PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Pessoa
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria2
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA COMEMORA SEUS 10 ANOS DE FUNDAÇÃO NA SALA MINAS GERAIS PDF Imprimir E-mail
PERSONAL PRESS   
17-Jul-2017
PERSONAL PRESS - 17/07/2017

Em 2007, a Bahia via nascer um programa de orquestras e corais que transformaria a vida de crianças, adolescentes e jovens. Para celebrar os 10 anos de fundação do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a Orquestra Juvenil da Bahia realiza turnê em quatro cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, o grupo se apresenta no 
dia 25 de julhoàs 20h, na Sala Minas Gerais. Sob regência de Eduardo Salazar e Ricardo Castro, que também atua como solista ao piano, a principal formação do Programa interpreta o Concerto para Piano nº 2, de Ludwig van Beethoven, o Prélude à l'Après-midi d'un Faune, de Claude Debussy, e a Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovich.

 
A Turnê 10 anos – Orquestra Juvenil da Bahia conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 

As obras do repertório da turnê – que também abrange as cidades de Salvador, São Paulo e Campos de Jordão – refletem três estilos contrastantes, com abordagens de interpretação e realização diferentes. Debussy será executada sem partitura e sem maestro; o concerto de Beethoven surge em seu formato original, com o solista regendo do teclado; por fim, a sinfonia de Shostakovich, regida por Eduardo Salazar, representa o lema que inspirou a criação do NEOJIBA:  “Tocar e lutar”. Salazar é um importante expoente do El Sistema, programa de orquestras venezuelano criado pelo maestro José Antonio Abreu, em 1975.
 

Para Ricardo Castro, diretor fundador do NEOJIBA, esta sétima turnê da Juvenil da Bahia em 10 anos representa uma vitória do Programa: “Em um ano de crises institucionais e econômica, celebramos nosso décimo aniversário levando uma mensagem de superação, de cada integrante, e do Programa como um todo, que continua a investir, com todas as suas forças, na infância e na juventude, para que todos tenham oportunidades à altura de suas capacidades”.
 

Outra importante ação relativa é o intercâmbio entre o NEOJIBA e a EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Quatro bolsistas da escola tocam junto à Orquestra Juvenil da Bahia nas quatro cidades da turnê. Os músicos chegam a Salvador no início de julho, para ensaiar e conhecer as atividades de prática coletiva musical desenvolvidas nos Núcleos do Programa na Bahia. “Somos dois programas musicais de excelência, nos quais os jovens brasileiros encontram oportunidades inéditas. Colaborar com a Orquestra Jovem Estadual de São Paulo segue a linha de nossas colaborações com outras instituições de prestígio, como a Haute Ecole de Musique de Genebra ou a Youth Orchestra of the Américas”, afirma Ricardo Castro.
 

A turnê
A estreia da turnê nacional do NEOJIBA inicia-se no dia 19 de julho (quinta-feira), no berço da Juvenil da Bahia: o Teatro Castro Alves, em Salvador. Na ocasião, haverá dupla sessão, com concerto didático gratuito, às 15h, e apresentação com repertório completo, às 19h30. Na sequência, o grupo viaja a São Paulo, onde se apresenta, no dia 22 de julho (sábado), na Sala São Paulo, às 16h30. Dentro da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão, a Juvenil da Bahia toca dia 23 de julho (domingo), às 16h30, no Auditório Cláudio Santoro. Para fechar a turnê, os músicos sobem, então, ao palco da Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, no dia 25 de julho (terça-feira), às 20h.
 

Excelência e multiplicação
A Orquestra Juvenil da Bahia pode ser considerada uma formação de renome internacional, pois tem na bagagem passagens pelos Estados Unidos e quatro pela Europa, com apresentações em prestigiados palcos da música de concerto como a Philharmonie de Paris, o Konzerthaus em Berlim, o Auditorium Stravinski em Montreux, e a Queen Elizabeth Hall em Londres. Além disso, já tocou ao lado de consagrados solistas como Martha Argerich, Jean-Yves Thibaudet, Midori Goto, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Colin Currie e Cesar Camargo Mariano.
 

A excelência artística é compartilhada com outras crianças, adolescentes e jovens da Bahia. Esta é uma das principais razões da existência do NEOJIBA, que acredita que através da prática musical coletiva e de excelência é possível promover o desenvolvimento social. A Orquestra Juvenil da Bahia é formada por músicos multiplicadores. Todos eles atuam em Núcleos de Prática Musical mantidos pelo Programa ou desenvolvem atividades em escolas, centros comunitários e projetos sociais espalhados pelo Estado. Ao todo, mais de 4 mil pessoas são beneficiadas de forma direta ou indireta pelas ações de multiplicação dos jovens músicos da Juvenil da Bahia.
 

Orquestra Juvenil da Bahia
Primeira formação do programa NEOJIBA, a Orquestra Juvenil da Bahia foi criada em 2007. Sob a direção artística de seu fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, a orquestra já realizou várias turnês nacionais e internacionais, com cerca de 200 apresentações para mais de 160 mil pessoas, no Brasil, nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Artistas como Martha Argerich, Jean-Yves Thibaudet, Midori Goto, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Colin Currie, Cesar Camargo Mariano e Orkestra Rumpilezz são alguns dos que já tocaram ao lado da formação.
 

Ricardo Castro
Nascido em Vitória da Conquista, Ricardo Castro é o diretor fundador do NEOJIBA. Estabeleceu-se na Europa desde 1984, onde estudou piano com Maria Tipo e Dominique Merlet e regência com Árpád Gérecz. Premiado no Concurso da ARD de Munique em 1987 e Géza Anda de Zurique em 1988, foi elevado à categoria de pianista de renome internacional ao receber o primeiro lugar no Leeds Internacional Piano Competition na Inglaterra, em 1993. Ricardo Castro leciona desde 1992 na classe de mestrado da Haute Ecole de Musique de Lausanne, na Suíça, e desde 2005 dedica-se com obstinação às atividades de integração e desenvolvimento social, criando oportunidades inéditas para jovens e crianças brasileiras. Desde 2013, é o primeiro brasileiro a integrar a lista de “Honorary Member” da Royal Philharmonic Society em Londres, na qual figura ao lado das mais importantes personalidades da música ocidental.
 

Eduardo Salazar
O regente e violinista Eduardo Salazar é um dos talentos internacionais revelados pelo aclamado “El Sistema”, programa venezuelano de orquestras e coros juvenis e infantis criado em 1975, que inspirou a fundação do NEOJIBA. Desde 2011, Salazar cultiva um diálogo permanente com o Programa baiano, desenvolvendo trabalhos em especial com a Orquestra Juvenil da Bahia e a Orquestra Castro Alves. Frente à Orquestra Simón Bolívar, da Venezuela, Salazar já regeu no Southbank Centre, em Londres, no Zellerbach Hall, de Berkeley, e no Carnegie Hall, de Nova Iorque. Atualmente, Salazar é um dos spallas da Orquestra Simón Bolívar. Já atuou sob a regência de maestros como Gustavo Dudamel, Claudio Abbado, Sir Simon Rattle e Lorin Maazel e participou de turnês na Europa, Ásia, Estados Unidos e de vários países da América Central e do Sul. Toda sua formação musical contou com o apoio e a orientação do maestro José Antonio Abreu, fundador do “El Sistema”.
 

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.
 
 
SERVIÇO
 
 
Orquestra Juvenil da Bahia – Primeira formação NEOJIBA
25 de julho (terça), 20h
Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto – Belo Horizonte
Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
 
Orquestra Juvenil da Bahia (NEOJIBA)
Ricardo Castro, regente e piano
Eduardo Salazar, regente
 
Programa
Claude Debussy – Prélude à l'Après-midi d'un Faune
 
Ludwig Van Beethoven – Concerto para Piano nº 2 em Si bemol maior, Op.19
I. Allegro con brio
II. Adagio
III. Rondo, molto allegro
 
Dmitri Shostakovich – Sinfonia nº 5 em Ré menor, Op. 47
I. Moderato
II. Allegretto
III. Largo
IV. Allegro non troppo
 
 
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br ou na bilheteria da Sala Minas Gerais.
 
Informações: 4003-1212
 
Funcionamento da bilheteria da Sala Minas Gerais:
Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Bairro Barro Preto
De terça-feira a sexta-feira, das 12h às 21h.
Aos sábados, das 12h às 18h.
Em sábados de concerto, das 12h às 21h.
Em domingos de concerto, das 9h às 13h.
 
São aceitos cartões com as bandeiras Amex, Aura, Redecard, Diners, Elo, Hipercard, Mastercard, Redeshop, Visa e Visa Electron.
 

Informações para imprensa:
Personal Press
Polliane Eliziário –  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email  – (31) 99788-3029
Raquel Braga – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email – (31) 99548-9158

 

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
DIRETOR GERAL DA PIF PAF É HOMENAGEADO PELA ASSOCIAÇÃO GOIANA DE AVICULTURA
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Recentemente, a Associação Goiana de Avicultura (AGA) realizou o 45º Jantar Anual da entidade. Na oportunidade, algumas personalidades do setor receberam honrarias por suas atuações de destaque no cenário da avicultura. Entre eles, o diretor geral da Pif Paf Alimentos, Ronaldo Miller, foi um dos executivos evidenciados. Miller esteve no evento em Goiânia e recebeu a honraria das mãos do presidente da AGA, Cláudio Almeida Faria.
 
EXPOSIÇÕES "MAR, MISTÉRIOS E AVENTURAS" E INSTITUTO HAHAHA
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O fundo do mar sempre foi objeto de fascínio para crianças e adultos. Afinal, quem nunca quis mergulhar e desbravar os mistérios do oceano? Que tal conhecer um pouco mais das maravilhas aquáticas sem precisar se molhar?
 
PULA-PULA GIGANTE É MAIS UMA ATRAÇÃO QUE O BH SHOPPING OFERECE NAS FÉRIAS DE VERÃO
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Um dos brinquedos mais amados pelas crianças chega em versão gigante no BH Shopping a partir do dia 17 de janeiro. Com 16m de comprimento, 9,8m de largura e 4,30m de altura, o pula-pula Floresta Encantada oferece um passeio divertido pela savana africana com atividades interativas, como escorregadores e trilhas.
 
MAIS DE UM TERÇO DOS BELO-HORIZONTINOS COMPRA POR IMPULSO, REVELA PESQUISA DA FECOMÉRCIO MG
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O percentual de consumidores de Belo Horizonte que faz planejamento financeiro subiu de 68,5%, em junho de 2017, para 69,6%, em dezembro, de acordo com a Pesquisa de Orçamento Doméstico, elaborada pela Fecomércio MG. O índice também ficou acima dos 62,2% apurados no mesmo mês de 2016. No entanto, apenas 25,8% conseguem seguir rigorosamente o que foi proposto. Além disso, mais de um terço das famílias (34,4%) não resiste aos atrativos das lojas e realiza compras por impulso.
 
CURSOS DE FÉRIAS HAPPY CODE BY AUTHENTICGAMES
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 16/01/2018

A Happy Code by AuthenticGames, escola de tecnologia e inovação, voltada para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, abriu inscrições para os cursos exclusivos de férias de 8 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018. Localizada na 
avenida Professor Mário Werneck, 1550, no Buritis, em Belo Horizonte, a escola aplica a metodologia de ensino baseada no conceito global Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), que une o conteúdo de disciplinas fundamentais, formando alunos mais preparados e capacitados para os desafios do cotidiano.
 
SIMONE ENCONTRA IVAN LINS:ETERNO RECOMEÇO
BENEDITA COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Em 2018 a 
TIME FOR FUN continuará promovendo sua série de Encontros, que começaram no ano passado com Paulinho da Viola e Marisa Monte. Dessa vez, o show que viajará pelo país será Simone encontra Ivan Lins. Eles passarão por São Paulodia 17 de março, no Citibank Halldia 24 de março, em Belo Horizonte, no Km de Vantagens Hall BH; e por fim no Rio de Janeirodia 07 de abril, no Km de Vantagens Hall RJ.
 
CARNAVAL KIDS MUDA O NOME PARA FOLIA KIDS
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Nenety Eventos e o Grupo Armind, em parceria com o Estádio Mineirão, anunciaram a mudança do nome do evento Carnaval Kids para Folia Kids. O objetivo é fazer com que o público entenda que é a primeira edição da festa e que não existe nenhum vínculo com a iniciativa realizada por outra empresa em 2017.  
 
O CLIMA DE CARNAVAL CONTAGIARÁ O MINEIRÃO NESTE ANO
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O Mineirão está com uma programação diversificada durante o carnaval. Na programação, as festas atendem desde as crianças até os jovens que curtem funk e eletrônico. Serão três grandes eventos que vão desde o eletrônico, passando pelo funk pop, até às brincadeiras de criança. Pois a 
Magic Island, o Bloco da Pan e a Folia Kids estão confirmados para fazer a alegria dos mineiros no Gigante da Pampulha.
 
CARNAVAIS DE BH E SP REALIZAM INTERCÂMBIO NO PRÓXIMO SÁBADO
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O Bloco Baianas Ozadas, considerado o maior de BH, convida o diretor do maior bloco de rua do carnaval de São Paulo para a próxima edição do Ensaio Ozadia de Verão. Simoninha, que está à frente do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, confirmou sua presença no Ensaio Ozadia de Versão. No 
dia 20 de janeiro, próximo sábado, a partir das 14h, a Vila Albertinni (Rua Cristal, 137 - Santa Teresa, Belo Horizonte) abre as portas para receber o público numa grande festa que contará também com o bloco Volta Belchior.
 
SHOPPING CONTAGEM RECEBE COM EXCLUSIVIDADE O CIRCUITO “MICKEY AVENTURA SOBRE RODAS” DA DISNEY
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 05/02/2018

As crianças e famílias já têm compromisso marcado nessas férias no Shopping Contagem. A partir do dia 13 de janeiro, o 
mall recebe com exclusividade o circuito “Mickey Aventuras sobre Rodas”, inspirado na série de mesmo nome do canal Disney Junior. A atração, destinada a crianças com idades entre 4 e 12 anos, reúne uma série de atividades que estimulam a criatividade, a socialização e o desenvolvimento motor de uma forma superdivertida.
 
 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2018 PQN - O Portal da Comunicação
Enviar Whatsapp Enviar Email Praça Raul Soares, 8 Sl 1201 - Centro - CEP 30180-030 - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação