PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Voe 1 Codemig
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Ricardo Cardin
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Converso
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
40ª SEMANA DO ALEIJADINHO CELEBRA AS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR OURO-PRETANA PDF Imprimir E-mail
CONVERSO COMUNICAÇÃO   
14-Nov-2017
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 14/11/2017

Há 40 edições, a Semana do Aleijadinho promove um intenso debate sobre as diversas manifestações artísticas, não deixando de lembrar o valioso legado do Mestre do Barroco Mineiro e Patrono das Artes no Brasil. Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e pelo Museu Aleijadinho, a edição de 2017 traz, de 9 a 18 de novembro, o tema 
Manifestações da Cultura Popular Ouro-pretana, com apresentações e reflexões sobre as múltiplas experiências culturais do povo de Ouro Preto.

 
A Semana começa no dia 9 de novembro, quinta-feira, com a abertura da exposição Sobre Riscos e Pautas: O devocionário popular nas obras dos mestres João de Deus e Aleijadinho, com curadoria de Vitor Gomes e peças do acervo do Museu da Música da Arquidiocese de Mariana. A exposição pode ser visitada até 20 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h, no SESI Ouro Preto (Praça Tiradentes, 4 – Centro).
 

A abertura oficial da 40ª Semana do Aleijadinho será no dia 13 de novembro, segunda-feira, na sacristia do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O Coral Canto Crescente, do Museu do Oratório, formado por crianças de Ouro Preto, se apresenta. Célia Corsino, superintendente do IPHAN em Minas Gerais, traz a proposta de revitalização do Museu Aleijadinho, que no ano de 2018 comemorará 50 anos de fundação.
 

No dia 14 de novembro, terça-feira, o Museu da Inconfidência oferece uma visita guiada para escolas de Ouro Preto (telefone do setor educativo 31-3551-4977) e, ainda, às 19h, a exibição comentada do filme Vida e obra do Aleijadinho, de Joaquim Pereira, ambas atividades com agendamento prévio. Essa programação se repete no dia 16 de novembro.
 

Ainda no dia 14, o Escritório Regional do IPHAN de Ouro Preto oferece a Oficina Sentidos Urbanos, para alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu. Às 17h, a Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) abre a exposição Poéticas da Alma “fé e devoção: a obra de José Ciríaco de Jesus”, que pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h.
 

O feriado de 15 de novembro, quarta-feira, começa com a apresentação do Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, com saída às 14h30 da Praça Tiradentes, indo para a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, Mercês de baixo, onde ocorrerá a celebração Eucarística. Às 19h, é a vez da apresentação dos Seresteiros Trovadores de Minas, que lançam o CD “Trovadores de Minas: Cantos, Histórias e Memórias” e também percorrem o bairro Antônio Dias em serenata, a partir da rua dos Paulistas.
 

O dia 16 de novembro, sexta-feira, é marcado pelo Workshop - Manifestações Artísticas em Ouro Preto, com mediação da Profª. Drª. Adalgisa Arantes Campos (UFMG), voltado para professores, alunos de graduação e de pós-graduação. Os participantes que quiserem apresentar comunicações, devem enviar os resumos para o e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . O Workshop continua no dia 17 de novembro, com palestras do Prof. Dr. Célio Macedo e da Profª. Drª. Claudina Maria Dutra Moresi.
 

Ainda no dia 17 de novembro, o Colóquio: Habitando uma cidade tombada: contradições, conflitos e potências, às 8h30, mediado por Cláudia Alencar, traz palestras de Cláudio Rezende Ribeiro, João Nazário Simões Villaschi e Maria Cristina Rocha Simão (IFMG – Campus Ouro Preto), seguidas de debate aberto. Às 14h, o Grupo PIBID UFOP na Música oferece a Oficina de Música a alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu. Às 20h, o Zé Pereira dos Lacaios, agremiação carnavalesca ouro-pretana, a mais antiga do Brasil, desfila pelas ruas do bairro Antônio Dias, com seu toque original, levando adultos e crianças.
 

A 40ª Semana do Aleijadinho encerra no dia 18 de novembro, data que celebra a morte do Patrono das Artes no Brasil. Às 9h, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) inicia a Confecção de Tapetes Devocionais no adro da Igreja de São Francisco de Assis. A mesma igreja recebe, às 19h, a Missa Solene em comemoração ao aniversário de morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e a ação de graças pelo 49º aniversário do Museu Aleijadinho. Na ocasião será aberto o Ano Jubilar do Museu Aleijadinho. Em seguida, a Medalha do Aleijadinho é entregue a personalidades que contribuíram para a cultura ouro-pretana.
 

A Semana do Aleijadinho de 2017 abre o Ano Jubilar do Museu Aleijadinho, que comemora 50 anos de fundação em 2018. Lembramos também, com gratidão, os 60 anos de vida sacerdotal de Dom Francisco Barroso Filho, fundador do Museu Aleijadinho e Bispo Emérito de Oliveira/MG.
 

A programação completa da 40ª Semana do Aleijadinho pode ser acessada no site www.museualeijadinho.com.br.
 

São parceiros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e do Museu Aleijadinho na realização da 40ª Semana do Aleijadinho: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, o Museu de Arte Sacra do Pilar, o Coral Canto Crescente, o Museu do Oratório, a Converso Comunicação, Museu da Inconfidência, o Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto, o Museu da Música da Arquidiocese de Mariana, o SESI Ouro Preto, a Prefeitura de Ouro Preto, a Fundação de Arte de Ouro Preto e o IPHAN.
 

Assessoria de Imprensa:
Converso Comunicação - (31) 3551-0618
Aline Monteiro: (31) 99347-2319
 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
EQUILIBRIO PESSOAL E PROFISSIONAL
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/11/2017

Entre os dias 6 e 10 de novembro, a Unimed Aeromédica realizou a SIPAT. Com o mote “Equilibrar a vida pessoal e a vida profissional. Um desafio que começa com você”, o evento contou com 14 palestras, aulas de yoga, jogos, sorteios e point of care. Os profissionais do setor cooperativista puderam realizar tanto teste ocular quanto perfil ergonômico, no intuito de checar se a saúde estava em dia.
 
NOVEMBRO AZUL MOVIMENTA HOSPITAL DA BALEIA
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/11/2017

A campanha mundial ‘Novembro Azul’ propõe aos homens uma reflexão sobre a importância dos cuidados diários com a saúde. 
Com o intuito de promover uma mudança de paradigma em relação à ida ao urologista para realização do exame de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico), o movimento vai além e faz um convite ao sexo masculino a ficar mais atento aos sinais do organismo e a adotar hábitos saudáveis.
 
PROCURADOR DA REPÚBLICA ATHAYDE RIBEIRO COSTA SERÁ UM DOS PALESTRANTES DO 44º ENCONTRO DE REFLEXÃO
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 16/11/2017

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE Minas Gerais) vai promover, no dia 25 de novembro (sábado), a 44ª edição do Encontro de Reflexão em Belo Horizonte. O evento, que será realizado na Paróquia Nossa Senhora Rainha (Belvedere), é considerado um dos mais importantes da entidade e terá como tema "Um Brasil melhor é possível e depende de cada um de nós".
 
SIND-UTE/MG COBRA DO GOVERNO DO ESTADO A REGULARIZAÇÃO DO PAGAMENTO DE CONSIGNADOS
STUDIUM EFICAZ - 16/11/2017

O Sind-UTE/MG
, NOTIFICOU, nesta quinta-feira (16/11/17) o Governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Fernando da Mata Pimentel em decorrência da prática do governo do Estado em relação aos consignados. Embora a situação tenha sido denunciada e questionada por diversos/as servidores/as, inclusive, por meio da imprensa, até o momento o governo não se posicionou para as entidades do funcionalismo público estadual.
 
BELO HORIZONTE RECEBE EDIÇÃO 2017 DO FANTÁSTIKO DAY
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 16/11/2017

Belo Horizonte recebe na próxima terça-feira, 21 de novembro, o Fantástiko Day, maior evento de tecnologia e marketing digital para o mercado imobiliário mineiro. O evento, realizado pelo Fantástiko Marketplace Imobiliário, uma empresa do Grupo Monetizze, conecta profissionais e especialistas do mercado imobiliário. A edição deste ano será realizada no Ouro Minas Palace Hotel.
 
M2B EMBALAGENS COMEMORA CRESCIMENTO EM 2017
OUTRA VISÃO COMUNICAÇÃO - 16/11/2017

A M2B Embalagens (
www.mmembalagens.ind.br), empresa de caixa de papelão ondulado, vai fechar o ano com 400 toneladas de caixas produzidas por mês, aproximadamente um crescimento de 60% em comparação ao registrado em 2016, que foi de 250 toneladas mês. Em 2016, o crescimento da produção registrado comparando-se com o ano de 2015 foi 31%. A empresa completou 12 anos neste ano. São 5.500 metros quadrados de área de industrial, em Ibirité (MG), 9 máquinas nacionais, com tecnologia estrangeira, e 80 funcionários. 
 
MM GERDAU PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS DO COMCIÊNCIA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/11/2017

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 16 de novembro, às 19h30, mais uma palestra do CoMciência, projeto que possui o objetivo de difundir e tornar mais acessíveis conteúdos científicos, reforçando o DNA de ciência e tecnologia do museu. Uma das ações é a realização de uma palestra mensal, nas primeiras quintas do mês, sobre temas científicos e relacionados à mineração e à metalurgia. Nesta edição, será apresentada a palestra “Legislação Mineral: marcos legais mineral e ambiental”, pelo advogado Fábio Henrique Vieira Figueiredo. O evento gratuito é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e possui vagas limitadas, sujeitas a lotação do espaço.
 
MÚSICA NA VARANDA CINE BRASIL 2017
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 14/11/2017
 
CHALLENGE SOLIDÁRIO
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 14/11/2017

O ‘104 Challenge Hospital da Baleia’ será realizado no dia 18 de novembro (sábado), a partir das 8h30, no Centro e Quatro (Praça Rui Barbosa, 104 - Centro). Ao todo, foram inscritas 8 equipes (com 32 pessoas), além de 11 inscrições individuais.
 
MUSICAL DE NATAL GRATUITO AGITA PROGRAMAÇÃO DO SHOPPING ESTAÇÃO BH
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 14/11/2017

A magia do Natal já chegou ao Shopping Estação BH. Além de conferir todos os detalhes da grandiosa e interativa decoração natalina inspirada na animação Toy Story, da Disney.Pixar, as famílias poderão conferir uma programação cultural exclusiva ao longo da semana. Nos dias 15, 18 e 19 de novembro, a Praça de Eventos (1º piso) recebe um 
pocket show gratuito do musical “Show de Natal”.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação