
Divulgação/Rede Minas
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, entrou na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade. A decisão foi divulgada neste domingo (13), durante a 47ª sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco, em Paris. As maravilhas do local estão em reportagens especiais produzidas pela Rede Minas que agora são disponibilizadas no catálogo gratuito da plataforma de streaming Minasplay.
Criado em 1999, o parque ocupa uma área de 56 mil hectares dos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais. Ali estão mais de 80 sítios arqueológicos e 180 cavernas. Entre elas, a Gruta do Janelão, onde está a maior estalactite suspensa do mundo, a “Perna da Bailarina”. O repórter Carlos Augusto visitou a região e mostra o lugar que já recebeu o mar em Minas Gerais. As reportagens ainda abordam as pesquisas executadas pelos cientistas da Unimontes, na região.
Além do Peruaçu, outros oito sítios naturais brasileiros já foram reconhecidos pela Unesco. Com a inclusão do parque nacional, o Brasil passa a ter 25 títulos de Patrimônio Mundial da Humanidade. Desse total, seis em Minas Gerais: Ouro Preto, Congonhas, Diamantina, Conjunto Moderno da Pampulha, o Queijo Minas Artesanal e, agora, o Peruaçu.
As reportagens “Cavernas do Peruaçu” estão disponíveis na Minasplay. O acesso é gratuito pode ser feito por meio do site minasplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e App Store. O catálogo do streaming ainda oferece a programação da Rede Minas, edições de programas da emissora, além de filmes, shows e espetáculos.
Serviço:
Plataforma de streaming Minasplay
Seleção “Cavernas do Peruaçu”
Acesso: site minasplay.com, aplicativo Minasplay disponibilizado no Google Play e App Store ou por meio do link minasplay.com/video/serie/157/cavernas-do-perua-u/