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Behavioral Marketing: muito além de mandar e-mails PDF Imprimir E-mail
Daniel Galvão   
10-Jul-2017
De uns tempos para cá muito se falou sobre o uso do e-mail marketing como forma estratégica de atração de clientes. A proposta era trazer o consumidor através de uma comunicação interessante que o impactasse constantemente. As primeiras peças de comunicação falariam do mais geral até o mais específico, conforme o afunilamento do interesse do cliente. Basicamente os primeiros contatos eram genéricos, o famoso “tiro no escuro”, e o afunilamento era dado através dos cliques e respostas de interesse, mas sempre considerando o cliente por uma única característica, seu interesse em ver mais do conteúdo divulgado.


O princípio é semelhante ao da propaganda tradicional que desperta interesse e vai reimpactando o consumidor até ele ir atrás do produto ou serviço. Entretanto, o e-mail buscava provocar uma ação de resposta facilitada para a empresa. O caso é que isso logo deixou de funcionar bem, já que o trabalho genérico, e que considerava poucos aspectos do consumidor como indivíduo, acabava trabalhando com pouca informação, e acabava gerando mais chateação do que interesse no cliente potencial. Com o tempo o e-mail marketing acabava trabalhando contra a campanha e não a favor.


Para reverter esse quadro, aprimorando as estratégias de marketing, vários novos modelos foram criadas e um deles é justamente a do Behavioral Marketing, ou marketing comportamental. Ele nada mais é do que uma técnica de estratégia de vendas que tem como objetivo entender como o seu público alvo se comporta e, a partir disso, direcionar as ações de vendas para garantir um maior número de fechamentos. É basicamente pegar o que o a campanha já fazia, mas inserir cada ação em um contexto muito mais povoado de informação sobre o público alvo.


Essa informação permite manobrar a estratégia para casos mais específicos. A ideia de Behavioral Marketing é replicar para o comportamento e progressão da estratégia de marketing, o comportamento observado no cliente potencial. Essa estratégia ainda pode transitar sobre ações de e-mail marketing, porém ela considera deixar de lado o ataque massivo na comunicação, priorizando detalhes que dialogam diretamente com um determinado público. O estudo do comportamento vem antes, e não durante a ação de marketing. Isso permite estar alinhado com aquele momento do consumidor de forma mais eficiente que uma pesquisa de mercado ou uma análise ao longo de campanhas, onde se corre riscos de o cliente mudar seu comportamento e também se gastar demais aprendendo sobre ele.


Tudo começa na “dor” do cliente. É preciso entender o que leva o cliente a procurar ou querer aquele produto, e a partir disso focar a comunicação para relacionar a procura com os atributos do produto ou serviço. Com análises e estudos de comportamento nos sites, meios e mensagens trabalhadas é possível identificar isso, inclusive esse é um dos pontos chave do trabalho que construímos na CRP Mango ao longo dos anos.


A proposta é realmente rastrear o comportamento do consumidor, saber o que ele procura, o que andou pesquisando e até mesmo comprado. Isso permite entender a dinâmica do cliente e criar comunicações personalizadas para se ofertar algo com maior probabilidade de venda. O aumento da conversão só é possível dessa forma hoje em dia, principalmente porque o público já ficou anestesiado com ações massivas. Converter virou sinônimo de atender a uma demanda real, e cada vez menos, de criar uma demanda e depois supri-la.


A informação deve se tornar cada vez mais certeira, não só através de e-mails, mas de outras estratégias de remarketing, como nas redes sociais. As vantagens do BM passam por conhecer bem seu target, mas não se limitam a isso. Com a facilidade para mensurar as ações, campanhas rendem mais, impedem desperdício de investimento e ampliam o ROI. Isso é perceptível pelo aumento de cliques em anúncios, por exemplo. O mais interessante é que isso não se aplica apenas a grandes empresas, mas a qualquer tipo de empresa, de qualquer ramo.


Não existe caminho fácil. Mesmo conhecendo os nichos, a empresa sempre terá que entender onde ela se encaixa, e onde sue cliente está. O BM permite isso e é por isso que funciona tão bem. Apesar disso, é uma ferramenta que demanda muito trabalho e pensamento estratégico. Ser assertivo é se basear em conhecimento real, e na interpretação desse conhecimento.


Daniel Galvão
é especialista em marketing digital e Diretor da CRP Mango.

 
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EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO RENDE MAIS UM PRÊMIO AO BMG
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O Banco BMG recebeu mais um importante reconhecimento pelos avanços apresentados na gestão do relacionamento com os clientes. Desta vez, foi certificado pelo Prêmio CIC Brasil 2017, promovido pela revista ClienteSA. O objetivo é identificar as melhores práticas adotadas para garantir a satisfação do consumidor, bem como as organizações líderes na qualidade do serviço prestado, a fim de que se tornem referência em âmbito internacional.
 
ESCOLAS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO JÁ PODEM SE INSCREVER PARA O CINE-EXPRESSÃO
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Professores e educadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já podem inscrever seus alunos para participar do 
Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema, que acontece no âmbito da 11ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. O programa possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, promovendo encontros e debates entre o público estudantil de diversas faixas etárias e realizadores do setor audiovisual brasileiro.
 
SUPERMERCADO VERDEMAR PROMOVE 2ª EDIÇÃO DO WINE: FESTIVAL DE VINHO, COMIDA E BOA MÚSICA
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Devido ao grande sucesso da primeira edição, o Supermercado Verdemar e o Grupo Chalezinho se unem 
novamente para promover no próximo sábado, 22 de julho,  a 2ª edição do Wine: Festival de Vinho, Comida e Boa Música. Serão doze horas ao som de jazz, mpb, pop e rock, e o público poderá degustar diversos vinhos, além de saborear as delícias de uma gastronomia seleta, no Quintal do Chalé (Av Mário Werneck, 530 – Buritis). 
 
APRENDA A SER UM YOUTUBER DE SUCESSO NAS FÉRIAS DE JULHO
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Conhecer as ferramentas para criar um vídeo e se tornar um youtuber famoso. Ou aproveitar as férias para aprender técnicas de programação e animação do jogo Minecraft e virar a sensação entre os amigos. 
A Happy Code By AuthenticGames - Escola de Programação e Robótica para Crianças e Adolescentes, iniciativa do youtuber Marco Túlio (AuthenticGames) está com inscrições abertas em diversas modalidades, com duração de seis horas, para alunos de 6 a 17 anos.
 
SHOPPING CIDADE SEDIA EXPOSIÇÃO LEITURA ROCK’N’ROLL
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Jaquetas de couro, camisas, acessórios, manequins e aquela atitude que só os roqueiros sabem ter. O estilo musical que surgiu nos 
Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, é comemorado no dia 13 de julho. E para prestigiar esse gênero, até o dia 17 de julho, sábado, o Shopping Cidade recebe a exposição Leitura Rock’n Roll.
 
CIA DE DANÇA DEBORAH COLKER E SEU NOVO ESPETÁCULO “CÃO SEM PLUMAS”
ÁRVORE DE COMUNICAÇÃO - 17/07/2017

“Cão sem plumas”
, poema de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), publicado em 1950, tem como tema o percurso do rio Capibaribe, que corta boa parte do estado de Pernambuco. O texto mostra a pobreza da população ribeirinha, o descaso das elites, a vida no mangue. A partir dessa inspiração, a renomada coreógrafa Deborah Colker apresenta o novo espetáculo de sua companhia, que leva o mesmo nome da obra literária e propõe um forte diálogo entre a tradição e a tecnologia, com misturas entre dança, música e cinema. A montagem estreia em Belo Horizonte nos dias 05 e 06 de agosto, no palco do Sesc Palladium. Os ingressos já estão à venda pelo site www.tudus.com.br
 
GUIA INFANTIL “BEAGÁ PRA BRINCAR” É LANÇADO NA CAPITAL MINEIRA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 17/07/2017

Encontrar locais para levar as crianças para brincar ao ar livre nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando em solucionar esse impasse, a produtora cultural Flávia Pellegrini e a designer Miriam Barreto, mães e idealizadoras do movimento Na pracinha, reuniram inúmeros roteiros no guia “Beagá pra Brincar”. A publicação foi lançada no último dia 15 de julho e reforçou o convite para os pais redescobrirem a capital mineira na companhia das crianças. O evento foi realizado no gramado do Parque Amilcar Vianna Martins, no bairro Cruzeiro. 
 
ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA COMEMORA SEUS 10 ANOS DE FUNDAÇÃO NA SALA MINAS GERAIS
PERSONAL PRESS - 17/07/2017

Em 2007, a Bahia via nascer um programa de orquestras e corais que transformaria a vida de crianças, adolescentes e jovens. Para celebrar os 10 anos de fundação do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a Orquestra Juvenil da Bahia realiza turnê em quatro cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, o grupo se apresenta no 
dia 25 de julhoàs 20h, na Sala Minas Gerais. Sob regência de Eduardo Salazar e Ricardo Castro, que também atua como solista ao piano, a principal formação do Programa interpreta o Concerto para Piano nº 2, de Ludwig van Beethoven, o Prélude à l'Après-midi d'un Faune, de Claude Debussy, e a Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovich.
 
TIANASTÁCIA FESTEJA 20 ANOS DE CARREIRA COM DISCO NOVO MOVIDO A ROCK N’ ROLL
LUZ COMUNICAÇÃO - 17/07/2017

Ter uma banda não é nada fácil. Ter uma banda por 20 anos é algo cada vez mais raro. Ter uma banda por 20 anos que ainda esteja criando, compondo e tocando com toda experiência que a estrada e a vida proporcionam, então, dá para contar nos dedos, mas já reserve espaço para a Tianastácia, que está lançando Escorrega 1 Cai 5, seu décimo álbum de estúdio em 20 anos dedicados ao rock n’ roll. “No Brasil, são poucas as bandas que se mantém tanto tempo juntas. É um privilegio conseguir manter essa chama acesa”, diz o vocalista Podé. 
 
PROJETO RONDON® INICIA TEMPORADA DE AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS EM MINAS GERAIS
STUDIUM EFICAZ - 17/07/2017

Numa solenidade realizada em Belo Horizonte, no último dia 08/7, o Projeto Rondon® Nacional e o Instituto Projeto Rondon®  Minas, celebraram 50 anos e 12 anos, respectivamente, de atividades socioeducativas.
 
 
 
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