PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Outra Visão
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria2
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Infinita
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Pediatras lançam portal alerta para os riscos da SAF, doença sem cura que atinge milhares de bebês PDF Imprimir E-mail
DA REDAÇÃO   
17-Mai-2017
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) coloca no ar, a partir desta semana, uma plataforma na internet com informações importantes para os pediatras e as mulheres sobre as vantagens de uma gestação livre do consumo de bebidas alcoólicas. Trata-se de uma iniciativa que previne o aparecimento de casos da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que causa graves efeitos na saúde do feto e do recém-nascido. A ação também faz parte das comemorações do Dia das Mães, festejado no domingo (14).


A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é a principal causa de retardo mental e de anomalias congênitas não hereditárias representando grande problema de saúde pública. Estima-se que a prevalência média mundial da SAF seja de 0,5-2 casos por 1000 nascidos vivos e que, para cada criança com a síndrome completa, existam três que não apresentem todas as características da síndrome, mas que possuam déficits neurocomportamentais resultantes da exposição pré-natal ao álcool.


No Brasil, não há dados oficiais. Entretanto, há indícios preocupantes. Estudo realizado em um hospital de São Paulo, com a participação de quase 2 mil  futuras gestantes apontou que 33,29% consumiram bebida alcoólica em algum momento da gestação. O trabalho apontou, ainda, que em 71,4% dos casos a gravidez não foi planejada, ou seja, o desconhecimento desse estado pode ter contribuído para que elas continuassem sendo expostas ao álcool, com aumento de risco de diagnóstico da SAF nos recém-nascidos.


PLATAFORMA - No endereço eletrônico http://nova.sbp.com.br/gravidezsemalcool, o internauta encontrará acesso a dados sobre o que é essa síndrome, como diagnosticar a doença e quais os problemas que gera para as crianças, entre outros pontos. A ferramenta da SBP se soma à campanha #GravidezSemÁlcool, organizada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) com o apoio de outras entidades médicas, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Associação Paulista de Medicina (APM), Academia de Medicina de São Paulo, Associação Brasileira das Mulheres Médica e Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo (Sogesp).


O foco principal se mantém: conscientizar a população sobre os malefícios da exposição pré-natal a qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica, em qualquer momento da gestação. A pediatra Conceição Segre, uma das idealizadoras desse trabalho, destaca que, com o envolvimento da SBP, se espera ampliar a repercussão do alerta dado pela campanha #GravidezSemAlcool. A expectativa é que todos os estados, com o apoio da SBP e suas filiadas, sejam atingidos e mobilizados. Em São Paulo, o esforço, que já acontece há nove anos, levou à criação de leis municipais – em Lins e na capital paulista – que reforçam a importância da prevenção à SAF.


“A síndrome alcoólica fetal pode ser entendida como uma das síndromes negligenciadas a partir do uso do álcool durante a gravidez. Pesquisas mostram dados muito preocupantes, dentre eles, que 50% das mulheres brasileiras ingerem alguma dose de álcool no período da gestação”, ressaltou o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), dr César Eduardo Fernandes, que também se engajou ao esforço.


RISCO PARA O FETO - Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê. Estudos comprovam que a mulher grávida ao consumir uma dose de bebida alcoólica já está colocando a saúde do seu filho em risco. Isso porque o álcool atravessa a placenta e atinge o feto.  Pela imaturidade do feto e os baixos níveis das enzimas fetais, o metabolismo e a eliminação do álcool pelo são mais lentos. O líquido amniótico é um reservatório de álcool e expõe ainda mais o feto aos seus efeitos.


Pelos trabalhos que inspiraram a iniciativa, os efeitos negativos do álcool são mais frequentes no cérebro e no coração do feto. A probabilidade de que o bebê seja afetado e a gravidade da síndrome tem relação com a dose consumida, como é consumida, o período gestacional, o metabolismo do álcool no organismo materno e fetal, a saúde da mãe e a sensibilidade genética do feto.


DIAGNÓSTICO - Dentre os pontos que permitem um diagnóstico de SAF no período da gestação, constam a restrição de crescimento, sinais de deformidade na face e o comprometimento do sistema nervoso central. Durante o desenvolvimento da criança, a deformação facial ameniza o que dificulta o diagnóstico da SAF.


Contudo, outras características permanecem presente, como: retardo mental (o QI médio dessas crianças varia de 60 a 70; problemas na motricidade; comprometimento de funções nervosas e musculares; dificuldades no aprendizado, de memória, no relacionamento com outras pessoas e na fala; hiperatividade e déficit de atenção; e desordens auditivas.


A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, destaca que “as anomalias congênitas presentes na SAF são totalmente preveníveis se a mulher não beber álcool imediatamente antes da concepção e ao longo da gravidez”. Segundo ressalta, este é um consenso científico internacional, recomendado por instituições como a Academia Americana de Pediatria e pelo Colégio Americano de Obstetras e de Ginecologistas.


“Todo o cuidado é necessário para evitar a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), pois totalmente pode ser prevenida, mas, se instalada, não tem cura”, alerta. Por isso, como ela reforça, as melhores ferramentas são a informação e a conscientização. 
 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
UNA PROMOVE AULA DE MEDITAÇÃO GRATUITA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 21/11/2017

Equilíbrio emocional, paciência, capacidade de concentração, acalmar a mente, lucidez e habilidade para ser mais assertivo, são alguns dos benefícios da meditação. Essa prática milenar (com mais de 2.500 anos de existência), 
pode ser aprendida na Una do campus Linha Verde de forma gratuita.
 
ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS ENCERRA TEMPORADA 2017 “SEMPRE ÀS QUARTAS” NA SALA MINAS GERAIS
PERSONAL PRESS - 21/11/2017

No 
dia 29 de novembro, às 20h, a Orquestra de Câmara SESIMINAS encerra a série “Sempre às Quartas”, da Temporada 2017, na Sala Minas Gerais. Sob regência do maestro Marco Antonio Maia Drumond, a Orquestra recebe o duo de piano Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, que interpretará o Concerto para dois pianos em Dó Menor, de Bach; e o clarinetista William Barros, que executará o Concerto para clarinete e orquestra em Lá Maior, de Mozart. Também integram o repertório Abertura “La Clemenza di Tito”, de Mozart, e a Sinfonia nº 5 em Si bemol Maior, de Schubert. Ingressos a R$30 (inteira) e R$ 15 (meia).
 
AGENDA DE CONCERTOS DOS ÓRGÃOS HISTÓRICOS DE MINAS GERAIS - NOVEMBRO DE 2017
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 21/11/2017

Exemplar do século XVIII, o órgão daMatriz foi encomendado em 1785 ao organeiro português Simão Fernandes Coutinho, na cidade do Porto. A Vila de São José do Rio das Mortes, nossa atual Tiradentes, vivia a efervescência musical do período barroco e o órgão acompanharia a liturgia e as celebrações familiares. 
 
GALERIA DE ARTE DO CENTRO CULTURAL SESIMINAS REÚNE 24 ARTISTAS EM MOSTRA COLETIVA
PERSONAL PRESS - 21/11/2017

Em abril deste ano, o Centro Cultural SESIMINAS convidou 24 artistas que são referência no cenário cultural mineiro para embarcar no “De Corpo Presente”, novo projeto de sua Galeria de Arte. Desde então eles têm atuado com um objetivo em comum: ampliar a interação entre espectador e obra, fazendo da Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS um espaço onde o visitante possa partilhar da criação e da produção artística. Nos últimos oito meses, por meio de exposições, performances, instalações, mostras de vídeo, palestras, rodas de conversas e oficinas, o público foi incentivado a percorrer o trabalho desenvolvido no espaço expositivo para vivenciar novas maneiras de entendimento das artes visuais. Agora, concluindo o projeto, todos os artistas se reúnem para uma mostra coletiva que ficará em cartaz de 14 a 26 de novembro de 2017. A entrada é gratuita e a participação do público, fundamental.
 
UBERABA RECEBE LINHA DE INSPEÇÃO VEICULAR MÓVEL DO PORTO SEGURO AUTO
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 21/11/2017

A cidade de Uberaba receberá, nos dias 20 e 21 de novembro, a Linha de Inspeção Veicular Móvel do Porto Seguro Auto. O atendimento será realizado no Posto Graal Antares, Rod. BR-050, bairro Parque Hiléia. Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva do carro, segurados e não segurados terão a oportunidade de realizar diagnósticos gratuitos em diversos itens de seus veículos, como sistema de freios e suspensão, alinhamento, luzes, bateria e alternador, além da análise de emissão de poluentes.
 
COLÉGIO PADRE EUSTÁQUIO ABRE INSCRIÇÕES PARA EJA
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 21/11/2017

O Colégio Padre Eustáquio está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o 1º semestre de 2018, do 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de dezembro e o candidato deve apresentar a cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia da carteira de identidade e CPF, comprovante de endereço, histórico escolar original, além de informação da data e local de nascimento dos pais.
 
COLÉGIO PADRE EUSTÁQUIO ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 21/11/2017

Até o dia 1º de dezembro, o Colégio Padre Eustáquio recebe inscrições para o curso Técnico em Eletrônica para o 1º semestre de 2018. O curso oferece aulas teóricas e práticas, palestras, participação em feiras de eletrônica, seminários, visitas técnicas a empresas e instituições ligadas ao mercado de trabalho. 
 
PROJETO OFERECE 500 VAGAS DE EMPREGO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 21/11/2017

Pessoas com deficiência que estão em busca de emprego podem visitar o Espaço Oportunidades Especiais, localizado no piso L2, próximo à praça de alimentação, do Shopping Contagem até o dia 23 de novembro. A ação será realizada em um stand adaptado para todos os tipos de deficiência e com atendimento realizado por intérprete de libras. 
 
EQUILIBRIO PESSOAL E PROFISSIONAL
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/11/2017

Entre os dias 6 e 10 de novembro, a Unimed Aeromédica realizou a SIPAT. Com o mote “Equilibrar a vida pessoal e a vida profissional. Um desafio que começa com você”, o evento contou com 14 palestras, aulas de yoga, jogos, sorteios e point of care. Os profissionais do setor cooperativista puderam realizar tanto teste ocular quanto perfil ergonômico, no intuito de checar se a saúde estava em dia.
 
NOVEMBRO AZUL MOVIMENTA HOSPITAL DA BALEIA
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/11/2017

A campanha mundial ‘Novembro Azul’ propõe aos homens uma reflexão sobre a importância dos cuidados diários com a saúde. 
Com o intuito de promover uma mudança de paradigma em relação à ida ao urologista para realização do exame de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico), o movimento vai além e faz um convite ao sexo masculino a ficar mais atento aos sinais do organismo e a adotar hábitos saudáveis.
 
 
 
Presoti
Prefácio
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação