outros ar-bi-em-bi no mesmo prédio. Os empregados estão sob sua responsabilidade previdenciária, as receitas recebem trato fiscal em sociedade que você é sócio, o IPTU é seu, etc. Mas o trato empresarial é, obviamente, de um hotel.


Olhemos ao outro lado agora: você é uma empresa de reservas que se responsabiliza pela locação, pela limpeza, etc, etc. Mesmo que indiretamente, o serviço é tomado de você “empresa”, do seu site, dos seus empregados, poolista mundial deste grande hotel chamado ar-bi-em-bi. Você consumidor contrata uma, duas ou trinta diárias de uma marca única. Isto pode acontecer pagando o host ou pagando o Santo Expedito, mas de onde eu olho, estamos falando de um hotel, seja de um quarto ou quatro quartos; seja com piscina ou sem; seja com vista para o mar ou sem. Se é então assim que a banda toca nada mais justo que o tratamento igualitário para meios de hospedagens.


Vai ter que pingar o ISS, o PIS e o COFINS, o IRPJ e terá que operar como uma empresa de hospedagem que é. Com tudo pago, você poderá usufruir de sua casa na praia ou na serra. Iguaba ou Miguel Pereira.


Veja bem, eu vislumbro o ar-bi-em-bi como uma tendência inevitável que deve se tornar multimarca, pois não existem barreiras de entrada para outros concorrentes que prestem o mesmo serviço de aluguel de apartamentos, como se hotéis fossem. Tipo o que está acontecendo com o Xuber que concorre com todo mundo hoje, achatando as margens dos taxistas e gerando uma bruta confusão nos miolos do consumidor.


Eu também entendo que as novas gerações não percebem ainda a importância de viver em uma sociedade com regras e costumes e que buscam, por enquanto, maior vantagem para sim em detrimento do bem comum. “O importante é pagar menos, Gerson”, mesmo que seja sonegando imposto, esgueirando-se pelas brechas da lei ou atestando temeridades e armadilhas contemporâneas como o serviço de taxi informal da balinha de menta. Sob o discurso de que a sociedade precisa de serviço melhor, carro melhor, de salvar o desempregado através do Xuber, de que é mais seguro, etc, estamos legislando e judiciando acima dos que existem para tal. Agora... Se você não está satisfeito com legislativo e judiciário que tem, a conversa é outra.


Concluindo, sou a favor de todas as agencias de viagens, de OTA’s, de operadoras, de redes e empresas hoteleiras, bem como de alternativas de turismo e hospedagem para segmentos específicos de clientes. Não sou a favor de contabilidade criativa, de sonegação, nem de desvios sejam quais forem as justificativas. Os fins não justificam os meios fora das organizações criminosas – sejam elas partidos políticos, empresas ou igrejas.


E sim: minha missão é cooptar você para o lado bom da vida, ajudando a alinhar seu discurso com a sua prática.


Julio Gavinho é executivo da área de hotelaria com 30 anos de experiência, fundador da doispontozero Hotéis, criador da marca ZiiHotel, sócio e CEO da Orion Hoteis Resorts

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO RENDE MAIS UM PRÊMIO AO BMG
LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 20/07/2017

O Banco BMG recebeu mais um importante reconhecimento pelos avanços apresentados na gestão do relacionamento com os clientes. Desta vez, foi certificado pelo Prêmio CIC Brasil 2017, promovido pela revista ClienteSA. O objetivo é identificar as melhores práticas adotadas para garantir a satisfação do consumidor, bem como as organizações líderes na qualidade do serviço prestado, a fim de que se tornem referência em âmbito internacional.
 
ESCOLAS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO JÁ PODEM SE INSCREVER PARA O CINE-EXPRESSÃO
ETC COMUNICAÇÃO - 20/07/2017

Professores e educadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já podem inscrever seus alunos para participar do 
Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema, que acontece no âmbito da 11ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. O programa possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, promovendo encontros e debates entre o público estudantil de diversas faixas etárias e realizadores do setor audiovisual brasileiro.
 
SUPERMERCADO VERDEMAR PROMOVE 2ª EDIÇÃO DO WINE: FESTIVAL DE VINHO, COMIDA E BOA MÚSICA
INTERFACE COMUNICAÇÃO - 19/07/2017

Devido ao grande sucesso da primeira edição, o Supermercado Verdemar e o Grupo Chalezinho se unem 
novamente para promover no próximo sábado, 22 de julho,  a 2ª edição do Wine: Festival de Vinho, Comida e Boa Música. Serão doze horas ao som de jazz, mpb, pop e rock, e o público poderá degustar diversos vinhos, além de saborear as delícias de uma gastronomia seleta, no Quintal do Chalé (Av Mário Werneck, 530 – Buritis). 
 
APRENDA A SER UM YOUTUBER DE SUCESSO NAS FÉRIAS DE JULHO
INTERFACE COMUNICAÇÃO - 17/07/2017

Conhecer as ferramentas para criar um vídeo e se tornar um youtuber famoso. Ou aproveitar as férias para aprender técnicas de programação e animação do jogo Minecraft e virar a sensação entre os amigos. 
A Happy Code By AuthenticGames - Escola de Programação e Robótica para Crianças e Adolescentes, iniciativa do youtuber Marco Túlio (AuthenticGames) está com inscrições abertas em diversas modalidades, com duração de seis horas, para alunos de 6 a 17 anos.
 
SHOPPING CIDADE SEDIA EXPOSIÇÃO LEITURA ROCK’N’ROLL
PRESS COMUNICAÇÃO - 17/07/2017

Jaquetas de couro, camisas, acessórios, manequins e aquela atitude que só os roqueiros sabem ter. O estilo musical que surgiu nos 
Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, é comemorado no dia 13 de julho. E para prestigiar esse gênero, até o dia 17 de julho, sábado, o Shopping Cidade recebe a exposição Leitura Rock’n Roll.
 
CIA DE DANÇA DEBORAH COLKER E SEU NOVO ESPETÁCULO “CÃO SEM PLUMAS”
ÁRVORE DE COMUNICAÇÃO - 17/07/2017

“Cão sem plumas”
, poema de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), publicado em 1950, tem como tema o percurso do rio Capibaribe, que corta boa parte do estado de Pernambuco. O texto mostra a pobreza da população ribeirinha, o descaso das elites, a vida no mangue. A partir dessa inspiração, a renomada coreógrafa Deborah Colker apresenta o novo espetáculo de sua companhia, que leva o mesmo nome da obra literária e propõe um forte diálogo entre a tradição e a tecnologia, com misturas entre dança, música e cinema. A montagem estreia em Belo Horizonte nos dias 05 e 06 de agosto, no palco do Sesc Palladium. Os ingressos já estão à venda pelo site www.tudus.com.br
 
GUIA INFANTIL “BEAGÁ PRA BRINCAR” É LANÇADO NA CAPITAL MINEIRA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 17/07/2017

Encontrar locais para levar as crianças para brincar ao ar livre nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando em solucionar esse impasse, a produtora cultural Flávia Pellegrini e a designer Miriam Barreto, mães e idealizadoras do movimento Na pracinha, reuniram inúmeros roteiros no guia “Beagá pra Brincar”. A publicação foi lançada no último dia 15 de julho e reforçou o convite para os pais redescobrirem a capital mineira na companhia das crianças. O evento foi realizado no gramado do Parque Amilcar Vianna Martins, no bairro Cruzeiro. 
 
ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA COMEMORA SEUS 10 ANOS DE FUNDAÇÃO NA SALA MINAS GERAIS
PERSONAL PRESS - 17/07/2017

Em 2007, a Bahia via nascer um programa de orquestras e corais que transformaria a vida de crianças, adolescentes e jovens. Para celebrar os 10 anos de fundação do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a Orquestra Juvenil da Bahia realiza turnê em quatro cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, o grupo se apresenta no 
dia 25 de julhoàs 20h, na Sala Minas Gerais. Sob regência de Eduardo Salazar e Ricardo Castro, que também atua como solista ao piano, a principal formação do Programa interpreta o Concerto para Piano nº 2, de Ludwig van Beethoven, o Prélude à l'Après-midi d'un Faune, de Claude Debussy, e a Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovich.
 
TIANASTÁCIA FESTEJA 20 ANOS DE CARREIRA COM DISCO NOVO MOVIDO A ROCK N’ ROLL
LUZ COMUNICAÇÃO - 17/07/2017

Ter uma banda não é nada fácil. Ter uma banda por 20 anos é algo cada vez mais raro. Ter uma banda por 20 anos que ainda esteja criando, compondo e tocando com toda experiência que a estrada e a vida proporcionam, então, dá para contar nos dedos, mas já reserve espaço para a Tianastácia, que está lançando Escorrega 1 Cai 5, seu décimo álbum de estúdio em 20 anos dedicados ao rock n’ roll. “No Brasil, são poucas as bandas que se mantém tanto tempo juntas. É um privilegio conseguir manter essa chama acesa”, diz o vocalista Podé. 
 
PROJETO RONDON® INICIA TEMPORADA DE AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS EM MINAS GERAIS
STUDIUM EFICAZ - 17/07/2017

Numa solenidade realizada em Belo Horizonte, no último dia 08/7, o Projeto Rondon® Nacional e o Instituto Projeto Rondon®  Minas, celebraram 50 anos e 12 anos, respectivamente, de atividades socioeducativas.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação