PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Voe 1 Codemig
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria1
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Infinita
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
‘O SORRISO DE JOÃO’ MOSTRA DE FORMA LÚDICA E EDUCATIVA COMO FALAR DE DOENÇA E MORTE COM CRIANÇAS" PDF Imprimir E-mail
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO   
13-Set-2017
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 13/09/2017

Sorrisos e olhares são marcantes, especialmente os de uma criança. A presença cativante e a alegria de João Vitor, um paciente que fez tratamento oncológico no Hospital da Baleia e faleceu em 2015, motivou a médica Raquel Vilela a deixar registrado em páginas coloridas a lição do convívio diário com o menino que lutou bravamente pela vida. A obra ‘O sorriso de João’, ilustrada pelo cartunista Dan Arrows e prefaciada por Maurício de Sousa, está em sua 2ª edição e conta a saga de um golfinho muito alegre e valente que mesmo com seu sofrimento nadava em direção ao futuro, conquistando todos com sua simpatia e bondade. De forma educativa e lúdica, a história tem o intuito de divulgar o ‘Setembro Dourado’, conscientizar os pais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e das visitas periódicas ao pediatra, além de tratar do processo de adoecimento e da morte com leveza e sensibilidade.  
Sorrisos e olhares são marc
 
A publicação será destaque da roda de conversa ‘Os livros e os temas dolorosos na infância’ programada para o dia 17 de setembro, às 10h30, durante o 2º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH) e 3ª Primavera Literária da LIBRE. Dra. Raquel Vilela foi convidada para contar sua experiência como médica e autora do livro e para falar sobre a amizade que inspirou essa obra. Ela estará ao lado de Márcia Alves, que tratará de sua longa trajetória e militância no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo do debate é discutir como os livros podem ajudar a falar de temas difíceis, especialmente com as crianças.
 

João Vitor - o garoto que inspirou a autora - era um menino muito iluminado. Segundo Dra. Raquel Vilela, ele estava sempre alegre, confiante e pronto para ajudar todos na enfermaria apesar de todo sofrimento: “seu sorriso motivava os outros pacientes e acompanhantes, médicos, profissionais de enfermagem e demais funcionários”. Das visitas diárias, surgiu uma grande amizade com o menino e sua família. Raquel relembra: “certa vez brinquei que faria um livro sobre ele. João se alegrou e respondeu que com a minha ajuda ficaria famoso. Após o falecimento dele, resolvi escrever a história. Como tudo se passou dentro do Hospital da Baleia, optei por personificá-lo como um golfinho - animal que tem como característica a doçura, a inteligência e a sensibilidade”.
 

A autora ressalta que a parceria com o cartunista Dan Arrows foi fundamental para o sucesso do livro: “ele aceitou ilustrar gratuitamente essa obra solidária, cuja verba será destinada à manutenção do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital da Baleia”. Sobre a mensagem principal do livro ela destaca: “passar pelo processo de adoecimento e perda de um ente querido é um convite ao amadurecimento. Apesar de desejarmos que a infância seja sempre alegre, em certas ocasiões as crianças precisam aprender a lidar com a morte. Quando trabalhamos isso de forma lúdica, a dor fica mais amena. Não existem coincidências, o meu encontro com João foi algo divino. Optei por transformar essa amizade em uma mensagem que seja capaz de tornar mais leve a vida de outras pessoas”.
 

SOBRE A FLI BH
 
Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, a FLI-BH e a Primavera Literária promovem a pluralidade de vozes com mais de 200 atrações gratuitas de valorização da literatura e fomento à leitura. O evento será promovido de 14 a 17 de setembro no Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/n, Centro). Com o tema ‘Vozes de Todos os Cantos’, o festival propõe trazer à cena a diversidade que a literatura expressa, reunindo grupos que movimentam a cena literária na cidade e em diferentes partes do mundo. A ideia é romper com as divisões entre centro e periferia, entre guetos, grupos e classes sociais, entre o tradicional e o novo, e apossar da força que vem de diferentes territórios, com a variedade de culturas, de gêneros, de opções de expressão. Para isso, irá reunir 152 convidados locais, nacionais e internacionais, somando as vozes das ruas, dos saraus, da academia e do público leitor.

 
SETEMBRO DOURADO
 
A campanha alerta a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no país. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, são mais de 10 mil novos casos de câncer registrados nessa faixa etária por ano no Brasil. A doença merece toda atenção dos pais, pois os sintomas são facilmente confundidos com os de outras doenças comuns da infância. Daí a importância das visitas periódicas ao Pediatra. Se for diagnosticada precocemente, as chances de cura ficam em torno de 70%.
 

A coordenadora da Pediatria do Hospital da Baleia, Dra. Eugênia Valadares, esclarece que o câncer infantil é raro, mas é responsável por parcela significativa de morte na faixa infantojuvenil, especialmente entre 0 e 5 anos: “os canceres mais frequentes em pediatria são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central, os linfomas, os tumores abdominais (neuroblastoma e tumor de Wilms) e tumores ósseos. O diagnóstico precoce é muito importante para o prognóstico, que tem melhorado acentuadamente nas últimas décadas.  O Hospital da Baleia é um dos três centros de referência em Belo Horizonte para tratamento do câncer infantojuvenil e atende pacientes de todo o estado”.
 

Já a coordenadora da Oncologia Pediátrica do Hospital da Baleia, Dra. Vanessa Carvalho Lima, destaca que o diagnóstico precoce é de extrema importância: “os tumores pediátricos têm crescimento rápido e evolução aguda, com necessidade iminente de conduta do especialista. Por esse motivo, os pais devem estar sempre atentos. Toque no seu filho e observe massas ou manchas na pele. Se especialista for procurado com antecedência, maiores as chances de salvar a vida dos pequenos pacientes. Nosso papel é avaliar hipóteses diagnósticas, tirar dúvidas, buscar soluções para que esse tempo tão precioso não seja perdido. O Hospital Baleia faz a diferença e os pais também podem fazer”.
 

HOSPITAL DA BALEIA
 
Desde a sua criação, a instituição tem o cuidado da saúde da criança como missão. Na década de 1940, a principal função do hospital era atender os pequenos pacientes acometidos pela tuberculose. Com o passar dos anos, foi se especializando no atendimento cirúrgico, tornando-se um Hospital Geral, com diversas especialidades e serviços. Mesmo com esse crescimento, a Pediatria permaneceu como um dos principais serviços prestados à população, sendo considerada referência na especialidade em Minas Gerais.
 

SERVIÇO:
‘Roda de conversa - Os livros e os temas dolorosos na infância’ durante o ‘2º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte e 3ª Primavera Literária da LIBRE’.
Local: Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/n, Centro - BH)
Data: 17 de setembro (domingo)
Horário: 10h30
Entrada gratuita
Confira a programação completa em www.flibh.com.br
 

O livro ‘O sorriso de João’ é um produto solidário do Hospital da Baleia e está sendo vendido, por R$ 30, nas Drogarias Araujo, nas lojas do Epa Supermercados e na Livraria Leitura do Shopping Boulevard. O valor arrecadado com a venda da publicação será utilizado na manutenção do Serviço de Oncologia Pediátrica do hospital.
 
 

ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO
Árvore Gestão de Relacionamento (31) 3194-8700
Direção: Rafael Araújo
 
ATENDIMENTO:
Mariana Castello Branco – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
(31) 3194-8718 / 9 7473-1969
 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
EQUILIBRIO PESSOAL E PROFISSIONAL
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/11/2017

Entre os dias 6 e 10 de novembro, a Unimed Aeromédica realizou a SIPAT. Com o mote “Equilibrar a vida pessoal e a vida profissional. Um desafio que começa com você”, o evento contou com 14 palestras, aulas de yoga, jogos, sorteios e point of care. Os profissionais do setor cooperativista puderam realizar tanto teste ocular quanto perfil ergonômico, no intuito de checar se a saúde estava em dia.
 
NOVEMBRO AZUL MOVIMENTA HOSPITAL DA BALEIA
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/11/2017

A campanha mundial ‘Novembro Azul’ propõe aos homens uma reflexão sobre a importância dos cuidados diários com a saúde. 
Com o intuito de promover uma mudança de paradigma em relação à ida ao urologista para realização do exame de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico), o movimento vai além e faz um convite ao sexo masculino a ficar mais atento aos sinais do organismo e a adotar hábitos saudáveis.
 
PROCURADOR DA REPÚBLICA ATHAYDE RIBEIRO COSTA SERÁ UM DOS PALESTRANTES DO 44º ENCONTRO DE REFLEXÃO
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 16/11/2017

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE Minas Gerais) vai promover, no dia 25 de novembro (sábado), a 44ª edição do Encontro de Reflexão em Belo Horizonte. O evento, que será realizado na Paróquia Nossa Senhora Rainha (Belvedere), é considerado um dos mais importantes da entidade e terá como tema "Um Brasil melhor é possível e depende de cada um de nós".
 
SIND-UTE/MG COBRA DO GOVERNO DO ESTADO A REGULARIZAÇÃO DO PAGAMENTO DE CONSIGNADOS
STUDIUM EFICAZ - 16/11/2017

O Sind-UTE/MG
, NOTIFICOU, nesta quinta-feira (16/11/17) o Governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Fernando da Mata Pimentel em decorrência da prática do governo do Estado em relação aos consignados. Embora a situação tenha sido denunciada e questionada por diversos/as servidores/as, inclusive, por meio da imprensa, até o momento o governo não se posicionou para as entidades do funcionalismo público estadual.
 
BELO HORIZONTE RECEBE EDIÇÃO 2017 DO FANTÁSTIKO DAY
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 16/11/2017

Belo Horizonte recebe na próxima terça-feira, 21 de novembro, o Fantástiko Day, maior evento de tecnologia e marketing digital para o mercado imobiliário mineiro. O evento, realizado pelo Fantástiko Marketplace Imobiliário, uma empresa do Grupo Monetizze, conecta profissionais e especialistas do mercado imobiliário. A edição deste ano será realizada no Ouro Minas Palace Hotel.
 
M2B EMBALAGENS COMEMORA CRESCIMENTO EM 2017
OUTRA VISÃO COMUNICAÇÃO - 16/11/2017

A M2B Embalagens (
www.mmembalagens.ind.br), empresa de caixa de papelão ondulado, vai fechar o ano com 400 toneladas de caixas produzidas por mês, aproximadamente um crescimento de 60% em comparação ao registrado em 2016, que foi de 250 toneladas mês. Em 2016, o crescimento da produção registrado comparando-se com o ano de 2015 foi 31%. A empresa completou 12 anos neste ano. São 5.500 metros quadrados de área de industrial, em Ibirité (MG), 9 máquinas nacionais, com tecnologia estrangeira, e 80 funcionários. 
 
MM GERDAU PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS DO COMCIÊNCIA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/11/2017

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 16 de novembro, às 19h30, mais uma palestra do CoMciência, projeto que possui o objetivo de difundir e tornar mais acessíveis conteúdos científicos, reforçando o DNA de ciência e tecnologia do museu. Uma das ações é a realização de uma palestra mensal, nas primeiras quintas do mês, sobre temas científicos e relacionados à mineração e à metalurgia. Nesta edição, será apresentada a palestra “Legislação Mineral: marcos legais mineral e ambiental”, pelo advogado Fábio Henrique Vieira Figueiredo. O evento gratuito é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e possui vagas limitadas, sujeitas a lotação do espaço.
 
MÚSICA NA VARANDA CINE BRASIL 2017
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 14/11/2017
 
CHALLENGE SOLIDÁRIO
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 14/11/2017

O ‘104 Challenge Hospital da Baleia’ será realizado no dia 18 de novembro (sábado), a partir das 8h30, no Centro e Quatro (Praça Rui Barbosa, 104 - Centro). Ao todo, foram inscritas 8 equipes (com 32 pessoas), além de 11 inscrições individuais.
 
MUSICAL DE NATAL GRATUITO AGITA PROGRAMAÇÃO DO SHOPPING ESTAÇÃO BH
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 14/11/2017

A magia do Natal já chegou ao Shopping Estação BH. Além de conferir todos os detalhes da grandiosa e interativa decoração natalina inspirada na animação Toy Story, da Disney.Pixar, as famílias poderão conferir uma programação cultural exclusiva ao longo da semana. Nos dias 15, 18 e 19 de novembro, a Praça de Eventos (1º piso) recebe um 
pocket show gratuito do musical “Show de Natal”.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação