PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Aberje
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria1
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba vem com muitas atrações e novidades PDF Imprimir E-mail
DA REDAÇÃO   
14-Jul-2017
O tradicional Salão Internacional de Humor de Piracicaba, considerado um dos mais antigos e importantes do mundo, vem com muitas atrações para quem quiser levar a família para o lindo espaço de lazer do Engenho Central de Piracicaba. O evento será inaugurado em 26 de agosto e irá até 12 de outubro.

 
Criado nos anos de chumbo como resistência à Ditadura Militar e a favor da livre expressão do povo, o Salão se tornou um centro de discussão de temas mundiais, com mais de 50 países participantes a cada ano. Neste ano, o cartaz do Salão foi criado pelo cartunista Luiz Gê, e o do Salãozinho do Humor pelo desenhista Mauricio de Sousa.
 

Em 2017, Piracicaba completa seus 250 anos de fundação e é uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil. Afinal, bom humor é o que o município tem de melhor com a realização desse evento reconhecido internacionalmente.
 
 
Prazo das Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 17 de julho. Até o momento, o Salão já conta com  cerca de mil inscritos com cartuns, caricaturas, charges e tiras de quadrinhos. Os trabalhos vão concorrer a 10 prêmios no total de R$ 55.000. Um dos temas é criança. Os autores de humor gráfico profissionais ou não podem conferir o regulamento no seguinte link: http://www.ismailkar.com/sidhp-regulamento-2017.pdf
 
E para as crianças também há o Salãozinho de Humor que chega ao seu 15º ano com cartaz desenhado pelo Mauricio de Sousa. As inscrições já se encerraram no final de junho, mas haverá muitas atrações para a criançada neste ano como, por exemplo, a oficina gráfica do artista Bruno Honda, que trabalha na Mauricio de Sousa Produções e é especialista em criar desenhos em material reciclado. 
 
 
Convidados internacionais
Jean Mulatier, caricaturista francês, um dos mais respeitados no mundo, estará Salão para expor os seus trabalhos mais festejados desde os anos 70 e que já rodaram muitos países.  Arthuro Kemchs, do México, é um cartunista ativista de toda a América Latina e trará a exposição sobre os grandes cartunistas mexicanos. Zuleta é um premiado cartunista colombiano e exibirá seu trabalho de humor ácido e bem latino.
 
 
Exposições em vários espaços dentro da cidade
O Salão de Piracicaba tem um lindo histórico de exposições que marcaram o evento nesses últimos anos. Em 2017 não será diferente. A começar pela Exposição "Piracicaba Mon Amour", com curadoria de Gualberto Costa e Daniela Baptista, que conta com a participação de vários desenhistas brasileiros que homenageiam os 250 anos da cidade com páginas de quadrinhos. O nome do evento vem da participação do autor francês Claude Moliterni na segunda edição do Salão nos anos 70. Ele se maravilhou com a cidade, editando, em seguida, um álbum de seu personagem Herry Chase em uma aventura em Piracicaba. Essa história também estará na exposição.
 
Serão cerca de 15 exposições, tanto no Engenho Central, como em outros espaços pela cidade.
 
Shows e eventos dentro do Salão
Para este ano foi criada a 1º Feira do livro de humor gráfico e quadrinhos. Terá início em setembro, nas dependências do engenho Central juntamente com a Feira Gastrocômica. Além de lançamento de livros, haverá autógrafos e palestras com participação de diversas editoras. A Feira Gastrocômica contará com food truck e temas de humor com cardápio especial para os frequentadores poderem comer e rir ao mesmo tempo. Durante esse período, o maior evento de humor do planeta, o Risadaria, também preparou uma maratona de shows de humor pelos teatros da cidade.
 
O Salão também conta com uma homenagem ao seu presidente, Jal Lovetro. Para ele, é uma “honra” e “uma responsabilidade dobrada”.
 
“Trabalhamos novas ideias que neste ano estão sendo lançadas, mas que crescerão nos próximos anos. A Feira Gastrocômica e a Feira de Livros e Quadrinhos de Humor levarão um público cada vez maior ao evento que é importante para o turismo e cultura na cidade", conta Jal.
 
Oficinas de humor para quem curte humor e para os professores
As oficinas de humor gráfico e quadrinhos serão ministradas, como sempre, por profissionais de primeira. A oficina-palestra, Quadrinhos na Sala de Aula, será feita pela professora Sonia Luyten, que criou nos anos 70 o primeiro curso de editoração de quadrinhos na Universidade ECA-USP, e depois lecionou em diversos países, como o Japão, Holanda, França e Portugal. Será uma aula para professores e educadores aprenderem como utilizar a linguagem dos quadrinhos e humor gráfico em sala de aula. Ela estará lançando a base do livro com o cartunista JAL, que tem mais de 20 anos de pesquisas na área. Orlando Pedroso, que ilustra diversos veículos da mídia nacional, e Bruno Honda, criador do Estúdio Mauricio de Sousa, também estarão com suas oficinas durante o período do Salão.
 
A AHA com participação da Universidade Presbiteriana Mackenzie também organizou alguns eventos para o Salão.
 
“Nesse ano a AHA começa a se articular para participar com mais intensidade do Salão. Estamos promovendo um seminário com os jurados internacionais na universidade Presbiteriana Mackenzie, no dia 24 de agosto; uma exposição intitulada O HUMOR GRÁFICO NOS JORNAIS DO MUNDO, que será uma das paralelas do Salão, realizada na rodoviária intermunicipal de Piracicaba. Preparamos também o lançamento do livro ‘Batom, lápis e TPM’, de Camila Lelis, a estreia da nossa associação com a Coleção AHA de Humor Gráfico.”, explica o professor Adolpho Carlos Queiroz.
 
SERVIÇO:
44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Data: De 26 de agosto a 12 de outubro
Local principal: Engenho Central
Endereço: Av. Maurice Allain, 454 - Nova Piracicaba, Piracicaba - SP
Realização: Prefeitura de Piracicaba e Secretaria de Cultura e Turismo de Piracicaba

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
PAULO LAMAC, MAÍRA PINTO COLARES E MARIA FERNANDES CALDAS SÃO OS CONVIDADOS PARA O ALMOÇO-PALESTRA
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 20/09/2017

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) promove, na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, das 12h às 14h, mais uma edição do Almoço-palestra. Os convidados são o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Pinto Colares, e a secretária municipal de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas, que vão discutir sobre o tema "
Belo Horizonte: Desafios da Requalificação para a Retomada da Relevância”. O evento será realizado na sede da Fiemg, que fica na Avenida do Contorno, 4520 (Edifício Albano Franco, 1º andar).
 
DO RÁDIO PARA O PALCO DO ESTAÇÃO COMÉDIA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 20/09/2017

Esta semana, a programação do Estação Comédia está sintonizada com as ondas do rádio. O festival leva para o palco do teatro Estação Cultural espetáculos inspirados em programas que são sucesso entre os mineiros, como o “Absurdo” (Extra FM) e o “Cassino da Kayete” (BH FM).
 
COLÉGIO ARNALDO REALIZA FESTIVAL DE PIZZA SOLIDÁRIO
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 20/09/2017

A solidariedade é o principal ingrediente do Festival de Pizza que a unidade Funcionários do Colégio Arnaldo realiza no próximo dia 29 de setembro, sexta-feira, a partir das 17h30. Toda a renda do festival será revertida para instituições apoiadas pelo colégio. A entrada será de R$ 10,00 e dará direito a duas fatias de pizza. 
 
ESCRITOR JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA PARTICIPA DA 4ª EDIÇÃO DO PROJETO “DIVINAS CONVERSAS”
PERSONAL PRESS - 20/09/2017

A Fundação Torino Escola Internacional dá início à quarta edição do projeto Divinas Conversas. Quem estreia essa nova edição é o escritor, publicitário, ensaísta e professor universitário 
João Anzanello Carrascoza, que no dia 26 de setembro, às 19h30, discorre sobre as “Afinidades eletivas: a literatura em diálogo com outras artes e ofícios”. A palestra será realizada no auditório do Centro Cultural da Fundação Torino, é aberta à comunidade, tem entrada gratuita e está sujeita à lotação do espaço (170 lugares).
 
MEU VIZINHO PARDINI TERÁ ATIVIDADES GRATUITAS COM A EQUIPE DA CIA ATHLETICA DE BH
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 20/09/2017

Neste sábado, dia 23 de setembro, a Praça da Assembleia recebe mais uma edição do Festival Meu Vizinho Pardini, com uma programação musical, teatral e ações de promoção à saúde, entre 11h e 20h, e a Cia Athletica de Belo Horizonte leva para o evento atividades físicas e recreativas gratuitas com profissionais que fazem parte do time de ouro da academia. 
 
CAMPEONATO MINEIRO DE FUT 7 REALIZA 4ª RODADA DAS SELETIVAS NESTE SÁBADO
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 20/09/2017

Neste sábado, 23 de setembro, a partir das 10h, será realizada a 4ª rodada das Seletivas do Campeonato Mineiro de Fut 7 2018. As competições acontecerão na Arena 7 Beach Club, Avenida Heráclito Mourão de Melo, 907, Alípio de Melo. A competição, que já tem um calendário definido, será realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2018 no Mineirinho e contará com uma programação extensa até a abertura oficial.
 
FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS APRESENTA VIOLINISTA ANTHONY FLINT, SPALLA DA ORQUESTRA, COMO SOLISTA
PRESS COMUNICAÇÃO - 20/09/2017

O violinista e
 Spalla da Filarmônica de Minas Gerais, Anthony Flint, é o solista convidado dos concertos dos dias 21 e 22 de setembro. O músico interpretará Ascensão da cotovia, de Vaughan Williams, e Romance em fá menor, de Dvorák. Sob regência do maestro Marcos Arakaki, a Orquestra apresenta, ainda, Variações sobre um tema de Frank Bridge, de Britten, e Sinfonia nº 7 em ré menor, também de Dvorák.
 
PARAOPEBA MUSIC FESTIVAL ANUNCIA CAMAROTE OPEN BAR
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 19/09/2017

O público pediu e o produtor Renatinho Pé da Vaca atendeu. O 
Paraopeba Music Festival, que está com as vendas ingressos a todo vapor, terá um Camarote  Open Bar. O evento acontece nos dias 13 e 14 de outubro, sexta e sábado, às 21h no Parque de Exposições da cidade (Av. Dom Cirílo, 1397, Paraopeba – MG), com os shows de MC Kevinho, Victor & Fabiano, Marcelinho de Lima e The Rio Mansion.
 
CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA “O TEMPO DOS SONHOS: ARTE ABORÍGENE CONTEMPORÂNEA DA AUSTRÁLIA”
PERSONAL PRESS - 18/09/2017

De 
19 de setembro a 19 de novembro de 2017, Belo Horizonte (MG) conhecerá O Tempo dos Sonhos: A Arte Aborígene Contemporânea da Austrália na Casa Fiat de Cultura. Um acervo de mais de 70 obras, entre pinturas, esculturas, litografias e bark paintings (pinturas em entrecasca de eucalipto). A mostra apresenta a expressão artística contemporânea e narrativas da cultura aborígene com obras representativas das diversas regiões daquele país continente. Toda a programação é gratuita.
 
CAMPANHA DE DIA DAS CRIANÇAS 'ENTRE NESSA BRINCADEIRA' CHEGA À SUA 6ª EDIÇÃO
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 18/09/2017

T
ão legal quanto ganhar presente é dar um presente para quem precisa, mas é muito melhor se esse presente é um brinquedo que além disso traz alegria e diversão. É com esse tema que a campanha 'Entre Nessa Brincadeira, que chega à sua 6ª edição, visa incentivar que crianças de todas as idades doem brinquedos em boas condições para serem encaminhados a ONGs que trabalham com crianças de baixa renda. Neste ano a campanha capitaneada pelo xerife Woody e seus amigos de Toy Story, da Disney·Pixar, estará presente em 30 shoppings da rede BRMalls. Os shoppings participantes receberão as doações até o dia 12 de outubro de 2017. Os brinquedos podem ser entregues no shopping, onde o doador receberá um broche colecionável.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação