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FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS É CONVIDADA DA SÉRIE UFMG, 90: MUITAS CULTURAS PDF Imprimir E-mail
PERSONAL PRESS   
12-Jun-2017
PERSONAL PRESS - 12/06/2017

Mais que o 
sobrenome Minas Gerais em comum, a Universidade Federal e a Orquestra Filarmônica têm o compromisso de ampliar o acesso às mais diversas formas de expressão cultural. Este o sentido do convite feito pela série UFMG, 90: muitas culturas, dando à Filarmônica a oportunidade de difundir repertório clássico, em concerto aberto e gratuito, tanto à comunidade acadêmica quanto ao público em geral. A apresentação, sob a batuta do maestro Marcos Arakaki, é nesta terça, 13 de junho, às 18h30, no gramado da Reitoria. O concerto integra a série Clássicos na praça, com as obras Uma noite no Monte Calvo, de Mussorgsky, Orfeu no Inferno: Abertura, de OffenbachDança Macabra, de Saint-Saëns e O Aprendiz de Feiticeiro, de Dukas.

 
Em 2017, a Universidade Federal de Minas Gerais completa 90 anos. Entre os vários eventos concebidos em comemoração às nove décadas de fundação da Universidade, estão, de acordo com a UFMG, aqueles que reconhecem o potencial reflexivo e transformador da cultura e das artes como produção de conhecimento. O trabalho cotidiano da Orquestra Filarmônica, desde sua criação, tem sido o de divulgar a música sinfônica como um instrumento de educação e aprimoramento do ser humano que transcende todas as barreiras étnicas, culturais e socioeconômicas.
 

Repertório
 
Uma noite no Monte Calvo, Mussorgsky (Rússia, 1839-1881)
 

As obras orquestrais de Modest Mussorgsky compõem-se de pouco menos de dez títulos. Neste concerto, o público irá desfrutar de Uma noite no Monte Calvo, na versão de outro compositor russo, Rimsky-Korsakov. Por que uma versão e não o original? Faz-se necessário voltar a 1867. A Rússia está em ebulição pré-revolucionária, quando surge o Grupo dos Cinco: dois jovens oficiais (César Cui e Modest Mussorgsky), um aluno da Escola Naval (Rimsky-Korsakov), Balakirev (o único músico profissional) e um assistente de química da Academia de Medicina (Alexandre Borodin). Trabalhando sem cessar, o grupo fez a revolução antes mesmo de Lenin… Dos cinco, o mais revolucionário foi Modest Mussorgsky. Com sua tarefa de restaurar a cultura tradicional das raízes da música russa para sua divulgação em formas modernas, o acervo de Mussorgsky acabou ficando desorganizado, cheia de esboços não concluídos e, mesmo em manuscritos mais completos, com diversas passagens pouco claras. Não fora o grande e cuidadoso empenho de Rimsky-Korsakov em resgatar, revisar e publicar a sua obra, após sua morte, a maior parte da música de Mussorgksy hoje estaria perdida.
 

Orfeu no Inferno: Abertura, Offenbach (Alemanha, 1819 – França, 1880)
 
Conta a lenda que Orfeu foi o melhor músico que já pisou na terra. Com o poder da música, domou animais selvagens, fez com que as árvores o seguissem e despertou a natureza inanimada para a vida e o arrebatamento. Ele tocou tão divinamente a lira que toda a natureza parou para ouvir sua música. Quando sua amadíssima esposa, Eurídice, morreu, foi buscá-la no Hades, e a força de sua lágrima suavizou até o severo deus dos mortos... Mas, a versão de Jacques Offenbach para Orfeu no Inferno é de outra ordem. Escrita como ópera burlesca, transformou-se em uma sátira na qual Orfeu e Eurídice não fazem uma típica vida de casal, estão cansados um do outro e, por isso, já nenhum deles é fiel aos votos do matrimônio. Enquanto Orfeu se encanta com as suas belas alunas, Eurídice jura amor a Aristeu. Depois de descoberta a traição e em prol da sua imagem, Orfeu prepara a morte do amante da mulher e esta corre para lhe contar os planos do marido... Aristeu (na verdade, é Plutão disfarçado) atrai Eurídice e toma o mesmo veneno que ela, em nome do amor. Ela morre e é conduzida por Aristeu/Plutão para o inferno. Orfeu fica feliz com a morte da mulher, mas, para seu infortúnio, a opinião pública exige-lhe que a vá salvar. A reviravolta temática engendrada por Offenbach possibilitou o surgimento do tema que tornou o compositor e esta ópera dignos de notoriedade internacional: o Can-Can. 
 

Dança Macabra, Saint-Saëns (França, 1835 – Argélia, 1921)
 
A composição de Dança Macabra, de Camille Saint-Saëns, é baseada em um poema de Henri Cazalis sobre uma velha superstição francesa na qual a Morte aparece todo ano à meia-noite do Halloween. “Hallow” é um termo antigo para “santo” e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século XVI, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. A título de curiosidade, foi no século VIII que o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos, de 13 de maio – a data do festival romano dos mortos – para 1º de novembro, a data do festival celta de Samhain (fim do verão). Mas, aqui no Brasil, ainda estamos no meio do ano e se há algo em comum, agora, são as fogueiras, muita comida e diversos rituais de adivinhação proporcionados pelas festas juninas. No mais, uma curiosa música que se inicia com uma harpa tocando uma única nota 12 vezes consecutivas – para expressar as batidas do relógio a indicar meia-noite. Entra um violino solo – representando a Morte – que então é substituído por uma flauta, acompanhada de orquestra. Os xilofones adicionam um toque especial à música, incorporando os sons dos ossos dos esqueletos chocando-se em sua dança. A música se intensifica, como a dança dos mortos, até que resta apenas, ao fim, um violino solo, representando os esqueletos voltando às suas tumbas ao amanhecer.
 

O Aprendiz de Feiticeiro, Dukas (França, 1865 – 1935)
 
Enquanto jazem os mortos, é preciso reinventar a vida. E é assim que chegamos ao Aprendiz de Feiticeiro, de Paul Dukas. Decidido a compor um poema sinfônico, Dukas escolheu, como programa literário, a balada de Goethe Der Zauberlehrling, escrita em forma de monólogo: — “Enfim o velho mestre se ausentou! Agora vou eu também conduzir os Espíritos!”. O aprendiz pronuncia a fórmula mágica, ordenando à vassoura que vá ao rio buscar água e lave a casa. Mas ele esqueceu a palavra para interromper o trabalho da vassoura, e a água ameaça fazer submergir a casa. Com a volta do Mestre Feiticeiro, tudo termina bem. Composta em 1897, a obra ganhou o título de L’Apprenti sorcier – Scherzo Symphonique d’après une ballade de Goethe e ficou mundialmente conhecida ao ser incluída no filme Fantasia (1940), de Walt Disney, com Mickey Mouse no papel do aprendiz.
 
 

O maestro Marcos Arakaki
 
Marcos Arakaki é Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais e colabora com a Orquestra desde 2011. Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do 1º Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes 2001 e o Prêmio Camargo Guarnieri 2009, ambos como primeiro colocado. Foi também semifinalista no 3º Concurso Internacional Eduardo Mata, realizado na Cidade do México em 2007.
 

Marcos Arakaki tem dirigido outras importantes orquestras tanto no Brasil como no exterior. Estão entre elas as orquestras sinfônicas Brasileira (OSB), do Estado de São Paulo (Osesp), do Teatro Nacional Claudio Santoro, do Paraná, de Campinas, do Espírito Santo, da Paraíba, da Universidade de São Paulo, a Filarmônica de Goiás, Petrobras Sinfônica, Orquestra Experimental de Repertório, orquestras de Câmara da Cidade de Curitiba e da Osesp, Camerata Fukuda, dentre outras. No exterior, dirigiu as orquestras Filarmônica de Buenos Aires, Sinfônica de Xalapa, Filarmônica da Universidade Autônoma do México, Kharkiv Philharmonic da Ucrânia e a Boshlav Martinu Philharmonic da República Tcheca.
 

Marcos Arakaki foi regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira e regente titular da OSB Jovem e da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
 

Natural de São Paulo, Marcos Arakaki é Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista e Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts, Estados Unidos. Recebeu orientações de David Zinman na American Academy of Conducting at Aspen e participou de masterclasses com os maestros Kurt Masur, Charles Dutoit e Sir Neville Marriner.
 

Nos últimos dez anos, Marcos Arakaki tem contribuído de forma decisiva para a formação de novas plateias, por meio de apresentações didáticas, bem como para a difusão da música de concertos através de turnês a mais de setenta cidades brasileiras. Atua, ainda, como coordenador pedagógico, professor e palestrante em diversos projetos culturais, instituições musicais, universidades e conservatórios de vários estados brasileiros.
 
 
Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
 
Belo Horizonte, 21 de fevereiro de 2008. Após meses de intenso trabalho, músicos e público viam um sonho tornar-se realidade com o primeiro concerto da primeira temporada da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Criada pelo Governo do Estado e gerida pela sociedade civil, nasceu com o compromisso de ser uma orquestra de excelência, cujo planejamento envolve concertos de série, programas educacionais, circulação e produção de conteúdos para a disseminação do repertório sinfônico brasileiro e universal.
 
De lá pra cá (dados até dezembro de 2016):
 
820 mil pessoas ouviram a Filarmônica ao vivo
641 concertos foram realizados
835 obras foram tocadas
242 compositores brasileiros e estrangeiros foram interpretados
52 estreias mundiais e 11 encomendas foram apresentadas
93 concertos foram realizados no interior de Minas Gerais
27 concertos foram realizados em cidades do Norte ao Sul do país
5 concertos aconteceram em cidades da Argentina e Uruguai
6 álbuns musicais foram lançados, sendo 3 deles internacionais
513 notas de programa foram produzidas
115 webvídeos foram disponibilizados
56 mil fotografias registraram esse desenvolver da história
318 concertos foram gravados
4 exposições temáticas sobre música sinfônica foram montadas
3 livros sobre a formação de uma orquestra foram publicados
1 DVD de iniciação à música orquestral foi criado
90 músicos estão trabalhando
18 nacionalidades convivem em harmonia
60 mil oportunidades de trabalho foram abertas
3.320 assinaturas apoiam a programação artística
7 prêmios de cultura e de desenvolvimento foram recebidos
 
Agora, em 2017, a Filarmônica apresenta sua décima temporada e continua contando com a participação de grandes músicos para celebrar a Música e o respeito conquistado junto ao público.
 
SERVIÇO
 
Clássicos na Praça – Especial 90 anos da UFMG
13 de junho – 18h30
Gramado da Reitoria
 
Marcos Arakaki, regente
 
MUSSORGSKY                       Uma noite no Monte Calvo
OFFENBACH                   Orfeu no Inferno: Abertura
SAINT-SAËNS                 Dança Macabra, op. 40
DUKAS                                   O Aprendiz de Feiticeiro
 
 
ENTRADA GRATUITA
 
Informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br
 
 

 

Informações para imprensa:
Personal Press
Polliane Eliziário –  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email  – (31) 99788-3029
Raquel Braga – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email – (31) 99548-9158

 

 

 
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ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS RECEBE O COMPOSITOR E VIOLINISTA MARCUS VIANA, EM CONCERTO DA SÉRIE “
PERSONAL PRESS - 16/10/2017

A Orquestra de Câmara SESIMINAS dá sequência à série "Sempre às Quartas", dentro da Temporada 2017, com concerto no dia 18  de outubro, às 20h, no Teatro Sesiminas. Nesta apresentação, a Orquestra contará com a participação do compositor e violinista Marcus Viana, que interpretará as principais trilhas sonoras de cinema e novela por ele compostas. A regência será do maestro Marco Antonio Maia Drumond. Ingressos a R$30 (inteira) e R$15 (meia).
 
 
ENCONTRO EM HOMENAGEM AO ARTISTA FELA KUTI
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/10/2017

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 19 de outubro, o encontro “Fela Kuti: por que Kalakuta é ainda necessária?”. A palestra tem o objetivo de homenagear um dos artistas mais musicais da África, Fela Kuti.  Intercalando fotos, vídeos e sessões de Afrobeat, o evento contará com uma audição de músicas contemporâneas que demonstram como o mundo herdou sonoridades e quereres da essência da música do artista. O encontro será realizado às 19h30 e será conduzido por Leo Oliveira e Rafael Aquino. A iniciativa é uma realização do Casarão das Artes e a entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
 
CORO MADRIGALE FAZ APRESENTAÇÃO GRATUITA NO UNIBH

REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/10/2017


O UniBH será palco, no dia 26 de outubro, de uma apresentação exclusiva do Coro Madrigale, considerado um dos melhores coros de Minas Gerais e do Brasil. O concerto tem entrada gratuita e terá início às 20h30 na Capela do UniBH (em frente ao Bloco B5) – Avenida Mário Werneck 1685 – Estoril.

 
EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CORRETOR, PORTO SEGURO REALIZA CORRIDA E CAMINHADA EM BELO HORIZONTE
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 16/10/2017

No próximo dia 22 de outubro, a partir das 7h, a Porto Seguro realiza em Belo Horizonte uma corrida e caminhada em comemoração ao Dia do Corretor, celebrado em 12 de outubro. O evento será realizado na Praça Lagoa Seca, no bairro Belvedere, e contará com percursos de 10Km e 5km, para a corrida, e 2 km para a caminhada.
 
SEGURO DE VIDA PROTEGE A MULHER EM CASO DE CÂNCER DE MAMA
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 16/10/2017

O Outubro Rosa visa conscientizar a sociedade sobre a realidade do câncer de mama e reforçar a importância do seu diagnóstico precoce. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, de todos os casos diagnosticados no Brasil, 28% são de câncer de mama. Sendo assim, é fundamental conhecer as opções de seguros que fornecem cobertura para a doença e todo o suporte necessário durante o período do tratamento.
 
FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS APRESENTA SEXTA SINFONIA DE MAHLER NOS DIAS 19 E 20 DE OUTUBRO
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Nos dias
 19 e 20 de outubro, às 20h30, na Sala Minas Gerais, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais interpreta a Sexta Sinfonia de Mahler. Para o maestro Fabio Mechetti, “encarar Mahler é sempre um extremo desafio – técnico, profissional e espiritual”. Além de ser uma experiência marcante para o público, a interpretação da Sinfonia nº 6 em lá menor, “Trágica” é também um momento especial para os músicos e “evidencia a qualidade e o progresso de nossa Filarmônica nestes quase 10 anos de trabalho”, comenta o regente.
 
UNA REALIZA TERCEIRA EDIÇÃO DA CONEXÃO TI EM BELO HORIZONTE
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O Campus Barro Preto do Centro Universitário Una realiza, nos dias 17 e 18 de outubro, a terceira edição do Conexão TI. Dentre os temas, serão discutidos: a
 forma natural de interagir com o mundo digital, redes de nova geração - 5G e a revolução da telecomunicação, BI tradicional versus BI self-service, e outros.
 
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Nesta segunda-feira (16 de outubro), o Campus Aimorés do Centro Universitário Una realiza uma ação gratuita a favor do Outubro Rosa. A iniciativa, que tem como objetivo a prevenção do câncer de mama nas mulheres, tem cunho acadêmico e cultural. Durante o evento (manhã, das 8h30 às 11h30 e noite, das 18h às 21h), o grupo Empodera trará discursões sobre a atitude empreendedora, empoderamento e identidade feminina, promovido pelos alunos do curso de Administração de Empresas.
 
ARNALDO ANTUNES SE APRESENTA EM BH EM VERSÃO INTIMISTA COM O SHOW “A CASA É SUA”
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 11/10/2017

Um dos expoentes da MPB. Poeta, cantor e compositor. Esse é Arnaldo Antunes, multiartista que se apresenta no dia 11 de novembro, sábado, no palco do Cine Theatro Brasil Vallourec, com seu show intimista “A Casa é Sua”. O show, que promete relembrar os grandes sucessos dos diferentes momentos da carreira em releituras surpreendentes, integra a programação da Mostra Cine Brasil Teatro e Música. Informações e ingressos pelo site 
cinetheatrobrasil.com.br
 
FUGA – ANA AMÉLIA DINIZ CAMARGOS NA CASA FIAT DE CULTURA
PERSONAL PRESS - 11/10/2017

De 
10 de outubro a 26 de novembro de 2017, a Casa Fiat de Cultura apresenta a exposição inédita: Fuga, da artista plástica Ana Amélia Diniz Camargos, com curadoria de Marconi Drummond e Fabíola Moulin. Com licença poética, a artista mineira expressa sua conexão com a natureza e o incômodo diante da sua degradação. Expressa também suas preocupações com os atuais fluxos migratórios, induzidos pelos conflitos sociais. “Esta exposição chega providencialmente em um momento em que nossa sociedade está sofrendo fortes opressões”, ressalta o curador Marconi Drummond. A mostra de arte contemporânea é dividida em três eixos e conta com 47 obras, entre desenhos, vídeo e uma instalação com cerca de 700 esculturas em cerâmica de pequenas dimensões.  A entrada é gratuita.
 
 
 
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