PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Aberje
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria2
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
‘O SORRISO DE JOÃO’ MOSTRA DE FORMA LÚDICA E EDUCATIVA COMO FALAR DE DOENÇA E MORTE COM CRIANÇAS" PDF Imprimir E-mail
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO   
13-Set-2017
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 13/09/2017

Sorrisos e olhares são marcantes, especialmente os de uma criança. A presença cativante e a alegria de João Vitor, um paciente que fez tratamento oncológico no Hospital da Baleia e faleceu em 2015, motivou a médica Raquel Vilela a deixar registrado em páginas coloridas a lição do convívio diário com o menino que lutou bravamente pela vida. A obra ‘O sorriso de João’, ilustrada pelo cartunista Dan Arrows e prefaciada por Maurício de Sousa, está em sua 2ª edição e conta a saga de um golfinho muito alegre e valente que mesmo com seu sofrimento nadava em direção ao futuro, conquistando todos com sua simpatia e bondade. De forma educativa e lúdica, a história tem o intuito de divulgar o ‘Setembro Dourado’, conscientizar os pais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e das visitas periódicas ao pediatra, além de tratar do processo de adoecimento e da morte com leveza e sensibilidade.  
Sorrisos e olhares são marc
 
A publicação será destaque da roda de conversa ‘Os livros e os temas dolorosos na infância’ programada para o dia 17 de setembro, às 10h30, durante o 2º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH) e 3ª Primavera Literária da LIBRE. Dra. Raquel Vilela foi convidada para contar sua experiência como médica e autora do livro e para falar sobre a amizade que inspirou essa obra. Ela estará ao lado de Márcia Alves, que tratará de sua longa trajetória e militância no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo do debate é discutir como os livros podem ajudar a falar de temas difíceis, especialmente com as crianças.
 

João Vitor - o garoto que inspirou a autora - era um menino muito iluminado. Segundo Dra. Raquel Vilela, ele estava sempre alegre, confiante e pronto para ajudar todos na enfermaria apesar de todo sofrimento: “seu sorriso motivava os outros pacientes e acompanhantes, médicos, profissionais de enfermagem e demais funcionários”. Das visitas diárias, surgiu uma grande amizade com o menino e sua família. Raquel relembra: “certa vez brinquei que faria um livro sobre ele. João se alegrou e respondeu que com a minha ajuda ficaria famoso. Após o falecimento dele, resolvi escrever a história. Como tudo se passou dentro do Hospital da Baleia, optei por personificá-lo como um golfinho - animal que tem como característica a doçura, a inteligência e a sensibilidade”.
 

A autora ressalta que a parceria com o cartunista Dan Arrows foi fundamental para o sucesso do livro: “ele aceitou ilustrar gratuitamente essa obra solidária, cuja verba será destinada à manutenção do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital da Baleia”. Sobre a mensagem principal do livro ela destaca: “passar pelo processo de adoecimento e perda de um ente querido é um convite ao amadurecimento. Apesar de desejarmos que a infância seja sempre alegre, em certas ocasiões as crianças precisam aprender a lidar com a morte. Quando trabalhamos isso de forma lúdica, a dor fica mais amena. Não existem coincidências, o meu encontro com João foi algo divino. Optei por transformar essa amizade em uma mensagem que seja capaz de tornar mais leve a vida de outras pessoas”.
 

SOBRE A FLI BH
 
Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, a FLI-BH e a Primavera Literária promovem a pluralidade de vozes com mais de 200 atrações gratuitas de valorização da literatura e fomento à leitura. O evento será promovido de 14 a 17 de setembro no Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/n, Centro). Com o tema ‘Vozes de Todos os Cantos’, o festival propõe trazer à cena a diversidade que a literatura expressa, reunindo grupos que movimentam a cena literária na cidade e em diferentes partes do mundo. A ideia é romper com as divisões entre centro e periferia, entre guetos, grupos e classes sociais, entre o tradicional e o novo, e apossar da força que vem de diferentes territórios, com a variedade de culturas, de gêneros, de opções de expressão. Para isso, irá reunir 152 convidados locais, nacionais e internacionais, somando as vozes das ruas, dos saraus, da academia e do público leitor.

 
SETEMBRO DOURADO
 
A campanha alerta a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no país. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, são mais de 10 mil novos casos de câncer registrados nessa faixa etária por ano no Brasil. A doença merece toda atenção dos pais, pois os sintomas são facilmente confundidos com os de outras doenças comuns da infância. Daí a importância das visitas periódicas ao Pediatra. Se for diagnosticada precocemente, as chances de cura ficam em torno de 70%.
 

A coordenadora da Pediatria do Hospital da Baleia, Dra. Eugênia Valadares, esclarece que o câncer infantil é raro, mas é responsável por parcela significativa de morte na faixa infantojuvenil, especialmente entre 0 e 5 anos: “os canceres mais frequentes em pediatria são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central, os linfomas, os tumores abdominais (neuroblastoma e tumor de Wilms) e tumores ósseos. O diagnóstico precoce é muito importante para o prognóstico, que tem melhorado acentuadamente nas últimas décadas.  O Hospital da Baleia é um dos três centros de referência em Belo Horizonte para tratamento do câncer infantojuvenil e atende pacientes de todo o estado”.
 

Já a coordenadora da Oncologia Pediátrica do Hospital da Baleia, Dra. Vanessa Carvalho Lima, destaca que o diagnóstico precoce é de extrema importância: “os tumores pediátricos têm crescimento rápido e evolução aguda, com necessidade iminente de conduta do especialista. Por esse motivo, os pais devem estar sempre atentos. Toque no seu filho e observe massas ou manchas na pele. Se especialista for procurado com antecedência, maiores as chances de salvar a vida dos pequenos pacientes. Nosso papel é avaliar hipóteses diagnósticas, tirar dúvidas, buscar soluções para que esse tempo tão precioso não seja perdido. O Hospital Baleia faz a diferença e os pais também podem fazer”.
 

HOSPITAL DA BALEIA
 
Desde a sua criação, a instituição tem o cuidado da saúde da criança como missão. Na década de 1940, a principal função do hospital era atender os pequenos pacientes acometidos pela tuberculose. Com o passar dos anos, foi se especializando no atendimento cirúrgico, tornando-se um Hospital Geral, com diversas especialidades e serviços. Mesmo com esse crescimento, a Pediatria permaneceu como um dos principais serviços prestados à população, sendo considerada referência na especialidade em Minas Gerais.
 

SERVIÇO:
‘Roda de conversa - Os livros e os temas dolorosos na infância’ durante o ‘2º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte e 3ª Primavera Literária da LIBRE’.
Local: Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/n, Centro - BH)
Data: 17 de setembro (domingo)
Horário: 10h30
Entrada gratuita
Confira a programação completa em www.flibh.com.br
 

O livro ‘O sorriso de João’ é um produto solidário do Hospital da Baleia e está sendo vendido, por R$ 30, nas Drogarias Araujo, nas lojas do Epa Supermercados e na Livraria Leitura do Shopping Boulevard. O valor arrecadado com a venda da publicação será utilizado na manutenção do Serviço de Oncologia Pediátrica do hospital.
 
 

ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO
Árvore Gestão de Relacionamento (31) 3194-8700
Direção: Rafael Araújo
 
ATENDIMENTO:
Mariana Castello Branco – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
(31) 3194-8718 / 9 7473-1969
 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
PAULO LAMAC, MAÍRA PINTO COLARES E MARIA FERNANDES CALDAS SÃO OS CONVIDADOS PARA O ALMOÇO-PALESTRA
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 20/09/2017

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) promove, na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, das 12h às 14h, mais uma edição do Almoço-palestra. Os convidados são o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Pinto Colares, e a secretária municipal de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas, que vão discutir sobre o tema "
Belo Horizonte: Desafios da Requalificação para a Retomada da Relevância”. O evento será realizado na sede da Fiemg, que fica na Avenida do Contorno, 4520 (Edifício Albano Franco, 1º andar).
 
DO RÁDIO PARA O PALCO DO ESTAÇÃO COMÉDIA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 20/09/2017

Esta semana, a programação do Estação Comédia está sintonizada com as ondas do rádio. O festival leva para o palco do teatro Estação Cultural espetáculos inspirados em programas que são sucesso entre os mineiros, como o “Absurdo” (Extra FM) e o “Cassino da Kayete” (BH FM).
 
COLÉGIO ARNALDO REALIZA FESTIVAL DE PIZZA SOLIDÁRIO
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 20/09/2017

A solidariedade é o principal ingrediente do Festival de Pizza que a unidade Funcionários do Colégio Arnaldo realiza no próximo dia 29 de setembro, sexta-feira, a partir das 17h30. Toda a renda do festival será revertida para instituições apoiadas pelo colégio. A entrada será de R$ 10,00 e dará direito a duas fatias de pizza. 
 
ESCRITOR JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA PARTICIPA DA 4ª EDIÇÃO DO PROJETO “DIVINAS CONVERSAS”
PERSONAL PRESS - 20/09/2017

A Fundação Torino Escola Internacional dá início à quarta edição do projeto Divinas Conversas. Quem estreia essa nova edição é o escritor, publicitário, ensaísta e professor universitário 
João Anzanello Carrascoza, que no dia 26 de setembro, às 19h30, discorre sobre as “Afinidades eletivas: a literatura em diálogo com outras artes e ofícios”. A palestra será realizada no auditório do Centro Cultural da Fundação Torino, é aberta à comunidade, tem entrada gratuita e está sujeita à lotação do espaço (170 lugares).
 
MEU VIZINHO PARDINI TERÁ ATIVIDADES GRATUITAS COM A EQUIPE DA CIA ATHLETICA DE BH
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 20/09/2017

Neste sábado, dia 23 de setembro, a Praça da Assembleia recebe mais uma edição do Festival Meu Vizinho Pardini, com uma programação musical, teatral e ações de promoção à saúde, entre 11h e 20h, e a Cia Athletica de Belo Horizonte leva para o evento atividades físicas e recreativas gratuitas com profissionais que fazem parte do time de ouro da academia. 
 
CAMPEONATO MINEIRO DE FUT 7 REALIZA 4ª RODADA DAS SELETIVAS NESTE SÁBADO
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 20/09/2017

Neste sábado, 23 de setembro, a partir das 10h, será realizada a 4ª rodada das Seletivas do Campeonato Mineiro de Fut 7 2018. As competições acontecerão na Arena 7 Beach Club, Avenida Heráclito Mourão de Melo, 907, Alípio de Melo. A competição, que já tem um calendário definido, será realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2018 no Mineirinho e contará com uma programação extensa até a abertura oficial.
 
FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS APRESENTA VIOLINISTA ANTHONY FLINT, SPALLA DA ORQUESTRA, COMO SOLISTA
PRESS COMUNICAÇÃO - 20/09/2017

O violinista e
 Spalla da Filarmônica de Minas Gerais, Anthony Flint, é o solista convidado dos concertos dos dias 21 e 22 de setembro. O músico interpretará Ascensão da cotovia, de Vaughan Williams, e Romance em fá menor, de Dvorák. Sob regência do maestro Marcos Arakaki, a Orquestra apresenta, ainda, Variações sobre um tema de Frank Bridge, de Britten, e Sinfonia nº 7 em ré menor, também de Dvorák.
 
PARAOPEBA MUSIC FESTIVAL ANUNCIA CAMAROTE OPEN BAR
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 19/09/2017

O público pediu e o produtor Renatinho Pé da Vaca atendeu. O 
Paraopeba Music Festival, que está com as vendas ingressos a todo vapor, terá um Camarote  Open Bar. O evento acontece nos dias 13 e 14 de outubro, sexta e sábado, às 21h no Parque de Exposições da cidade (Av. Dom Cirílo, 1397, Paraopeba – MG), com os shows de MC Kevinho, Victor & Fabiano, Marcelinho de Lima e The Rio Mansion.
 
CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA “O TEMPO DOS SONHOS: ARTE ABORÍGENE CONTEMPORÂNEA DA AUSTRÁLIA”
PERSONAL PRESS - 18/09/2017

De 
19 de setembro a 19 de novembro de 2017, Belo Horizonte (MG) conhecerá O Tempo dos Sonhos: A Arte Aborígene Contemporânea da Austrália na Casa Fiat de Cultura. Um acervo de mais de 70 obras, entre pinturas, esculturas, litografias e bark paintings (pinturas em entrecasca de eucalipto). A mostra apresenta a expressão artística contemporânea e narrativas da cultura aborígene com obras representativas das diversas regiões daquele país continente. Toda a programação é gratuita.
 
CAMPANHA DE DIA DAS CRIANÇAS 'ENTRE NESSA BRINCADEIRA' CHEGA À SUA 6ª EDIÇÃO
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 18/09/2017

T
ão legal quanto ganhar presente é dar um presente para quem precisa, mas é muito melhor se esse presente é um brinquedo que além disso traz alegria e diversão. É com esse tema que a campanha 'Entre Nessa Brincadeira, que chega à sua 6ª edição, visa incentivar que crianças de todas as idades doem brinquedos em boas condições para serem encaminhados a ONGs que trabalham com crianças de baixa renda. Neste ano a campanha capitaneada pelo xerife Woody e seus amigos de Toy Story, da Disney·Pixar, estará presente em 30 shoppings da rede BRMalls. Os shoppings participantes receberão as doações até o dia 12 de outubro de 2017. Os brinquedos podem ser entregues no shopping, onde o doador receberá um broche colecionável.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação