PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Pessoa
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Ricardo Cardin
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Pediatras lançam portal alerta para os riscos da SAF, doença sem cura que atinge milhares de bebês PDF Imprimir E-mail
DA REDAÇÃO   
17-Mai-2017
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) coloca no ar, a partir desta semana, uma plataforma na internet com informações importantes para os pediatras e as mulheres sobre as vantagens de uma gestação livre do consumo de bebidas alcoólicas. Trata-se de uma iniciativa que previne o aparecimento de casos da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que causa graves efeitos na saúde do feto e do recém-nascido. A ação também faz parte das comemorações do Dia das Mães, festejado no domingo (14).


A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é a principal causa de retardo mental e de anomalias congênitas não hereditárias representando grande problema de saúde pública. Estima-se que a prevalência média mundial da SAF seja de 0,5-2 casos por 1000 nascidos vivos e que, para cada criança com a síndrome completa, existam três que não apresentem todas as características da síndrome, mas que possuam déficits neurocomportamentais resultantes da exposição pré-natal ao álcool.


No Brasil, não há dados oficiais. Entretanto, há indícios preocupantes. Estudo realizado em um hospital de São Paulo, com a participação de quase 2 mil  futuras gestantes apontou que 33,29% consumiram bebida alcoólica em algum momento da gestação. O trabalho apontou, ainda, que em 71,4% dos casos a gravidez não foi planejada, ou seja, o desconhecimento desse estado pode ter contribuído para que elas continuassem sendo expostas ao álcool, com aumento de risco de diagnóstico da SAF nos recém-nascidos.


PLATAFORMA - No endereço eletrônico http://nova.sbp.com.br/gravidezsemalcool, o internauta encontrará acesso a dados sobre o que é essa síndrome, como diagnosticar a doença e quais os problemas que gera para as crianças, entre outros pontos. A ferramenta da SBP se soma à campanha #GravidezSemÁlcool, organizada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) com o apoio de outras entidades médicas, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Associação Paulista de Medicina (APM), Academia de Medicina de São Paulo, Associação Brasileira das Mulheres Médica e Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo (Sogesp).


O foco principal se mantém: conscientizar a população sobre os malefícios da exposição pré-natal a qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica, em qualquer momento da gestação. A pediatra Conceição Segre, uma das idealizadoras desse trabalho, destaca que, com o envolvimento da SBP, se espera ampliar a repercussão do alerta dado pela campanha #GravidezSemAlcool. A expectativa é que todos os estados, com o apoio da SBP e suas filiadas, sejam atingidos e mobilizados. Em São Paulo, o esforço, que já acontece há nove anos, levou à criação de leis municipais – em Lins e na capital paulista – que reforçam a importância da prevenção à SAF.


“A síndrome alcoólica fetal pode ser entendida como uma das síndromes negligenciadas a partir do uso do álcool durante a gravidez. Pesquisas mostram dados muito preocupantes, dentre eles, que 50% das mulheres brasileiras ingerem alguma dose de álcool no período da gestação”, ressaltou o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), dr César Eduardo Fernandes, que também se engajou ao esforço.


RISCO PARA O FETO - Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê. Estudos comprovam que a mulher grávida ao consumir uma dose de bebida alcoólica já está colocando a saúde do seu filho em risco. Isso porque o álcool atravessa a placenta e atinge o feto.  Pela imaturidade do feto e os baixos níveis das enzimas fetais, o metabolismo e a eliminação do álcool pelo são mais lentos. O líquido amniótico é um reservatório de álcool e expõe ainda mais o feto aos seus efeitos.


Pelos trabalhos que inspiraram a iniciativa, os efeitos negativos do álcool são mais frequentes no cérebro e no coração do feto. A probabilidade de que o bebê seja afetado e a gravidade da síndrome tem relação com a dose consumida, como é consumida, o período gestacional, o metabolismo do álcool no organismo materno e fetal, a saúde da mãe e a sensibilidade genética do feto.


DIAGNÓSTICO - Dentre os pontos que permitem um diagnóstico de SAF no período da gestação, constam a restrição de crescimento, sinais de deformidade na face e o comprometimento do sistema nervoso central. Durante o desenvolvimento da criança, a deformação facial ameniza o que dificulta o diagnóstico da SAF.


Contudo, outras características permanecem presente, como: retardo mental (o QI médio dessas crianças varia de 60 a 70; problemas na motricidade; comprometimento de funções nervosas e musculares; dificuldades no aprendizado, de memória, no relacionamento com outras pessoas e na fala; hiperatividade e déficit de atenção; e desordens auditivas.


A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, destaca que “as anomalias congênitas presentes na SAF são totalmente preveníveis se a mulher não beber álcool imediatamente antes da concepção e ao longo da gravidez”. Segundo ressalta, este é um consenso científico internacional, recomendado por instituições como a Academia Americana de Pediatria e pelo Colégio Americano de Obstetras e de Ginecologistas.


“Todo o cuidado é necessário para evitar a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), pois totalmente pode ser prevenida, mas, se instalada, não tem cura”, alerta. Por isso, como ela reforça, as melhores ferramentas são a informação e a conscientização. 
 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
SEGURO PARA CASAS DE VERANEIO CRESCE 11% EM MINAS GERAIS
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 29/01/2018

A Porto Seguro registrou aumento de 11% no segmento de Seguro Residência Veraneio em 2017 em Minas Gerais, comparado a 2016. O crescimento mostra que os mineiros estão mais conscientes sobre a importância deste tipo de seguro e apesar de o roubo ainda ser a maior preocupação dos proprietários, é preciso ficar atento a outros danos.
 
BLOCO ‘QUANDO COME SE LAMBUZA’ FAZ APRESENTAÇÃO GRATUITA NA SAVASSI
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 29/01/2018

No dia 9 de fevereiro (sexta-feira), a Savassi será invadida por muita alegria e descontração do “Quando Come Se Lambuza. O bloco fará parte do evento promovido pela Secreto, La Baderna. A apresentação será realizada a partir das 15h, na rua Antônio de Albuquerque, esquina com rua Paraíba. Além do bloco haverá apresentação da banda Trem das Onze, Avacáia e 
Babi Deejay. A entrada é gratuita, a partir da doação de um quilo de alimento não perecível. Os ingressos podem ser retirados pelo Sympla https://www.sympla.com.br/bloco-la-baderna__233043
 
BAIRRO OURO PRETO GANHA NOVOS EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 29/01/2018

A Direcional Engenharia, uma das maiores construtoras do Brasil, vai entregar, nos dias 29 e 31 de janeiro dois empreendimentos no bairro Ouro Preto: o Splendido e Supremo Residence. 
Lançados em 2016, os residenciais estão localizados na Rua Zilah Correa de Araújo, área mais valorizada do bairro. Os empreendimentos foram erguidos no terreno do antigo Clube do América e são independentes, com acessos exclusivos. Os residenciais possuem duas torres cada e contam com 128 unidades, sendo 64 em cada torre, com apartamentos de dois quartos com suíte e varanda, e três quartos com suíte e varanda.
 
MANDRUVÁ E BANDA AGITAM A PRAÇA 7 COM MUITO SAMBA NO PROJETO MÚSICA NA VARANDA DO CINE BRASIl
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 29/01/2018

O projeto Música na Varanda, que acontece semanalmente no Cine Theatro Brasil Vallourec, sempre com acesso gratuito, receberá na quinta-feira, 08/02, às 18h, o samba de Mandruvá e Banda. O músico mineiro, ganhador de vários sambas-enredo em BH, promete agitar ainda mais a Praça Sete na movimentada hora do rush com os grandes sucessos de 
Alcione, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e músicas de própria autoria. A apresentação terá ainda a participação da ‘Corte Momesca 2018’, composta pela rainha Maria Luiza Siqueira Carvalho, o Rei Momo Antônio de Pádua Machado (o Tony Coxinha) e a princesa Andreia de Oliveira Marques. Para Mandruvá, o samba é a própria vida. “É muito satisfatório ver pessoas de formação acadêmica abraçando essa causa e ajudando a fortalecer esse ritmo tão alucinante”, reforça o músico.  O show terá acesso gratuito e acontecerá na varanda do quarteirão fechado da rua Carijós. Mais informações pelo site www.cinetheatrobrasil.com.br
 
UNIBH APOIA BLOCO DE CARNAVAL EM BELO HORIZONTE
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 29/01/2018

O UniBH abriu 2018 com um incentivo inédito ao carnaval de Belo Horizonte. O Centro Universitário apoiará o bloco Os Baianeiros, que sai nos bairros Castelo e Buritis, nos dias 11 e 13 de fevereiro, respectivamente. O objetivo desse apoio é promover a arte, cultura e música na cidade e proporcionar uma experiência diferenciada para ambas as regiões. 
 
DICAS DE SEGURANÇA RESIDENCIAL PARA O PERÍODO DE FÉRIAS E FERIADOS
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 29/01/2018

Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), para 2018 se espera um crescimento de 10% das vendasde pacotes de viagens em relação ao ano anterior, por conta da recuperação da economia e doaquecimento do mercado de turismo. E, com a chegada das férias e o grande número de feriados prolongados previstos para o ano, muitas pessoas vão viajar e se ausentar de seus imóveis os deixando mais expostos.
 
DIVULGADA PLAYLIST DO CARNAVAL DO MIRANTE BH 2018
LUZ COMUNICAÇÃO - 29/01/2018

Os ensaios para o carnaval vão muito além das marchinhas dos blocos de rua. Foliões da Capital mineira que se preparam para pular ao som dos hits nacionais também podem se antecipar com a playlist das canções que irão compor a 5ª edição do Carnaval do Mirante BH. Organizadores da festa disponibilizam a playlist separada por festa, dia a dia, para reprodução gratuita no Spotify. O Carnaval do Mirante será realizado de 9 a 13/2 – sexta a terça-feira, no Mirante Beagá. A A.F.I.M – A Festa dos Incansáveis, fecha o ciclo na sexta-feira seguinte, dia 16/2. Ingressos já estão a venda pelo site 
www.carnavaldomirante.com.br. Para acessar a playlist completa, acesse: https://goo.gl/Y7cvpM
 
COMEÇAM AS VENDAS DE INGRESSOS PARA O VILLA MIX FESTIVAL BELO HORIZONTE
VIANELLO ASSESSORIA - 29/01/2018

O principal festival de música do Brasil chega a BH pelo sexto ano consecutivo. O Villa Mix Festival Belo Horizonte será realizada no dia 07 de abril no Mega Space e os ingressos já estão disponíveis a partir de amanhã, dia 24, 
COM VALORES EXCLUSIVOS DE LANÇAMENTO nas primeiras 72h, ou enquanto durar o estoque.
 
VAC 2018: RUFO HERRERA, 20 ANOS DO JULGAMENTO E JANELA DE DRAMATURGIA SÃO DESTAQUES DA SEMANA
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 29/01/2018

A programação do 
Verão Arte Contemporânea, o VAC, chega à sua terceira semana com grandes atrações no teatro, na música e nas artes visuais. O compositor e instrumentista argentino Rufo Herrera apresenta um recital solo revelando os mistérios e as diferentes facetas do bandoneón. O grupo de rap Julgamento lança o álbum Boa Noite em comemoração aos seus 20 anos de carreira. O Novo Coletivo de Teatro apresenta o inédito espetáculo Mergulho. E artistas recriam o quadro “Almoço Sobre a Relva”, de Edouard Manet, com a proposta de discutir o espaço do nu no universo das artes.  
 
SETE LUGARES PARA SE DIVERTIR COM AS CRIANÇAS NAS FÉRIAS
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 29/01/2018

Todo começo de ano é assim: as escolas entram em recesso e muitas vezes os pais não conseguem sair de férias no mesmo período. Por isso, buscar opções de diversão que contemplem toda a família e que sejam perto de casa, é a melhor pedida. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte são muitas as alternativas, sendo algumas gratuitas. De museu a shopping, teatro a parques. Fizemos uma lista com algumas opções. Confira!
 
 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2018 PQN - O Portal da Comunicação
Enviar Whatsapp Enviar Email Praça Raul Soares, 8 Sl 1201 - Centro - CEP 30180-030 - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação