PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Outra Visão
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Ricardo Cardin
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Infinita
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Como as realidades virtual e aumentada impactarão os ambientes de trabalho PDF Imprimir E-mail
Leandro Laporta   
04-Dez-2017
Muitas empresas já estão reconhecendo que as realidades virtual e aumentada podem ter diferentes funções dentro do ambiente corporativo, mas, para fazer um bom uso de suas capacidades, é necessário entender o funcionamento de cada uma. Enquanto a realidade virtual dá a sensação de integrar, literalmente, um filme, jogos de ação ou salas de conferência, a aumentada adiciona camadas ao que estamos fazendo no mundo real.


Essas realidades já estão transformando experiências, impulsionando os negócios, aprimorando os processos de produção e otimizando lucros. E ainda há muitas áreas que podem aproveitar essas tecnologias para inovar. Veja algumas delas:
 
1.      Comunicações
As reuniões realizadas por meio de ferramentas de comunicações unificadas podem ser incrementadas com realidade aumentada e virtual, como, por exemplo, com o compartilhamento de imagens em 3D entre os participantes. Já existem robôs montados sobre rodas que podem se locomover por grandes espaços para captar imagens e transmiti-las em tempo real para diversas plataformas.
 

2.      Recrutamento
Possibilitar que as pessoas se sintam dentro da organização pode ser um diferencial na hora de recrutar os melhores talentos. Empresas como a Cisco e a mineradora Rio Tinto Kennecott oferecem tours que projetam as instalações utilizando realidade virtual, para que os candidatos se sintam familiarizados com o ambiente sem precisar se deslocar até lá.
 

3.      Treinamentos
Essa é uma das áreas com mais possibilidades de implementações. A Cruz Vermelha está introduzindo a realidade virtual para treinamentos de primeiros socorros em zonas de combate. O Walmart também está investindo na tecnologia, enquanto a Boieng afirmou recentemente que reduziu o tempo de treinamentos em 75% com a realidade virtual.
 

4.      Esportes
O uso da realidade virtual por times e marcas esportivas traz um novo universo de experiências para os fãs. Um bom exemplo foram as olimpíadas no Rio de Janeiro, que forneceram acesso a alguns jogos por meio de recursos de realidade virtual. A NBA já anunciou que investirá na tecnologia em transmissões especiais para assinantes do programa de fidelidade.
 

5.      Logística e Transporte
A DHL tem usado a realidade aumentada para reduzir erros e aumentar a velocidade nos centros de distribuição para o gerenciamento de estoque. Já a Orange Business Services está trabalhando com a WayRay Navion, no sistema pioneiro de navegação para carros, com tecnologia holográfica que aciona a realidade aumentada quando acoplada ao para-brisa dos veículos.
 

6.      Design de produto
Empresas como Dell EMC, Nike e Boeing têm investido em soluções de realidade virtual para que os designers possam trabalhar na inovação e criação de novos produtos. Os protótipos virtuais podem ser testados antes da fabricação e otimizam custos e os processos de produção.
 

7.      Medicina
Médicos cirurgiões já estão usando realidade virtual e realidade aumentada para treinamentos, diagnósticos e até mesmo em salas de operação. No ano passado, a NHS Trust utilizou a realidade virtual para transmitir um resgate salva-vidas para estudantes de medicina do mundo inteiro.
 

8.      Indústria 4.0
Essa é outra área de grandes oportunidades para a realidade virtual. Com ela, é possível fazer diagnósticos e tomar decisões antes mesmo de acessar as plantas industriais. Em casos extremos, como em uma enchente, por exemplo, é possível monitorar o nível da água e verificar as áreas mais afetadas.
 

9.      Agricultura
Um estudo da fabricante de alimentos Arla identificou diversas possibilidades para a utilização de realidade virtual na agricultura, incluindo wearables que conseguem rastrear animais, monitorando a saúde e consumo de alimentos.
 

10.    Varejo
Os varejistas estão explorando as novas tecnologias para aumentar as vendas e também proporcionar melhores experiências aos clientes. A IKEA já anunciou a intenção de trabalhar com a Apple em um aplicativo para que os consumidores possam visualizar a instalação de móveis em suas casas. A Starbucks utiliza a realidade aumentada para oferecer descontos aos clientes que passam pelas lojas e corretores utilizam realidade virtual para fazer visitas em imóveis.
 

Apesar de bastante difundidos, podemos dizer que esses são os primeiros passos no uso dessas tecnologias. As empresas que explorarem seu potencial, oferecendo produtos e serviços inovadores para trazer experiências que transformem a percepção do usuário, terão vantagem competitiva em seus mercados. Além disso, existem possibilidades para o serviço público, que beneficia aos cidadãos, independente da infraestrutura física do Estado.
 

Em resumo, as realidades virtual e aumentada são possibilidades para experimentarmos a sensação do teletransporte, visto que permitem a interação com ambientes diferentes aos que estamos fisicamente, sem a preocupação de enfrentar as dificuldades de mobilidade como desgaste fisico, transito e filas de espera.
 

Leandro Laporta é gerente de pré-vendas Brasil da Orange Business Services

 

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
TRÊS STARTUPS DO UNIBH CONCORREM AO PRÊMIO DO ÂNIMA NEST
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 11/12/2017

Nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro, Belo Horizonte receberá a final do Ânima Nest, programa de pré-aceleração de startups do grupo Ânima Educação. Entre os finalistas, estão três projetos desenvolvidos por alunos do UniBH que serão apresentados para uma banca julgadora composta por membros da Ânima e convidados externos, que vão escolher os primeiros colocados. A premiação inclui viagens para conhecer ecossistemas de inovação nacionais e internacionais. O evento será realizado às 19h, no SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), na Praça Rui Barbosa, 104.
 
MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO, EM ITATIAIA (OURO BRANCO/MG) ESTÁ ABERTA À VISITAÇÃO
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 11/12/2017

Todo o trabalho de restauro da Matriz de Itatiaia, em Ouro Branco/MG pode ser visto por turistas e interessados em cultura e arte barroca. A igreja está aberta a visitação de sexta a domingo, das 9h às 16h. O valor do ingresso é R$ 5,00. Há gratuidade para a comunidade de Itatiaia e para crianças de até cinco anos. O valor arrecadado é utilizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis exclusivamente para a conservação e preservação  da igreja, para que sempre seja possível que pessoas conheçam a história, a arquitetura e a arte da Matriz.
 
CARLINHOS BROWN É HOMENAGEADO PELO BAIANAS OZADAS
ETC COMUNICAÇÃO - 11/12/2017

Um dos expoentes do Carnaval de Belo Horizonte, o Baianas Ozadas transforma a capital mineira em um pedaço de Salvador, sempre prestando tributo a música baiana. Em 2018 não será diferente. Com o tema "Pinte no CarnaBrown”, o bloco desfila na segunda de folia homenageando o músico Carlinhos Brown, que completa 40 anos de carreira.
 
CIRCO DA GENTE APRESENTA O ESPETÁCULO “TAMANHO FAMÍLIA”
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 11/12/2017

O último mês de 2017 já está batendo em nossas portas, e, como não podia faltar, dezembro traz a mostra artística do 
Projeto Circo da Gente, Projeto de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), desenvolvido pela OCA – Organização Cultural Ambiental.
 
AGENDA DE CONCERTOS DOS ÓRGÃOS HISTÓRICOS DE MINAS GERAIS - DEZEMBRO DE 2017
CONVERSO COMUNICAÇÃO - 11/12/2017

Restaurado agora de modo pleno, o órgão da Matriz de Santo Antônio é motivo de orgulho. Voltou a ser um dos centros da vida comunitária, religiosa, cultural e musical da cidade de Tiradentes. 
 
CEIAS DE NATAL E RÉVEILLON NO SARGAS
OUTRA VISÃO COMUNICAÇÃO - 11/12/2017

O Sargas Restaurante (
Av. do Contorno, 7325 – Lourdes), no Mercure Hotel Belo Horizonte Lourdes, é um dos poucos endereços na capital mineira que oferece tradicionalmente ceias de Natal e Réveillon. “Desde a inauguração do restaurante, há 16 anos, promovemos as festas de final de ano. Sempre é um sucesso de público”, ressalta o gerente geral do restaurante, Luis Veríssimo. “São alternativas para os clientes que buscam uma noite agradável com família ou seu par, com boas opções gastronômicas, fugindo do propósito de festas ou baladas”, completa. Para a noite do Natal, de entrada, antepastos com bruschettas, canapés, queijo Parmesão, queijo brie e geleia de frutas, creme de abóbora com crisps de carne de sol, manteiga com ervas, Sardela, patê de salmão e cesta de pães.
 
99 RECEBE DOAÇÕES DE BRINQUEDOS DE PASSAGEIROS EM CORRIDAS DE TÁXI E POP
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 11/12/2017

Seguindo o espírito natalino, a 99 - principal startup nacional de mobilidade urbana - vai ajudar os passageiros a doarem brinquedos para crianças carentes de todo o Brasil. Até o dia 17  de dezembro, a empresa promove a 2ª edição da campanha “Natal Solidário” em nove cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza.
 
UNIMED 3D CHEGA A 7ª EDIÇÃO
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 11/12/2017

O Hotel Ouro Minas será palco da sétima edição do Unimed 3D, evento organizado pela Unimed Federação Minas, entre os dias 14 e 15 de dezembro. Com foco em despertar o olhar estratégico, a dimensão do negócio e o desafio das lideranças, o evento fará uma reflexão sobre o cenário político-econômico do país e seus desdobramentos e impactos na área da saúde e no cooperativismo.
 
DECISÃO ATACAREJO OFERECE CESTAS DE NATAL A PARTIR DE R$ 29,90
OUTRA VISÃO COMUNICAÇÃO - 11/12/2017

A rede de supermercado e atacado Decisão Atacarejo preparou três modelos de cestas de Natal para este final de ano. Com os valores de R$ 29,90 a R$ 99,90, as cestas têm de 16 a 24 itens. As cestas são montadas tendo em mente os itens com mais procura nesta época, tais como panetone, pão de mel, bombons, amendoim, biscoitos, bolos, pêssego em calda, suco, espumante e vinho, por exemplo. São produtos populares e de qualidade. A rede oferece cestas de natal há 16 anos. 
 
ÚLTIMA EDIÇÃO DE 2017 DA PALESTRA GRATUITA SOBRE COOPERATIVISMO
ETC COMUNICAÇÃO - 11/12/2017

Quem tem interesse em constituir uma cooperativa pode participar da última edição de 2017 da palestra gratuita Orientações Básicas sobre Cooperativismo, no dia 13 de dezembro, quarta-feira, a partir das 9 horas, na sede do Sistema Ocemg (Rua Ceará, 771 – Funcionários, Belo Horizonte). A iniciativa é aberta ao público e para participar, basta fazer o download da ficha de inscrição no site www.minasgerais.coop.br e enviá-la preenchida para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
 
 
 
Prefácio
Pessoa
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
Enviar Whatsapp Enviar Email Praça Raul Soares, 8 Sl 1201 - Centro - CEP 30180-030 - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação