PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Pessoa
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria2
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
‘O SORRISO DE JOÃO’ MOSTRA DE FORMA LÚDICA E EDUCATIVA COMO FALAR DE DOENÇA E MORTE COM CRIANÇAS" PDF Imprimir E-mail
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO   
13-Set-2017
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 13/09/2017

Sorrisos e olhares são marcantes, especialmente os de uma criança. A presença cativante e a alegria de João Vitor, um paciente que fez tratamento oncológico no Hospital da Baleia e faleceu em 2015, motivou a médica Raquel Vilela a deixar registrado em páginas coloridas a lição do convívio diário com o menino que lutou bravamente pela vida. A obra ‘O sorriso de João’, ilustrada pelo cartunista Dan Arrows e prefaciada por Maurício de Sousa, está em sua 2ª edição e conta a saga de um golfinho muito alegre e valente que mesmo com seu sofrimento nadava em direção ao futuro, conquistando todos com sua simpatia e bondade. De forma educativa e lúdica, a história tem o intuito de divulgar o ‘Setembro Dourado’, conscientizar os pais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e das visitas periódicas ao pediatra, além de tratar do processo de adoecimento e da morte com leveza e sensibilidade.  
Sorrisos e olhares são marc
 
A publicação será destaque da roda de conversa ‘Os livros e os temas dolorosos na infância’ programada para o dia 17 de setembro, às 10h30, durante o 2º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH) e 3ª Primavera Literária da LIBRE. Dra. Raquel Vilela foi convidada para contar sua experiência como médica e autora do livro e para falar sobre a amizade que inspirou essa obra. Ela estará ao lado de Márcia Alves, que tratará de sua longa trajetória e militância no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo do debate é discutir como os livros podem ajudar a falar de temas difíceis, especialmente com as crianças.
 

João Vitor - o garoto que inspirou a autora - era um menino muito iluminado. Segundo Dra. Raquel Vilela, ele estava sempre alegre, confiante e pronto para ajudar todos na enfermaria apesar de todo sofrimento: “seu sorriso motivava os outros pacientes e acompanhantes, médicos, profissionais de enfermagem e demais funcionários”. Das visitas diárias, surgiu uma grande amizade com o menino e sua família. Raquel relembra: “certa vez brinquei que faria um livro sobre ele. João se alegrou e respondeu que com a minha ajuda ficaria famoso. Após o falecimento dele, resolvi escrever a história. Como tudo se passou dentro do Hospital da Baleia, optei por personificá-lo como um golfinho - animal que tem como característica a doçura, a inteligência e a sensibilidade”.
 

A autora ressalta que a parceria com o cartunista Dan Arrows foi fundamental para o sucesso do livro: “ele aceitou ilustrar gratuitamente essa obra solidária, cuja verba será destinada à manutenção do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital da Baleia”. Sobre a mensagem principal do livro ela destaca: “passar pelo processo de adoecimento e perda de um ente querido é um convite ao amadurecimento. Apesar de desejarmos que a infância seja sempre alegre, em certas ocasiões as crianças precisam aprender a lidar com a morte. Quando trabalhamos isso de forma lúdica, a dor fica mais amena. Não existem coincidências, o meu encontro com João foi algo divino. Optei por transformar essa amizade em uma mensagem que seja capaz de tornar mais leve a vida de outras pessoas”.
 

SOBRE A FLI BH
 
Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, a FLI-BH e a Primavera Literária promovem a pluralidade de vozes com mais de 200 atrações gratuitas de valorização da literatura e fomento à leitura. O evento será promovido de 14 a 17 de setembro no Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/n, Centro). Com o tema ‘Vozes de Todos os Cantos’, o festival propõe trazer à cena a diversidade que a literatura expressa, reunindo grupos que movimentam a cena literária na cidade e em diferentes partes do mundo. A ideia é romper com as divisões entre centro e periferia, entre guetos, grupos e classes sociais, entre o tradicional e o novo, e apossar da força que vem de diferentes territórios, com a variedade de culturas, de gêneros, de opções de expressão. Para isso, irá reunir 152 convidados locais, nacionais e internacionais, somando as vozes das ruas, dos saraus, da academia e do público leitor.

 
SETEMBRO DOURADO
 
A campanha alerta a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no país. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, são mais de 10 mil novos casos de câncer registrados nessa faixa etária por ano no Brasil. A doença merece toda atenção dos pais, pois os sintomas são facilmente confundidos com os de outras doenças comuns da infância. Daí a importância das visitas periódicas ao Pediatra. Se for diagnosticada precocemente, as chances de cura ficam em torno de 70%.
 

A coordenadora da Pediatria do Hospital da Baleia, Dra. Eugênia Valadares, esclarece que o câncer infantil é raro, mas é responsável por parcela significativa de morte na faixa infantojuvenil, especialmente entre 0 e 5 anos: “os canceres mais frequentes em pediatria são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central, os linfomas, os tumores abdominais (neuroblastoma e tumor de Wilms) e tumores ósseos. O diagnóstico precoce é muito importante para o prognóstico, que tem melhorado acentuadamente nas últimas décadas.  O Hospital da Baleia é um dos três centros de referência em Belo Horizonte para tratamento do câncer infantojuvenil e atende pacientes de todo o estado”.
 

Já a coordenadora da Oncologia Pediátrica do Hospital da Baleia, Dra. Vanessa Carvalho Lima, destaca que o diagnóstico precoce é de extrema importância: “os tumores pediátricos têm crescimento rápido e evolução aguda, com necessidade iminente de conduta do especialista. Por esse motivo, os pais devem estar sempre atentos. Toque no seu filho e observe massas ou manchas na pele. Se especialista for procurado com antecedência, maiores as chances de salvar a vida dos pequenos pacientes. Nosso papel é avaliar hipóteses diagnósticas, tirar dúvidas, buscar soluções para que esse tempo tão precioso não seja perdido. O Hospital Baleia faz a diferença e os pais também podem fazer”.
 

HOSPITAL DA BALEIA
 
Desde a sua criação, a instituição tem o cuidado da saúde da criança como missão. Na década de 1940, a principal função do hospital era atender os pequenos pacientes acometidos pela tuberculose. Com o passar dos anos, foi se especializando no atendimento cirúrgico, tornando-se um Hospital Geral, com diversas especialidades e serviços. Mesmo com esse crescimento, a Pediatria permaneceu como um dos principais serviços prestados à população, sendo considerada referência na especialidade em Minas Gerais.
 

SERVIÇO:
‘Roda de conversa - Os livros e os temas dolorosos na infância’ durante o ‘2º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte e 3ª Primavera Literária da LIBRE’.
Local: Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/n, Centro - BH)
Data: 17 de setembro (domingo)
Horário: 10h30
Entrada gratuita
Confira a programação completa em www.flibh.com.br
 

O livro ‘O sorriso de João’ é um produto solidário do Hospital da Baleia e está sendo vendido, por R$ 30, nas Drogarias Araujo, nas lojas do Epa Supermercados e na Livraria Leitura do Shopping Boulevard. O valor arrecadado com a venda da publicação será utilizado na manutenção do Serviço de Oncologia Pediátrica do hospital.
 
 

ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO
Árvore Gestão de Relacionamento (31) 3194-8700
Direção: Rafael Araújo
 
ATENDIMENTO:
Mariana Castello Branco – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
(31) 3194-8718 / 9 7473-1969
 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
DIRETOR GERAL DA PIF PAF É HOMENAGEADO PELA ASSOCIAÇÃO GOIANA DE AVICULTURA
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Recentemente, a Associação Goiana de Avicultura (AGA) realizou o 45º Jantar Anual da entidade. Na oportunidade, algumas personalidades do setor receberam honrarias por suas atuações de destaque no cenário da avicultura. Entre eles, o diretor geral da Pif Paf Alimentos, Ronaldo Miller, foi um dos executivos evidenciados. Miller esteve no evento em Goiânia e recebeu a honraria das mãos do presidente da AGA, Cláudio Almeida Faria.
 
EXPOSIÇÕES "MAR, MISTÉRIOS E AVENTURAS" E INSTITUTO HAHAHA
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O fundo do mar sempre foi objeto de fascínio para crianças e adultos. Afinal, quem nunca quis mergulhar e desbravar os mistérios do oceano? Que tal conhecer um pouco mais das maravilhas aquáticas sem precisar se molhar?
 
PULA-PULA GIGANTE É MAIS UMA ATRAÇÃO QUE O BH SHOPPING OFERECE NAS FÉRIAS DE VERÃO
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Um dos brinquedos mais amados pelas crianças chega em versão gigante no BH Shopping a partir do dia 17 de janeiro. Com 16m de comprimento, 9,8m de largura e 4,30m de altura, o pula-pula Floresta Encantada oferece um passeio divertido pela savana africana com atividades interativas, como escorregadores e trilhas.
 
MAIS DE UM TERÇO DOS BELO-HORIZONTINOS COMPRA POR IMPULSO, REVELA PESQUISA DA FECOMÉRCIO MG
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O percentual de consumidores de Belo Horizonte que faz planejamento financeiro subiu de 68,5%, em junho de 2017, para 69,6%, em dezembro, de acordo com a Pesquisa de Orçamento Doméstico, elaborada pela Fecomércio MG. O índice também ficou acima dos 62,2% apurados no mesmo mês de 2016. No entanto, apenas 25,8% conseguem seguir rigorosamente o que foi proposto. Além disso, mais de um terço das famílias (34,4%) não resiste aos atrativos das lojas e realiza compras por impulso.
 
CURSOS DE FÉRIAS HAPPY CODE BY AUTHENTICGAMES
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 16/01/2018

A Happy Code by AuthenticGames, escola de tecnologia e inovação, voltada para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, abriu inscrições para os cursos exclusivos de férias de 8 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018. Localizada na 
avenida Professor Mário Werneck, 1550, no Buritis, em Belo Horizonte, a escola aplica a metodologia de ensino baseada no conceito global Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), que une o conteúdo de disciplinas fundamentais, formando alunos mais preparados e capacitados para os desafios do cotidiano.
 
SIMONE ENCONTRA IVAN LINS:ETERNO RECOMEÇO
BENEDITA COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Em 2018 a 
TIME FOR FUN continuará promovendo sua série de Encontros, que começaram no ano passado com Paulinho da Viola e Marisa Monte. Dessa vez, o show que viajará pelo país será Simone encontra Ivan Lins. Eles passarão por São Paulodia 17 de março, no Citibank Halldia 24 de março, em Belo Horizonte, no Km de Vantagens Hall BH; e por fim no Rio de Janeirodia 07 de abril, no Km de Vantagens Hall RJ.
 
CARNAVAL KIDS MUDA O NOME PARA FOLIA KIDS
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Nenety Eventos e o Grupo Armind, em parceria com o Estádio Mineirão, anunciaram a mudança do nome do evento Carnaval Kids para Folia Kids. O objetivo é fazer com que o público entenda que é a primeira edição da festa e que não existe nenhum vínculo com a iniciativa realizada por outra empresa em 2017.  
 
O CLIMA DE CARNAVAL CONTAGIARÁ O MINEIRÃO NESTE ANO
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O Mineirão está com uma programação diversificada durante o carnaval. Na programação, as festas atendem desde as crianças até os jovens que curtem funk e eletrônico. Serão três grandes eventos que vão desde o eletrônico, passando pelo funk pop, até às brincadeiras de criança. Pois a 
Magic Island, o Bloco da Pan e a Folia Kids estão confirmados para fazer a alegria dos mineiros no Gigante da Pampulha.
 
CARNAVAIS DE BH E SP REALIZAM INTERCÂMBIO NO PRÓXIMO SÁBADO
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O Bloco Baianas Ozadas, considerado o maior de BH, convida o diretor do maior bloco de rua do carnaval de São Paulo para a próxima edição do Ensaio Ozadia de Verão. Simoninha, que está à frente do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, confirmou sua presença no Ensaio Ozadia de Versão. No 
dia 20 de janeiro, próximo sábado, a partir das 14h, a Vila Albertinni (Rua Cristal, 137 - Santa Teresa, Belo Horizonte) abre as portas para receber o público numa grande festa que contará também com o bloco Volta Belchior.
 
SHOPPING CONTAGEM RECEBE COM EXCLUSIVIDADE O CIRCUITO “MICKEY AVENTURA SOBRE RODAS” DA DISNEY
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 05/02/2018

As crianças e famílias já têm compromisso marcado nessas férias no Shopping Contagem. A partir do dia 13 de janeiro, o 
mall recebe com exclusividade o circuito “Mickey Aventuras sobre Rodas”, inspirado na série de mesmo nome do canal Disney Junior. A atração, destinada a crianças com idades entre 4 e 12 anos, reúne uma série de atividades que estimulam a criatividade, a socialização e o desenvolvimento motor de uma forma superdivertida.
 
 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2018 PQN - O Portal da Comunicação
Enviar Whatsapp Enviar Email Praça Raul Soares, 8 Sl 1201 - Centro - CEP 30180-030 - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação