PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Voe 1 Codemig
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria2
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Infinita
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PRORROGADO PARA DEZEMBRO O PRAZO PARA EMPRESAS REGULARIZAREM TRANSPORTE DE PRODUTOS PDF Imprimir E-mail
INTERFACE COMUNICAÇÃO   
06-Jul-2017
INTERFACE COMUNICAÇÃO - 06/07/2017

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou nesta segunda-feira (3) para 16 de dezembro dese ano o prazo para as empresas envolvidas no transporte terrestre e ferroviário de produtos perigosos se adequarem às novas instruções complementares ao Regulamento de Transporte de Produtos Perigosos. A resolução nº 5.377, de 29/7/2017, foi publicada no Diário Oficial da União, passando de 7 para 12 meses o período para regularização. 

 

A data da prorrogação deve ser considerada a partir da publicação da Resolução ANTT nº 5.232 de 16 de dezembro de 2016, que determina e classifica este tipo de carga. As mudanças estabelecem normas técnicas complementares e padrões fixados pelo órgão sobre as operações de transporte de produtos perigosos, como adequação, marcação e rotulagem de embalagens, sinalização das unidades de transporte e documentação.
 

A regulamentação gera várias obrigações que atingem todos os envolvidos no processo desta categoria de transporte, começando no fabricante do produto, passando pelo expedidor (também chamado de embarcador) e terminando no transportador. O objetivo é prevenir e minimizar os incidentes que possam ocorrer na movimentação de cada produto, de acordo com suas características. Segundo a resolução, "É considerado perigoso todo aquele que representa risco à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública, seja ele encontrado na natureza ou produzido por qualquer processo". 
 

Uma das principais alterações é a inclusão de novos produtos na lista de cargas perigosas. Segundo o assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg), Walter Cerqueira, a gama de produtos é enorme e todos devem receber do fabricante uma classificação de acordo com sua periculosidade. "É importante que todos os envolvidos na cadeia de transporte sejam informados quais são estes produtos, a classe a que pertencem, os riscos que oferecem e os cuidados que devem ser tomados".
 

A resolução da ANTT determina que "a classificação de um produto considerado perigoso para o transporte deve ser feita pelo seu fabricante ou expedidor, orientado pelo fabricante, ou ainda, pela autoridade competente, tomando como base as características físico-químicas deste produto".
 

Depois da classificação, outro requisito que recebeu mudanças com a resolução foi a embalagem. O produto deve ser bem acondicionado para não colocar em risco o transportador, outras pessoas e o meio ambiente, em caso de acidente. Além da nomenclatura, a carga deve estar embalada adequadamente conforme a classe a que pertence. Cabe ao entregador ou embarcador a responsabilidade por esta fase do processo, além da emissão da nota fiscal contendo os dados completos sobre o conteúdo a ser despachado. É atribuição do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) regulamentar e acompanhar os programas de avaliação da conformidade e fiscalização de todo tipo de embalagem. 
 

Ao ser repassada a carga ao transportador, este deverá manter o caminhão ou frota com certificação do Inmetro, como é feito com a embalagem, além de sinalização adequada - rótulo e painel de risco. Além da sinalização, os condutores dos veículos devem ficar a aspectos como condições de pneus, freios e iluminação; existência de vazamento; posicionamento da carga; e se não está transportando produtos perigosos juntamente com outros para consumo humano ou animal, ou que possam provocar uma reação química.
 

Walter Cerqueira explica que, em caso de acidente, a carga classificada corretamente terá o atendimento de emergência adequado, seguindo as instruções desta classificação. Caso contrário, coloca em risco o motorista, a população e o meio ambiente a partir do momento que é expedida. "O transportador é uma parte importante, mas se a origem estiver errada compromete todo o processo de transporte de carga perigosa".
 

O assessor jurídico da Setcemg esclarece ainda que o veículo que não estiver dentro das normas da ANTT não pode circular. "Se for abordado durante fiscalização nas estradas poderá ser multado. As multas variam de R$ 400,00 a R$ 1.000,00, mas podem ser cumulativas de acordo com a infração identificada e estendidas ao fabricante e expedidor. No caso de abandono da carga podem ser muito maiores, chegando a alguns milhões se ocorrer crime ambiental".

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
EQUILIBRIO PESSOAL E PROFISSIONAL
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/11/2017

Entre os dias 6 e 10 de novembro, a Unimed Aeromédica realizou a SIPAT. Com o mote “Equilibrar a vida pessoal e a vida profissional. Um desafio que começa com você”, o evento contou com 14 palestras, aulas de yoga, jogos, sorteios e point of care. Os profissionais do setor cooperativista puderam realizar tanto teste ocular quanto perfil ergonômico, no intuito de checar se a saúde estava em dia.
 
NOVEMBRO AZUL MOVIMENTA HOSPITAL DA BALEIA
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/11/2017

A campanha mundial ‘Novembro Azul’ propõe aos homens uma reflexão sobre a importância dos cuidados diários com a saúde. 
Com o intuito de promover uma mudança de paradigma em relação à ida ao urologista para realização do exame de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico), o movimento vai além e faz um convite ao sexo masculino a ficar mais atento aos sinais do organismo e a adotar hábitos saudáveis.
 
PROCURADOR DA REPÚBLICA ATHAYDE RIBEIRO COSTA SERÁ UM DOS PALESTRANTES DO 44º ENCONTRO DE REFLEXÃO
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 16/11/2017

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE Minas Gerais) vai promover, no dia 25 de novembro (sábado), a 44ª edição do Encontro de Reflexão em Belo Horizonte. O evento, que será realizado na Paróquia Nossa Senhora Rainha (Belvedere), é considerado um dos mais importantes da entidade e terá como tema "Um Brasil melhor é possível e depende de cada um de nós".
 
SIND-UTE/MG COBRA DO GOVERNO DO ESTADO A REGULARIZAÇÃO DO PAGAMENTO DE CONSIGNADOS
STUDIUM EFICAZ - 16/11/2017

O Sind-UTE/MG
, NOTIFICOU, nesta quinta-feira (16/11/17) o Governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Fernando da Mata Pimentel em decorrência da prática do governo do Estado em relação aos consignados. Embora a situação tenha sido denunciada e questionada por diversos/as servidores/as, inclusive, por meio da imprensa, até o momento o governo não se posicionou para as entidades do funcionalismo público estadual.
 
BELO HORIZONTE RECEBE EDIÇÃO 2017 DO FANTÁSTIKO DAY
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 16/11/2017

Belo Horizonte recebe na próxima terça-feira, 21 de novembro, o Fantástiko Day, maior evento de tecnologia e marketing digital para o mercado imobiliário mineiro. O evento, realizado pelo Fantástiko Marketplace Imobiliário, uma empresa do Grupo Monetizze, conecta profissionais e especialistas do mercado imobiliário. A edição deste ano será realizada no Ouro Minas Palace Hotel.
 
M2B EMBALAGENS COMEMORA CRESCIMENTO EM 2017
OUTRA VISÃO COMUNICAÇÃO - 16/11/2017

A M2B Embalagens (
www.mmembalagens.ind.br), empresa de caixa de papelão ondulado, vai fechar o ano com 400 toneladas de caixas produzidas por mês, aproximadamente um crescimento de 60% em comparação ao registrado em 2016, que foi de 250 toneladas mês. Em 2016, o crescimento da produção registrado comparando-se com o ano de 2015 foi 31%. A empresa completou 12 anos neste ano. São 5.500 metros quadrados de área de industrial, em Ibirité (MG), 9 máquinas nacionais, com tecnologia estrangeira, e 80 funcionários. 
 
MM GERDAU PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS DO COMCIÊNCIA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/11/2017

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 16 de novembro, às 19h30, mais uma palestra do CoMciência, projeto que possui o objetivo de difundir e tornar mais acessíveis conteúdos científicos, reforçando o DNA de ciência e tecnologia do museu. Uma das ações é a realização de uma palestra mensal, nas primeiras quintas do mês, sobre temas científicos e relacionados à mineração e à metalurgia. Nesta edição, será apresentada a palestra “Legislação Mineral: marcos legais mineral e ambiental”, pelo advogado Fábio Henrique Vieira Figueiredo. O evento gratuito é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e possui vagas limitadas, sujeitas a lotação do espaço.
 
MÚSICA NA VARANDA CINE BRASIL 2017
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 14/11/2017
 
CHALLENGE SOLIDÁRIO
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 14/11/2017

O ‘104 Challenge Hospital da Baleia’ será realizado no dia 18 de novembro (sábado), a partir das 8h30, no Centro e Quatro (Praça Rui Barbosa, 104 - Centro). Ao todo, foram inscritas 8 equipes (com 32 pessoas), além de 11 inscrições individuais.
 
MUSICAL DE NATAL GRATUITO AGITA PROGRAMAÇÃO DO SHOPPING ESTAÇÃO BH
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 14/11/2017

A magia do Natal já chegou ao Shopping Estação BH. Além de conferir todos os detalhes da grandiosa e interativa decoração natalina inspirada na animação Toy Story, da Disney.Pixar, as famílias poderão conferir uma programação cultural exclusiva ao longo da semana. Nos dias 15, 18 e 19 de novembro, a Praça de Eventos (1º piso) recebe um 
pocket show gratuito do musical “Show de Natal”.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação