PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Aberje
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria1
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Pediatras lançam portal alerta para os riscos da SAF, doença sem cura que atinge milhares de bebês PDF Imprimir E-mail
DA REDAÇÃO   
17-Mai-2017
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) coloca no ar, a partir desta semana, uma plataforma na internet com informações importantes para os pediatras e as mulheres sobre as vantagens de uma gestação livre do consumo de bebidas alcoólicas. Trata-se de uma iniciativa que previne o aparecimento de casos da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que causa graves efeitos na saúde do feto e do recém-nascido. A ação também faz parte das comemorações do Dia das Mães, festejado no domingo (14).


A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é a principal causa de retardo mental e de anomalias congênitas não hereditárias representando grande problema de saúde pública. Estima-se que a prevalência média mundial da SAF seja de 0,5-2 casos por 1000 nascidos vivos e que, para cada criança com a síndrome completa, existam três que não apresentem todas as características da síndrome, mas que possuam déficits neurocomportamentais resultantes da exposição pré-natal ao álcool.


No Brasil, não há dados oficiais. Entretanto, há indícios preocupantes. Estudo realizado em um hospital de São Paulo, com a participação de quase 2 mil  futuras gestantes apontou que 33,29% consumiram bebida alcoólica em algum momento da gestação. O trabalho apontou, ainda, que em 71,4% dos casos a gravidez não foi planejada, ou seja, o desconhecimento desse estado pode ter contribuído para que elas continuassem sendo expostas ao álcool, com aumento de risco de diagnóstico da SAF nos recém-nascidos.


PLATAFORMA - No endereço eletrônico http://nova.sbp.com.br/gravidezsemalcool, o internauta encontrará acesso a dados sobre o que é essa síndrome, como diagnosticar a doença e quais os problemas que gera para as crianças, entre outros pontos. A ferramenta da SBP se soma à campanha #GravidezSemÁlcool, organizada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) com o apoio de outras entidades médicas, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Associação Paulista de Medicina (APM), Academia de Medicina de São Paulo, Associação Brasileira das Mulheres Médica e Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo (Sogesp).


O foco principal se mantém: conscientizar a população sobre os malefícios da exposição pré-natal a qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica, em qualquer momento da gestação. A pediatra Conceição Segre, uma das idealizadoras desse trabalho, destaca que, com o envolvimento da SBP, se espera ampliar a repercussão do alerta dado pela campanha #GravidezSemAlcool. A expectativa é que todos os estados, com o apoio da SBP e suas filiadas, sejam atingidos e mobilizados. Em São Paulo, o esforço, que já acontece há nove anos, levou à criação de leis municipais – em Lins e na capital paulista – que reforçam a importância da prevenção à SAF.


“A síndrome alcoólica fetal pode ser entendida como uma das síndromes negligenciadas a partir do uso do álcool durante a gravidez. Pesquisas mostram dados muito preocupantes, dentre eles, que 50% das mulheres brasileiras ingerem alguma dose de álcool no período da gestação”, ressaltou o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), dr César Eduardo Fernandes, que também se engajou ao esforço.


RISCO PARA O FETO - Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê. Estudos comprovam que a mulher grávida ao consumir uma dose de bebida alcoólica já está colocando a saúde do seu filho em risco. Isso porque o álcool atravessa a placenta e atinge o feto.  Pela imaturidade do feto e os baixos níveis das enzimas fetais, o metabolismo e a eliminação do álcool pelo são mais lentos. O líquido amniótico é um reservatório de álcool e expõe ainda mais o feto aos seus efeitos.


Pelos trabalhos que inspiraram a iniciativa, os efeitos negativos do álcool são mais frequentes no cérebro e no coração do feto. A probabilidade de que o bebê seja afetado e a gravidade da síndrome tem relação com a dose consumida, como é consumida, o período gestacional, o metabolismo do álcool no organismo materno e fetal, a saúde da mãe e a sensibilidade genética do feto.


DIAGNÓSTICO - Dentre os pontos que permitem um diagnóstico de SAF no período da gestação, constam a restrição de crescimento, sinais de deformidade na face e o comprometimento do sistema nervoso central. Durante o desenvolvimento da criança, a deformação facial ameniza o que dificulta o diagnóstico da SAF.


Contudo, outras características permanecem presente, como: retardo mental (o QI médio dessas crianças varia de 60 a 70; problemas na motricidade; comprometimento de funções nervosas e musculares; dificuldades no aprendizado, de memória, no relacionamento com outras pessoas e na fala; hiperatividade e déficit de atenção; e desordens auditivas.


A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, destaca que “as anomalias congênitas presentes na SAF são totalmente preveníveis se a mulher não beber álcool imediatamente antes da concepção e ao longo da gravidez”. Segundo ressalta, este é um consenso científico internacional, recomendado por instituições como a Academia Americana de Pediatria e pelo Colégio Americano de Obstetras e de Ginecologistas.


“Todo o cuidado é necessário para evitar a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), pois totalmente pode ser prevenida, mas, se instalada, não tem cura”, alerta. Por isso, como ela reforça, as melhores ferramentas são a informação e a conscientização. 
 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
SHOPPING ESTAÇÃO BH RECEBE ETAPA FINAL DO CAMPEONATO DE MINI RAMP
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 22/09/2017

O Shopping Estação BH se transforma em um reduto do esporte no próximo domingo, dia 24 de setembro. O 
mall sediará a etapa final do Campeonato Mini Ramp, organizado pela Academia do Skate. A competição reunirá praticantes de diferentes categorias, do infantil ao amador, em uma disputa eletrizante, com a arbitragem do skatista hexacampeão mundial Sandro Dias - o mineirinho. 
 
RAMACRISNA RECEBE PATROCINADOR INTERNACIONAL PARA INAUGURAÇÃO DE CURSO
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 22/09/2017

Américo Amarante e Solange Bottaro, superintendente e vice-presidente da Instituição Social Ramacrisna, receberam nesta última sexta, dia 15 de setembro, na Instituição, Chris Wright representando os patrocinadores internacionais do Curso de Robótica Industrial para a inauguração. 
 
INFORME SIND-UTE/MG SOBRE O ADICIONAL DE VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (ADVEB)
STUDIUM EFICAZ - 21/09/2017

Nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, foi publicado no Diário Oficial do Estado o Decreto nº 47.258. Ele dispõe sobre a concessão do Adicional de Valorização  da Educação Básica (Adveb). O conteúdo do decreto está sendo analisado pela direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) uma vez que seu conteúdo não foi previamente debatido com a entidade. 
 
LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA, OSWALDO GIACOIA JR. E PEDRO DUARTE: 2ª SEMANA DO CICLO “MUTAÇÕES” EM BH
PERSONAL PRESS - 21/09/2017

A segunda semana do 
Ciclo Mutações – Dissonâncias do Progresso terá participação do físico Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã, que questionará “O que se entende por fim da humanidade? Ou por fim do ‘progresso como fim’”, na segunda-feira, dia 25 de setembro. No dia 26, será a vez do filósofo Oswaldo Giacoia Jr., que discorrerá sobre “Progresso e barbárie civilizada”. Já no dia 27, o filósofo Pedro Duarte discutirá o “Fim do progresso”.
 
SÉRGIO MALLANDRO APRESENTA “MALLANDRAMENTE”, NO TEATRO SESIMINAS
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 21/09/2017

Sérgio Mallandro volta a Belo Horizonte com a nova temporada do seu show de humor, 
“Mallandramente”. No palco, o artista relembra as performances que marcaram a sua trajetória na televisão e no cinema, e ainda conta piadas próprias, roteirizadas e interpretadas por ele. Já são sete anos de muito sucesso e sessões esgotadas em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Natal, Teresina e outras.
 
MINEIRÃO SERÁ PALCO DE SIMPÓSIO SOBRE LESÕES ORTOPÉDICAS RELACIONADAS AO FUTEBOL
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 21/09/2017

Contusões, lesões musculares, fraturas, dores e desgaste físico. Esses e outros assuntos que fazem parte da rotina dos jogadores de futebol profissional e amador e dos profissionais que trabalham na área esportiva serão discutidos, no dia 6 de outubro, no ‘1º Futsbot - Simpósio Multidisciplinar de Profissionais Ligados ao Futebol’. Promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Minas Gerais (SBOT-MG), o evento
 será realizado no Estádio Mineirão - o maior palco do futebol do estado - com participação de renomados ortopedistas, fisiologistas e fisioterapeutas, além de preparadores físicos de importantes times brasileiros.  As inscrições (R$150,00) já estão abertas e podem ser feitas pelo (31) 3273-3066 ou www.futsbot.com.br.
 
LIVRO "JARDINS DA ARARA DE LEAR", DE JOÃO MARCOS ROSA E GUSTAVO NOLASCO
LUZ COMUNICAÇÃO - 21/09/2017

Um dos maiores enigmas da Biologia mundial estava no Brasil, mais precisamente no sertão da Bahia, bem próximo à quase mitológica cidade de Canudos. Foi lá, que em 1979, o naturalista alemão Helmut Sick encontrou a arara-azul-de-lear (Anodorynchus leari), uma espécie que passou misteriosa por 150 anos. Uma história repleta de tentativas frustradas de descoberta, expedições pelos grotões do Brasil e principalmente, marcada pela resistência dos sertanejos.

 
 
PAULO LAMAC, MAÍRA PINTO COLARES E MARIA FERNANDES CALDAS SÃO OS CONVIDADOS PARA O ALMOÇO-PALESTRA
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 20/09/2017

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) promove, na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, das 12h às 14h, mais uma edição do Almoço-palestra. Os convidados são o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Pinto Colares, e a secretária municipal de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas, que vão discutir sobre o tema "
Belo Horizonte: Desafios da Requalificação para a Retomada da Relevância”. O evento será realizado na sede da Fiemg, que fica na Avenida do Contorno, 4520 (Edifício Albano Franco, 1º andar).
 
DO RÁDIO PARA O PALCO DO ESTAÇÃO COMÉDIA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 20/09/2017

Esta semana, a programação do Estação Comédia está sintonizada com as ondas do rádio. O festival leva para o palco do teatro Estação Cultural espetáculos inspirados em programas que são sucesso entre os mineiros, como o “Absurdo” (Extra FM) e o “Cassino da Kayete” (BH FM).
 
COLÉGIO ARNALDO REALIZA FESTIVAL DE PIZZA SOLIDÁRIO
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 20/09/2017

A solidariedade é o principal ingrediente do Festival de Pizza que a unidade Funcionários do Colégio Arnaldo realiza no próximo dia 29 de setembro, sexta-feira, a partir das 17h30. Toda a renda do festival será revertida para instituições apoiadas pelo colégio. A entrada será de R$ 10,00 e dará direito a duas fatias de pizza. 
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação