PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Background
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria1
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
ASSINE PQN
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Pediatras lançam portal alerta para os riscos da SAF, doença sem cura que atinge milhares de bebês PDF Imprimir E-mail
DA REDAÇÃO   
17-Mai-2017
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) coloca no ar, a partir desta semana, uma plataforma na internet com informações importantes para os pediatras e as mulheres sobre as vantagens de uma gestação livre do consumo de bebidas alcoólicas. Trata-se de uma iniciativa que previne o aparecimento de casos da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que causa graves efeitos na saúde do feto e do recém-nascido. A ação também faz parte das comemorações do Dia das Mães, festejado no domingo (14).


A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é a principal causa de retardo mental e de anomalias congênitas não hereditárias representando grande problema de saúde pública. Estima-se que a prevalência média mundial da SAF seja de 0,5-2 casos por 1000 nascidos vivos e que, para cada criança com a síndrome completa, existam três que não apresentem todas as características da síndrome, mas que possuam déficits neurocomportamentais resultantes da exposição pré-natal ao álcool.


No Brasil, não há dados oficiais. Entretanto, há indícios preocupantes. Estudo realizado em um hospital de São Paulo, com a participação de quase 2 mil  futuras gestantes apontou que 33,29% consumiram bebida alcoólica em algum momento da gestação. O trabalho apontou, ainda, que em 71,4% dos casos a gravidez não foi planejada, ou seja, o desconhecimento desse estado pode ter contribuído para que elas continuassem sendo expostas ao álcool, com aumento de risco de diagnóstico da SAF nos recém-nascidos.


PLATAFORMA - No endereço eletrônico http://nova.sbp.com.br/gravidezsemalcool, o internauta encontrará acesso a dados sobre o que é essa síndrome, como diagnosticar a doença e quais os problemas que gera para as crianças, entre outros pontos. A ferramenta da SBP se soma à campanha #GravidezSemÁlcool, organizada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) com o apoio de outras entidades médicas, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Associação Paulista de Medicina (APM), Academia de Medicina de São Paulo, Associação Brasileira das Mulheres Médica e Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo (Sogesp).


O foco principal se mantém: conscientizar a população sobre os malefícios da exposição pré-natal a qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica, em qualquer momento da gestação. A pediatra Conceição Segre, uma das idealizadoras desse trabalho, destaca que, com o envolvimento da SBP, se espera ampliar a repercussão do alerta dado pela campanha #GravidezSemAlcool. A expectativa é que todos os estados, com o apoio da SBP e suas filiadas, sejam atingidos e mobilizados. Em São Paulo, o esforço, que já acontece há nove anos, levou à criação de leis municipais – em Lins e na capital paulista – que reforçam a importância da prevenção à SAF.


“A síndrome alcoólica fetal pode ser entendida como uma das síndromes negligenciadas a partir do uso do álcool durante a gravidez. Pesquisas mostram dados muito preocupantes, dentre eles, que 50% das mulheres brasileiras ingerem alguma dose de álcool no período da gestação”, ressaltou o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), dr César Eduardo Fernandes, que também se engajou ao esforço.


RISCO PARA O FETO - Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê. Estudos comprovam que a mulher grávida ao consumir uma dose de bebida alcoólica já está colocando a saúde do seu filho em risco. Isso porque o álcool atravessa a placenta e atinge o feto.  Pela imaturidade do feto e os baixos níveis das enzimas fetais, o metabolismo e a eliminação do álcool pelo são mais lentos. O líquido amniótico é um reservatório de álcool e expõe ainda mais o feto aos seus efeitos.


Pelos trabalhos que inspiraram a iniciativa, os efeitos negativos do álcool são mais frequentes no cérebro e no coração do feto. A probabilidade de que o bebê seja afetado e a gravidade da síndrome tem relação com a dose consumida, como é consumida, o período gestacional, o metabolismo do álcool no organismo materno e fetal, a saúde da mãe e a sensibilidade genética do feto.


DIAGNÓSTICO - Dentre os pontos que permitem um diagnóstico de SAF no período da gestação, constam a restrição de crescimento, sinais de deformidade na face e o comprometimento do sistema nervoso central. Durante o desenvolvimento da criança, a deformação facial ameniza o que dificulta o diagnóstico da SAF.


Contudo, outras características permanecem presente, como: retardo mental (o QI médio dessas crianças varia de 60 a 70; problemas na motricidade; comprometimento de funções nervosas e musculares; dificuldades no aprendizado, de memória, no relacionamento com outras pessoas e na fala; hiperatividade e déficit de atenção; e desordens auditivas.


A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, destaca que “as anomalias congênitas presentes na SAF são totalmente preveníveis se a mulher não beber álcool imediatamente antes da concepção e ao longo da gravidez”. Segundo ressalta, este é um consenso científico internacional, recomendado por instituições como a Academia Americana de Pediatria e pelo Colégio Americano de Obstetras e de Ginecologistas.


“Todo o cuidado é necessário para evitar a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), pois totalmente pode ser prevenida, mas, se instalada, não tem cura”, alerta. Por isso, como ela reforça, as melhores ferramentas são a informação e a conscientização. 
 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO RENDE MAIS UM PRÊMIO AO BMG
LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 20/07/2017

O Banco BMG recebeu mais um importante reconhecimento pelos avanços apresentados na gestão do relacionamento com os clientes. Desta vez, foi certificado pelo Prêmio CIC Brasil 2017, promovido pela revista ClienteSA. O objetivo é identificar as melhores práticas adotadas para garantir a satisfação do consumidor, bem como as organizações líderes na qualidade do serviço prestado, a fim de que se tornem referência em âmbito internacional.
 
ESCOLAS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO JÁ PODEM SE INSCREVER PARA O CINE-EXPRESSÃO
ETC COMUNICAÇÃO - 20/07/2017

Professores e educadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já podem inscrever seus alunos para participar do 
Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema, que acontece no âmbito da 11ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. O programa possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, promovendo encontros e debates entre o público estudantil de diversas faixas etárias e realizadores do setor audiovisual brasileiro.
 
SUPERMERCADO VERDEMAR PROMOVE 2ª EDIÇÃO DO WINE: FESTIVAL DE VINHO, COMIDA E BOA MÚSICA
INTERFACE COMUNICAÇÃO - 19/07/2017

Devido ao grande sucesso da primeira edição, o Supermercado Verdemar e o Grupo Chalezinho se unem 
novamente para promover no próximo sábado, 22 de julho,  a 2ª edição do Wine: Festival de Vinho, Comida e Boa Música. Serão doze horas ao som de jazz, mpb, pop e rock, e o público poderá degustar diversos vinhos, além de saborear as delícias de uma gastronomia seleta, no Quintal do Chalé (Av Mário Werneck, 530 – Buritis). 
 
APRENDA A SER UM YOUTUBER DE SUCESSO NAS FÉRIAS DE JULHO
INTERFACE COMUNICAÇÃO - 17/07/2017

Conhecer as ferramentas para criar um vídeo e se tornar um youtuber famoso. Ou aproveitar as férias para aprender técnicas de programação e animação do jogo Minecraft e virar a sensação entre os amigos. 
A Happy Code By AuthenticGames - Escola de Programação e Robótica para Crianças e Adolescentes, iniciativa do youtuber Marco Túlio (AuthenticGames) está com inscrições abertas em diversas modalidades, com duração de seis horas, para alunos de 6 a 17 anos.
 
SHOPPING CIDADE SEDIA EXPOSIÇÃO LEITURA ROCK’N’ROLL
PRESS COMUNICAÇÃO - 17/07/2017

Jaquetas de couro, camisas, acessórios, manequins e aquela atitude que só os roqueiros sabem ter. O estilo musical que surgiu nos 
Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, é comemorado no dia 13 de julho. E para prestigiar esse gênero, até o dia 17 de julho, sábado, o Shopping Cidade recebe a exposição Leitura Rock’n Roll.
 
CIA DE DANÇA DEBORAH COLKER E SEU NOVO ESPETÁCULO “CÃO SEM PLUMAS”
ÁRVORE DE COMUNICAÇÃO - 17/07/2017

“Cão sem plumas”
, poema de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), publicado em 1950, tem como tema o percurso do rio Capibaribe, que corta boa parte do estado de Pernambuco. O texto mostra a pobreza da população ribeirinha, o descaso das elites, a vida no mangue. A partir dessa inspiração, a renomada coreógrafa Deborah Colker apresenta o novo espetáculo de sua companhia, que leva o mesmo nome da obra literária e propõe um forte diálogo entre a tradição e a tecnologia, com misturas entre dança, música e cinema. A montagem estreia em Belo Horizonte nos dias 05 e 06 de agosto, no palco do Sesc Palladium. Os ingressos já estão à venda pelo site www.tudus.com.br
 
GUIA INFANTIL “BEAGÁ PRA BRINCAR” É LANÇADO NA CAPITAL MINEIRA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 17/07/2017

Encontrar locais para levar as crianças para brincar ao ar livre nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando em solucionar esse impasse, a produtora cultural Flávia Pellegrini e a designer Miriam Barreto, mães e idealizadoras do movimento Na pracinha, reuniram inúmeros roteiros no guia “Beagá pra Brincar”. A publicação foi lançada no último dia 15 de julho e reforçou o convite para os pais redescobrirem a capital mineira na companhia das crianças. O evento foi realizado no gramado do Parque Amilcar Vianna Martins, no bairro Cruzeiro. 
 
ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA COMEMORA SEUS 10 ANOS DE FUNDAÇÃO NA SALA MINAS GERAIS
PERSONAL PRESS - 17/07/2017

Em 2007, a Bahia via nascer um programa de orquestras e corais que transformaria a vida de crianças, adolescentes e jovens. Para celebrar os 10 anos de fundação do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a Orquestra Juvenil da Bahia realiza turnê em quatro cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, o grupo se apresenta no 
dia 25 de julhoàs 20h, na Sala Minas Gerais. Sob regência de Eduardo Salazar e Ricardo Castro, que também atua como solista ao piano, a principal formação do Programa interpreta o Concerto para Piano nº 2, de Ludwig van Beethoven, o Prélude à l'Après-midi d'un Faune, de Claude Debussy, e a Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovich.
 
TIANASTÁCIA FESTEJA 20 ANOS DE CARREIRA COM DISCO NOVO MOVIDO A ROCK N’ ROLL
LUZ COMUNICAÇÃO - 17/07/2017

Ter uma banda não é nada fácil. Ter uma banda por 20 anos é algo cada vez mais raro. Ter uma banda por 20 anos que ainda esteja criando, compondo e tocando com toda experiência que a estrada e a vida proporcionam, então, dá para contar nos dedos, mas já reserve espaço para a Tianastácia, que está lançando Escorrega 1 Cai 5, seu décimo álbum de estúdio em 20 anos dedicados ao rock n’ roll. “No Brasil, são poucas as bandas que se mantém tanto tempo juntas. É um privilegio conseguir manter essa chama acesa”, diz o vocalista Podé. 
 
PROJETO RONDON® INICIA TEMPORADA DE AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS EM MINAS GERAIS
STUDIUM EFICAZ - 17/07/2017

Numa solenidade realizada em Belo Horizonte, no último dia 08/7, o Projeto Rondon® Nacional e o Instituto Projeto Rondon®  Minas, celebraram 50 anos e 12 anos, respectivamente, de atividades socioeducativas.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação