PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Background
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Ricardo Cardin
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

Qual a sessão do Portal PQN é mais útil para você?
 
Petrobras Prêmio Jornalismo
 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
SURPRESAS NA RETA FINAL DO RESTAURO DA MATRIZ DE ITATIAIA (OURO BRANCO/MG) PDF Imprimir E-mail
CONVERSO COMUNICAÇÃO   
26-Mai-2017
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 26/05/2017

Durante os trabalhos de restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG), uma peça do conjunto de imaginárias chamou a atenção dos restauradores: o oratório esmoler, com pintura em tinta a óleo, encontrado 
em um dos arcazes (móvel grandes com gavetões) da sacristia. Os oratórios de esmoler são pequenas peças que eram levadas em expedições para arrecadação de dinheiro. Em geral, eram utilizados com um alça, pendurados ao pescoço do responsável por coletar donativos para uma campanha. “É provável que a primeira função do oratório de Itatiaia era arrecadar donativos para a construção da capela primitiva, levando uma imagem do santo padroeiro”, explica Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, responsável pelo restauro da Matriz. Os restauradores consideram que o oratório esmoler é uma das peças mais antigas e mais importantes da Matriz de Santo Antônio.  

 

 

O oratório era, recentemente, utilizado pela comunidade com uma imagem do Menino Jesus, em visitas às casas dos fiéis. Gilson Ribeiro, restaurador-chefe, decidiu prospectar pinturas primitivas sob as camadas de tinta verde clara. Os motivos florais que surgiram surpreenderam a todos. Assim, o oratório esmoler, que é possivelmente uma das peças mais antigas associadas à construção da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia (Ouro Branco/MG), também está passando por processo de restauro, para recuperar as pinturas originais e contar a história do templo.

 

Além do oratório esmoler, o acervo de imaginárias da Matriz também passa por restauro. Há peças de origem portuguesa, como a imaginária de Santo Antônio, padroeiro da comunidade, e outras de origem mineira, do fim dos séculos XVIII e XIX. O processo de degradação dos elementos artísticos da igreja, nos anos 1980, influenciou diretamente nas imaginárias. As peças não foram retiradas e ficaram expostas às intempéries, após a queda do telhado. A imagem de Santana, por exemplo, sofreu grandes perdas em sua policromia original.

 

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis tem muito a comemorar: o restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG) é fruto do esforço da comunidade local, que se uniu e que está trabalhando, há vários anos, para que seu bem mais precioso se mantenha preservado. A Associação enfrentou diversos obstáculos para que os projetos de restauro fossem aprovados e obtivessem patrocínio, e não descansou até conseguir realizar o sonho de ter a Matriz em todo seu esplendor, restaurada e segura, para a comunidade.

 

 

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia

A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

 

Durante os anos de 1982 a 1984, a matriz ficou exposta às intempéries, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação  do acervo de imaginárias.

 


Assessoria de Imprensa:

Converso Comunicação - (31) 3551-0618
Aline Monteiro: (31) 9947-2319

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
BEDUKA JÁ RECEBE MAIS DE 50 MIL BUSCAS
PRESS COMUNICAÇÃO - 28/06/2017

Lançado quinta-feira, dia 22 de junho, em evento que reuniu gestores de instituições de ensino de todo o Brasil, o 
“Beduka – o buscador das instituições de ensino” já vem superando as expectativas. Nos primeiros quatro dias, de quinta-feira a domingo, 22 a 25 de junho, a plataforma recebeu mais de 50 mil buscas e os cursos mais procurados foram Engenharia, Administração e Direito. Nesse período, mais de 100 cursos de faculdades particulares e federais foram avaliados pelos usuários e o site recebeu mais de cinco mil acessos vindos de todas as regiões brasileiras e até de países como Estados Unidos, Itália e Japão.
 
CIA ATHLETICA FESTEJA O SÃO JOÃO NESTE SÁBADO
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 28/06/2017

Comidas típicas, música animada, brincadeiras e quadrilha. A Festa Julina da Cia Athletica vai agitar o sábado (1) dos amantes de São João. Durante a tarde, a criançada poderá se divertir com brincadeiras e, a partir das 18h, todos podem aproveitar a festa, ao som do Trio Eromar. 
 
SHOPPING DEL REY ABRE NOVO LOTE DE INGRESSOS PARA FESTIVAL DE CINEMA AO AR LIVRE
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 27/06/2017

Nesta terça-feira (27/06), o Festival de Cinema do Shopping Del Rey abre um lote extra de entradas para sua programação ao ar livre. O evento gratuito, inspirado em modelos de grandes festivais, promoveu uma verdadeira corrida pelos ingressos das exibições de campeões de bilheteria. As entradas esgotaram em poucos dias, gerando grande expectativa para o evento, que acontece nos próximos finais de semana (30/06 a 02/07 e 07/07 a 09/07).
 
ORQUESTRA FILARMÔNICA ESTREIA EM PARACATU E ABRE O 4º FESTIVAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE
PERSONAL PRESS - 27/06/2017

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, um dos mais bem-sucedidos programas continuados no campo da música erudita no Brasil, realiza sua primeira turnê na cidade de Paracatu, noroeste de Minas Gerais. A Orquestra abrirá o 4º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu no dia 1º de julho, na Praça da Matriz, às 20h. Nesta oportunidade, o grande público irá ouvir um repertório ao mesmo tempo diversificado e descontraído, com compositores exponenciais da música sinfônica como Berlioz, J. Strauss Jr, Liszt, Tchaikovsky, além de um dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos, Carlos Gomes. A regência é do maestro Marcos Arakaki, com uma longa trajetória artística tanto na Filarmônica como em outras orquestras de destaque no Brasil e no exterior. Entrada gratuita.
 
FESTIVAL (EM) PROCESSO HOMENAGEIA CANTORA MARINA MACHADO COM PARTICIPAÇÃO DE CANTORAS DA NOVAGERAÇÃO
PERSONAL PRESS - 27/06/2017

Teatro de Bolso SESIMINAS dá sequência ao Festival (EM) Processo, realizado pelo Centro Cultural Sesiminas até 30 de junho, e oferece ao público programação especial. Esta é a segunda semana do evento, que estreou o espetáculo SÍSIFOS, da Companhia Candongas, e agora apresenta show em homenagem à trajetória da cantora Marina Machado, com a participação de convidados, e workshop com o Grupo Galpão. A oficina tem entrada gratuita e os ingressos para o show serão vendidos a preços populares, de R$ 5 (meia) a R$ 10 (inteira).
 
AGENDA DE CONCERTOS DOS ÓRGÃOS HISTÓRICOS DE MINAS GERAIS - JUNHO DE 2017
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 27/06/2017
 
CASAS BAHIA E PONTOFRIO INICIAM VENDAS DE NOTEBOOKS GAMERS NAS LOJAS FÍSICAS
PRESS COMUNICAÇÃO - 27/06/2017

Os consumidores mineiros amantes de games e jogadores de eSports agora podem contar com as duas maiores redes vendedoras de informática do Brasil. A partir de junho, as lojas físicas da Casas Bahia e do Pontofrio começaram a comercialização de notebooks gamers, o que já acontecia no site das bandeiras. Em um primeiro momento, os clientes podem encontrar três modelos das marcas Samsung, Acer e Dell em 36 unidades das duas redes, distribuídas em estados das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.
 
FESTIVAL DE BLUES & JAZZ AQUECE A NOITE EM TIRADENTES
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 23/06/2017

A histórica Tiradentes recebe, até o dia 24 de junho, o 6º Festival de Blues & Jazz que reúne os apaixonados pelos ritmos e aquece as noites de inverno na charmosa cidade mineira. Realizado desde 2012, o evento se tornou um sucesso com a mistura dos dois ritmos e vem atraindo cada vez mais público: a expectativa para essa edição é que 15 mil pessoas prestigiem o Festival, realizado gratuitamente no Santíssimo Resort (Rua dos Inconfidentes, 140, Centro Histórico).
 
QUALITÁ ENTRA NO CLIMA DAS FESTAS JUNINAS COM PRODUTOS TÍPICOS
LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 22/06/2017

Junho é o mês das festas de São João, de dançar na quadrilha, pular a fogueira e se deliciar com os pratos típicos das quermesses. Por isso, Qualitá, marca exclusiva do Extra e Pão de Açúcar, conta com um portfólio amplo de opções para o preparo das receitas juninas.
 
RE/MAX BRASIL RECEBE PRÊMIO DE EXCELÊNCIA DA REVISTA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 22/06/2017

Na noite da última terça-feira (20/6), o espaço de eventos Villa Vérico, em São Paulo, recebeu a festa de premiação das 
Melhores Franquias do Brasil 2017, realizada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O prêmio é um reconhecimento ao setor, e os representantes brasileiros da maior franquia imobiliária do mundo, RE/MAX, mais uma vez saiu na frente. A companhia que está a 8 anos no país, com cerca de 150 unidades, foi premiada entre as 60 redes de franquia que apresentaram excelência, ou seja, que atingiram a cotação de cinco estrelas segundo os avaliadores da revista.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação