PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Background
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria2
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
ASSINE PQN
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
SURPRESAS NA RETA FINAL DO RESTAURO DA MATRIZ DE ITATIAIA (OURO BRANCO/MG) PDF Imprimir E-mail
CONVERSO COMUNICAÇÃO   
26-Mai-2017
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 26/05/2017

Durante os trabalhos de restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG), uma peça do conjunto de imaginárias chamou a atenção dos restauradores: o oratório esmoler, com pintura em tinta a óleo, encontrado 
em um dos arcazes (móvel grandes com gavetões) da sacristia. Os oratórios de esmoler são pequenas peças que eram levadas em expedições para arrecadação de dinheiro. Em geral, eram utilizados com um alça, pendurados ao pescoço do responsável por coletar donativos para uma campanha. “É provável que a primeira função do oratório de Itatiaia era arrecadar donativos para a construção da capela primitiva, levando uma imagem do santo padroeiro”, explica Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, responsável pelo restauro da Matriz. Os restauradores consideram que o oratório esmoler é uma das peças mais antigas e mais importantes da Matriz de Santo Antônio.  

 

 

O oratório era, recentemente, utilizado pela comunidade com uma imagem do Menino Jesus, em visitas às casas dos fiéis. Gilson Ribeiro, restaurador-chefe, decidiu prospectar pinturas primitivas sob as camadas de tinta verde clara. Os motivos florais que surgiram surpreenderam a todos. Assim, o oratório esmoler, que é possivelmente uma das peças mais antigas associadas à construção da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia (Ouro Branco/MG), também está passando por processo de restauro, para recuperar as pinturas originais e contar a história do templo.

 

Além do oratório esmoler, o acervo de imaginárias da Matriz também passa por restauro. Há peças de origem portuguesa, como a imaginária de Santo Antônio, padroeiro da comunidade, e outras de origem mineira, do fim dos séculos XVIII e XIX. O processo de degradação dos elementos artísticos da igreja, nos anos 1980, influenciou diretamente nas imaginárias. As peças não foram retiradas e ficaram expostas às intempéries, após a queda do telhado. A imagem de Santana, por exemplo, sofreu grandes perdas em sua policromia original.

 

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis tem muito a comemorar: o restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG) é fruto do esforço da comunidade local, que se uniu e que está trabalhando, há vários anos, para que seu bem mais precioso se mantenha preservado. A Associação enfrentou diversos obstáculos para que os projetos de restauro fossem aprovados e obtivessem patrocínio, e não descansou até conseguir realizar o sonho de ter a Matriz em todo seu esplendor, restaurada e segura, para a comunidade.

 

 

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia

A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

 

Durante os anos de 1982 a 1984, a matriz ficou exposta às intempéries, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação  do acervo de imaginárias.

 


Assessoria de Imprensa:

Converso Comunicação - (31) 3551-0618
Aline Monteiro: (31) 9947-2319

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
SHOPPING ESTAÇÃO BH RECEBE A FEIRA DO LIVRO LETRINHA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 18/08/2017

Os amantes da literatura ganharam mais um espaço especial na capital mineira. Até o dia 10 de setembro, a Praça de Eventos do Shopping Estação BH (piso L1) recebe a feira cultural do livro, organizada pela Letrinha. A atração reúne mais de 2 mil títulos de diversos gêneros a partir de R$ 3.
 
 
COCA-COLA FEMSA BRASIL PATROCINA PROJETOS DE COMUNIDADES DE BRUMADINHO, ITABIRITO E NOVA LIMA
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 18/08/2017

Os projetos “Reciclando Sonhos” e “Rede de Vizinhos Protegidos da Serra da Calçada e Parque do Rola Moça” foram os vencedores da segunda edição do edital de patrocínio “Novas Ideias para um Mundo Melhor”, realizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil em Minas Gerais. Cada um dos projetos vai receber aporte de até R$ 25 mil para desenvolver a iniciativa, em um prazo de um ano, com início em agosto de 2017 e término em setembro de 2018.
 
CASA FIAT DE CULTURA TRAZ O CORAL SESIMINAS NO PROGRAMA “MÚSICA NA CAPELA”
PERSONAL PRESS - 18/08/2017

Neste domingo, 
20 de agosto, das 11h às 12h, o Coral Sesiminas se apresenta mais uma vez, no programa Música na Capela, que há dois anos traz corais e orquestras de câmara à Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, e encanta o público com apresentações mensais, sempre aos domingos pela manhã. Sob regência do maestro Marco Antonio Maia Drumond, o coral traz repertório diversificado, com destaque para a música clássica e popular. A entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (80 lugares).
 
CONGRESSO TÉCNICO FUT 7
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 18/08/2017

Erenilton Gomes, presidente da Federação de Futebol 7 Society do Estado de Minas Gerais (FMF7), juntamente Fábio Rios e Leandro Argolo, diretores da Asseshop Assessoria e Marketing Esportivo, realizam, nesta sexta-feira, 18, a partir das 19h, o Congresso Técnico Seletiva Mineiro Fut 7 2018.
 
O CANTOR MINEIRO, DANNIEL MAESTRI, COMEMORA 20 ANOS DE CARREIRA E DE MUITO AXÉ
VIANELLO ASSESSORIA - 18/08/2017

O cantor que já morou em Salvador, e é um dos integrantes de Os Baianeiros, que vem fazendo sucesso no país todo, vai comemorar seus 20 anos de carreira em um super show. No dia 19 de Agosto, sábado, Danniel Maestri realiza a festa MAESTRIA, no Clube Chalezinho, com convidados especiais. 
 
SHOPPING DEL REY PROMOVE ENCONTRO COM PERSONAGENS DE O SHOW DA LUNA!
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 18/08/2017

Os pequenos fãs de 
O Show da Luna! têm compromisso certo no próximo fim de semana. Entre os dias 18 e 20 de agosto, os personagens Luna, Júpiter, seu irmão mais novo, e Cláudio, um furão, estarão no Shopping Del Rey para interagir com as crianças e tirar fotos. A atração gratuita integra a programação do evento inspirado na animação, que desembarca pela primeira vez em BH.
 
SUPERMINAS/2017 SERÁ NOS DIAS 17 A 19 DE OUTUBRO EM BH
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 17/08/2017

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro deste ano, as atenções dos setores de supermercados, padarias, atacados e do varejo em geral de todo o País se voltam para o Expominas, em Belo Horizonte. Um dos maiores centros de eventos do País vai sediar o 31º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas Food Show/2017). Maior evento empresarial anual do estado e o mais completo e diversificado do segmento no Brasil, a Superminas atrai também visitantes, compradores e expositores de vários países de todos os continentes.
 
SIND-UTE/MG CONVOCA CATEGORIA PARA ASSEMBLEIA ESTADUAL DIA 17 DE AGOSTO
STUDIUM EFICAZ - 16/08/2017

Nesta quinta-feira (17/08), o Sind-UTE/MG convoca os profissionais da educação para assembleia estadual, com paralisação total de atividades.
 
SHOPPING ESTAÇÃO BH PROMOVE ENCONTRO SOBRE FUTEBOL PARA COMEMORAR O DIA DOS PAIS
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/08/2017

O amor pelo futebol é passado de geração a geração, por isso o Shopping Estação BH escolheu essa paixão nacional para inspirar sua programação especial de Dia dos Pais. No dia 19 de agosto, o 
mall promove o “Papo de Campeão”, um encontro de pais, filhos e tantos admiradores do esporte com grandes comentaristas de futebol.  
 
CAMPUS ABERTO UNIBH OFERECE SERVIÇOS GRATUITOS
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/08/2017

Emissão de segunda via de certidões e orientações nas áreas de saúde, empreendedorismo e jurídica fazem parte dos serviços oferecidos no próximo sábado (19) na segunda edição do Fim de Semana do UniBH. O evento faz parte do projeto Campus Aberto, que tem a proposta de oferecer à população o acesso a benefícios disponibilizados pelo centro universitário, como lazer, cultura, cursos, oficinas e atendimento clínico para os animais. O Campus Aberto será realizado das 9h às 14h, no campus Estoril, com entradas pela Avenida Mário Werneck, 1.685 e rua Líbero Leoni, 259.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação