PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Background
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

Qual a sessão do Portal PQN é mais útil para você?
 
 
 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Conheça o cliente pelo que ele compartilha nas redes sociais PDF Imprimir E-mail
Daniel Galvão   
08-Mai-2017
O ser humano é uma criatura social. Isso quer dizer que, em maior ou menor escala, gostamos de compartilhar experiências e até mesmo a nossa vida com outras pessoas. Pode ser apenas com um pequeno círculo ou com qualquer um, depende do nível, da informação e da relação de intimidade de cada um.


Dito isso, é possível considerar que coisas simples como a satisfação com um serviço ou produto, hábitos e gostos ligados ao consumo, assim como preferências e afinidades sejam coisas compartilhadas entre amigos e conhecidos sem grandes problemas. Isso porque prezamos por alertar e recomendar situações em que fomos menos ou mais felizes.


No contexto do marketing essas informações são valiosíssimas. Elas traçam o perfil de consumo de uma pessoa e inclusive as influências de consumo sofridas por ela. O melhor de tudo é que os próprios consumidores ofertam essas informações de graça, partindo do seu próprio hábito de compartilhar o que pensam.


Há um enorme potencial comercial envolvido para as empresas, já que as informações são confiáveis, gratuitas e ligadas a um grupo específico que, muitas vezes, tem os mesmos hábitos de consumo. É possível ser estratégico no marketing de forma digital para aquele grupo e ter resultados quase garantidos.


As redes sociais montaram seus impérios em cima disso. Eles vendem a compilação e análise desses dados primários e cabe às empresas, auxiliadas por especialistas, atingir seu público da maneira mais inteligente possível. Não adianta só criar uma campanha e direcioná-la a um grupo que apresenta tendência de consumo a seu produto.


Ninguém quer ser interrompido por banners ou vídeos cansativos. É preciso ter apelo emocional. Não basta falar das vantagens de seu site agregador de um conteúdo X e de como ele facilita sua busca pelo mesmo produto Y, de cinco em cinco minutos em todo comercial ou vídeo de anúncio. É preciso conversar com o usuário e as deixas estão lá, ele já nutriu sua empresa com dados, é preciso apenas saber como usá-los.


Hoje em dia não é mais um anúncio por si só que vende os produtos. A própria TV já perde espaço no quesito de eficiência em suas propagandas. Isso porque elas são pensadas de forma muito genérica. Seus comerciais entram em rota de colisão com o futuro do consumo de vídeo, que está nos celulares e computadores. Atualmente, se impacta muito mais, com um público muito mais filtrado, através da internet.


Dizer o que o consumidor tem que comprar já não é o que funciona. Por anos se pensou na publicidade e no marketing como a arte de dizer o que as pessoas querem, mesmo que não queiram, porém isso simplesmente cansou a mente do consumidor, o tornou cético, pouco receptivo e, muitas vezes, contrários ao trabalho de algumas marcas, transformando-as em chatas e irritantes.


A publicidade com uma boa estratégia de marketing é a arte de dizer ao consumidor que se tem o que ele precisa no momento exato em que ele está precisando. Casar o consumo de informação com o que se tem a vender, se utilizando dos dados estrategicamente gerados pelas redes sociais é aquilo traz os melhores resultados.


É importante ofertar algo, a informação, o conteúdo, isso é o que conquista a atenção. Claro que uma promoção bem encaixada tem espaço aqui, mas é preciso chamar a atenção com algo de valor, não só querer vender. Além disso, é preciso se relacionar com o cliente.


Ele quer se sentir exclusivo, quer ser tratado de forma atenciosa e única. Ele não pode sentir que é um número. As informações cedidas via redes sociais tem um fator crucial aqui. Elas permitem essa “exclusividade”, uma personalização do atendimento e da oferta.


As empresas que trabalham com marketing digital, hoje, na verdade vendem essa inteligência, a lida com esses dados e a criação de um caminho confiável de resultado. É preciso considerar isso para se aproveitar bem o potencial da informação gratuita que está na internet. As redes sociais não funcionam sozinhas, como em tudo no marketing, é a estratégia que conta no fim. O futuro está em ouvir o que o cliente tem a dizer e, com isso, dialogar com ele.


Daniel Galvão
é especialista em marketing digital e Diretor da CRP Mango.

 
< Anterior   Próximo >
 
 
 
TEATRO EM MOVIMENTO APRESENTA "AY AMOR!", COM FABIANA COZZA
LUZ COMUNICAÇÃO - 26/05/2017

O Teatro em Movimento, festival que acontece durante o ano inteiro sempre com variedades de gêneros teatrais,  traz ao palco do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, o espetáculo "Ay Amor!". Um canto teatral em homenagem ao pianista, cantor e compositor cubano Ignácio Jacinto Villa Fernandez (1911 – 1971), mais conhecido como Bola de Nieve. Reconhecido como o maior nome da música cubana, Ignácio Fernandes teve seu sucesso consagrado também na Argentina, na Espanha, na França, no México e no Peru. 
A cantora paulistana Fabiana Cozza dá voz às canções de Bola de Nieve em apresentação única no dia 27 de maio, sábado, às 21h. 
 
AULÃO COM MÁRCIO ATALLA MARCA O DIA MUNDIAL DO LEITE EM BH
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 26/05/2017

No dia 
1º de JunhoDia Mundial do Leite, o renomado educador físico Márcio Atalla estará em BH para um aulão coletivo na Esplanada do Mineirão, às 10h. Em sua apresentação na capital mineira, além de promover uma grande aula coletiva, o preparador falará sobre nutrição, consumo de lácteos e a prática de atividades físicas como parte de uma vida saudável. As inscrições para o encontro devem ser feitas pelo www.bebamaisleite.com.br. O ingresso custa R$ 10,00 e toda a renda será revertida em doação de leite para creches da cidade.
 
“DEIXA CLAREAR, MUSICAL SOBRE CLARA NUNES” LANÇA DVD EM BH E SE APRESENTA NO TEATRO SESIMINAS
PERSONAL PRESS - 26/05/2017

Há quatro anos circulando pelo Brasil, “Deixa Clarear, musical sobre Clara Nunes” retorna à Belo Horizonte, no Teatro Sesiminas. O motivo é o lançamento do DVD do espetáculo, que tem selo da Biscoito Fino, e inclui depoimentos e amigos e familiares da cantora (1942-1983). Com texto de Marcia Zanelatto e direção de Isaac Bernat, o musical, protagonizado pela atriz Clara Santhana no papel de Clara Nunes, fica em cartaz nos dias 3 e 4 de junho, sábado às 21h, e domingo, às 20h. Ingressos a R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). 
 
COMÉDIA “A HISTÓRIA DE NÓS 2” É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DA MOSTRA CINE BRASIL TEATRO E MÚSICA
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 26/05/2017

Sucesso incontestável de público, vista por mais de 800 mil pessoas e eleita pelos leitores de O Globo, em 2009, como a melhor peça teatral do ano, “A História de Nós 2” chega a Belo Horizonte nos dias 23 e 24 de junho para duas apresentações no Cine Theatro Brasil Vallourec. Estrelada pelos atores Alexandra Richter e Bruno Garcia, a montagem conta as aventuras e desencontros de um casal já separado, que revê a sua própria história na noite em que o marido vai buscar seus pertences no apartamento. Informações e ingressos pelo site 
www.cinetheatrobrasil.com.br
 
FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM ITATIAIA (OURO BRANCO/MG) TERÁ IMAGINÁRIAS RESTAURADAS
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 26/05/2017

Associação Sócio Cultura Os Bem-Te-Vis está empenhada em realizar uma festa de Santo Antônio inesquecível em 2017. A Igreja Matriz de Santo Antônio está em processo de finalização de restauro dos elementos integrados e, também, das imaginárias. Duas imagens se destacam e estarão prontas para a festa do padroeiro, no dia 13 de junho: a de Santo Antônio e a de Nossa Senhora das Mercês. As solenidades para a Festa de Santo Antônio, tradicional e realizada desde a fundação da localidade, tem início no dia 31 de maio, com a trezena em honra ao padroeiro, com a presença de toda a comunidade e, ainda, a reza do terço, cantos, missas e procissões. No 12º dia da trezena, 11 de junho, às 15h, haverá missa solene seguida de procissão das imaginárias de Santo Antônio e Nossa Senhora das Mercês pelas ruas de Itatiaia, com a participação da comunidade.
 
VIA VAREJO SE TORNA PRIMEIRO MARKETPLACE DA LIVRARIA CULTURA
PRESS COMUNICAÇÃO - 26/05/2017

Os sites da 
Casas Bahia, do Pontofrio e do Extra, administrados pela Via Varejo, são os primeiros marketplaces da Livraria Cultura em uma nova operação da rede para a venda de mercadorias no e-commerce. A princípio, serão mais de 50 mil produtos vendidos nas três bandeiras, as quais já contam com mais de 4 mil lojistas cadastrados que somam mais de 2 milhões de ofertas.
 
TRIBUTO A VINÍCIUS DE MORAES MARCA O SUCESSO DO MUSICAL “É MELHOR SER ALEGRE QUE SER TRISTE”
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 26/05/2017

Uma delicada e emocionante homenagem ao poeta maior da MPB, Vinícius de Moraes. Isso é o que se vê no palco de “É melhor ser alegre que ser triste”, que chegará a Belo Horizonte para duas apresentações dentro da Mostra Cine Brasil Teatro e Música, dias 8 e 9 de junho, quinta e sexta, às 21h, no palco do Grande Theatro Unimed-BH. Com artistas experientes, como as cantoras Célia, Jane Duboc e pelo ator e cantor Juan Alba, o elenco dirigido por Fernando Cardoso promete encantar o público com as mais belas canções e poesias do branco mais preto do Brasil. Ingressos e informações pelo site 
www.cinetheatrobrasil.com.br
 
UNIBH OFERECE INTERCÂMBIO E BOLSAS DE BOLSAS DE ATÉ 100%
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 26/05/2017

O UniBH, uma das instituições mais tradicionais da capital mineira e referência no ensino, pesquisa e extensão pelo ENADE, promoverá, no dia 27/05, o Vestibular TOP 50 no Campus Estoril (Av. Prof. Mário Werneck, 1.685 – Estoril). Esta é a 2ª edição do vestibular que premia os 50 primeiros colocados com bolsas de até 100% e com intercâmbio de quatro semanas para universidades do Estado de Miami/EUA. As inscrições podem ser feitas pelo site 
www.unibh.br/top50. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00. 
 
ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS CONVIDA GRUPO “TENORES IN CONCERT”, EM CONCERTO GRATUITO NO SESIMINAS
PERSONAL PRESS - 26/05/2017

Orquestra de Câmara SESIMINAS convida o grupo “Tenores in Concert” para concerto no dia 31 de maio, às 20h, no Teatro Sesiminas, com entrada gratuita. Sob regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond, a Orquestra interpretará canções populares e outras tradicionais do repertório italiano bem como consagrados trechos de óperas como "Va pensiero" de Verdi e "Nessum Dorma" de Puccini.  Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, até 30 minutos antes do horário de início do concerto.
 
FUNDAÇÃO TORINO EXIBE OBJETOS RAROS DA 2ª GUERRA MUNDIAL
PERSONAL PRESS - 26/05/2017

Um dos mais complexos episódios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial é composta por múltiplos elementos, tanto humanos quanto materiais. Centenas de objetos dessa história de tensão e esperança poderão ser conferidos numa exposição no 
Centro Cultural da Fundação Torino, de 24 de maio a 9 de junho. A mostra, resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos durante a “Feira da Cultura” deste ano, contém mais de 300 artefatos ligados ao conflito, pertencentes ao acervo particular do ferroviário Carlos Daher, 53 anos. A entrada é gratuita.
 
 
 
Anuário PQN 2015
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação