• Início
  • Fornadas
  • Destaques
  • Robhson Abreu
    • Coluna PQN
    • Politicando
  • Gastronomia
  • Curtição
  • Passeando
  • Artigos
  • Colunas
    • Podcasts
    • Biblioteca
    • Eu Quero!
    • Etílico
  • Melhor Amigo
♣
  • 2ª edição da Sessão Minasplay no Cine Humberto Mauro, nesta terça (17)
  • Turismo de bem-estar impacta em maior valorização de imóveis de luxo no Brasil
  • Agyei Augusto lança clipe de “Tok Tok” com participação de Lorena Queiroz
  • Galeria com alma de casa conquista público em Pinheiros
  • V CineFestival Internacional de Ecoperformance realiza edição SP
PQN – O portal da Comunicação!

“Esperando Godot” tem curta temporada em BH

Publicado por Redação
Comente

Foto: Jennifer Glass

A peça teatral “Esperando Godot” chega a capital mineira para uma curtíssima temporada, de três apresentações, no Sesc Palladium. A peça marca o retorno de Alexandre Borges a um espetáculo da companhia depois de quase 30 anos. O ator viveu o Rei Cláudio na montagem de Hamlet, de William Shakespeare em 1993, espetáculo que reinaugurou o Teat(r)o Oficina, com o atual projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi e Edson Elito.

Escrito depois da Segunda Guerra Mundial, esse texto nasce para o mundo mais uma vez, como sempre surgiu, entre guerras, estremecendo nossas inércias e os abismos que nos circundam.
Esperando Godot é uma peça de forte simbologia para a Companhia – foi o último espetáculo de Cacilda Becker (1969), força motriz de criação para muitas gerações de artistas do Teat(r)o Oficina. Esperando Godot marca também a volta de Zé Celso Martinez aos palcos, depois da suspensão imposta pela pandemia. Depois de quase dois anos à espera e à espreita da chegada do grande público, a companhia se prepara agora para receber coros de multidão no teatro do Sesc Palladium, para des-esperar Godot, em teatro.

O Teat(r)o Oficina completou 63 anos de existência. No teatro se encarnam as entidades do mundo que atravessam as épocas, os corpos, as guerras e a peste, criando novos mundos, imaginando, experimentando e interpretando a vida a partir do fogo dos que vieram antes de nós e dos que nos esperam adiante. No Brasil, no mundo, muitas vidas estão agora sob grande ameaça. Estados assumem sua ação em políticas de morte. Todos os povos que neste momento, e desde há muito, pulsam suas existências e se insurgem contra as violências institucionais estão sob a mira da extinção, do apagamento, do desaparecimento forçado. Os povos da cultura, seus operários-criadores, os povos do teatro, das artes, também são foco de extermínio e soterramento. Para atravessar este pântano, será preciso invocar, e ao mesmo tempo encarnar, a sabedoria das alianças e das confluências, como os rios correm juntos em direção aos vales. fazer parentes, fazer-teatro, lutar-junto, criar-junto é agora uma tecnologia política e uma máquina de guerra, contra a guerra. Malditas sejam todas as cercas que nos apartam do poder da nossa força coletiva de ação: só se existe em ATO.

A Árvore que está presente no Beckett é uma personagem muito importante na montagem de 2022, totem das transmutações do tempo, é um sujeito que catapulta ações na cena e fora dela. Tem correspondências diretas com a árvore plantada por Lina Bo Bardi, nos anos 80, nas terras internas do chão do Teat(r)o Oficina: uma Cesalpina; faz ligação direta, ainda, com o abacateiro tombado pela tempestade e que insiste em germinar e dar frutos, na horizontal, mais vivo do que nunca, no último chão de terra livre do centro de SP, entre as ruas jaceguai, japurá, santo amaro e abolição. A Árvore de Esperando Godot é o que insiste e reexiste como força cosmopolítica de insurreição da vida, como o rio Bixiga, que corre a 4m do chão, no epicentro das terras verdes que circundam o Teat(r)o Oficina.

eu abro a porta
não era nada
não é ninguém
Godot não vem
(…)
já esperei
estou no fim
e enfim
cheguei

Trecho de Cacilda!
Dramaturgia de
Zé Celso &
Marcelo Drummond

Sinopse:

Estragão (Marcelo Drummond) e Vladimir (Alexandre Borges) são dois palhaços vagabundos que se encontram no fim do mundo, na encruzilhada entre a paralisia e a tomada da ação. Enquanto esperam Godot, embora não saibam quem ou o que é, a dupla se encontra com as personagens que passam pela estrada: Pozzo – O Domador (Ricardo Bittencourt), Felizardo – A Fera (Roderick Himeros) e O Mensageiro (Tony Reis), que traz notícias inquietantes que podem determinar a perpetuação da inércia ou a libertação total da paralisia numa reviravolta absurda.
Mas afinal, até quando Esperar Godot?

Ficha Técnica Esperando Godot
de Samuel Beckett
Tradução: Catherine Hirsch e Verônica Tamaoki Direção: José Celso Martinez Correa

Elenco
Estragão – Marcelo Drummond Vladimir – Alexandre Borges Pozzo – Ricardo Bittencourt Felizardo – Roderick Himeros Mensageiro – Tony Reis
Duração: 3H30 (com intervalo de 15 minutos)
Indicação etária: 14 anos

Serviço:
Teatro Oficina apresenta: Esperando Godot, em Belo Horizonte
Datas: 12, 13 e 14 de maio – sexta, sábado e domingo
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Belo Horizonte)

Horários: sexta e sábado às 20h e domingo, às 18h

Ingressos:
Plateia I
R$ 120 inteira/ R$60 meia
Plateia II
R$100 inteira e R$50 meia
Plateia III
R$80 inteira e R$40 meia
Vendas: Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/82323/d/191791?_gl=1*1ed0c5y*_ga*MTE5NDI5MDgwNS4xNjgxMDk1NTc1*_ga_KXH10SQTZF*MTY4MzE0MjMwMy43LjEuMTY4MzE0MjMwNi4wLjAuMA)

A Dupla Informação
Fábio Gomides
contato@aduplainformacao.com.br
(31) 2535-0506 / (31) 99693-2767

Obrigado por Compartilhar, clique para voltar.
Publicado em: Fornadas Tags: A Dupla Informação, Alexandre Borges, capa, Edson Elito, Esperando Godot, Grande Teatro do Sesc Palladium, Lina Bo Bardi, Zé Celso Martinez
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for “Esperando Godot” tem curta temporada em BH
  • Tweet

Casos de hipertensão arterial aumentaram nos últimos 15 anos no país

BOP Games está de volta ao Mineirão

Comentários fechado.


 
 

 
Copyright © 2023 PQN – O portal da Comunicação! · e-mail: portalpqn@pqn.com.br ·

Informações, sugestões de pauta e contatos: (31) 2127-4651