
Presidentes Irio e Delmar – Foto: Vítor Figueiró
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL Porto Alegre) é uma das mais tradicionais entidades representativas do comércio da Capital, reunindo lojistas de diversos segmentos e promovendo ações voltadas à competitividade, inovação e fortalecimento do setor varejista. O varejo mantém uma relação direta e constante com o transporte de cargas, que garante o abastecimento dos estabelecimentos, o escoamento de produtos e a reposição eficiente de estoques, sustentando a dinâmica econômica e a experiência de consumo dos clientes.
Com esse propósito de integração, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), Delmar Albarello, participou, na noite desta quinta-feira (14/08), da celebração dos 65 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL Porto Alegre), realizada no Salão Nobre da Catedral Metropolitana no Centro Histórico.
O encontro contou com apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, sob regência do maestro Telmo Jaconi, e um jantar de confraternização. “Nossa presença hoje aqui é uma maneira de retribuir a presença do presidente da CDL no aniversário do SETCERGS e de aproximar ainda mais as nossas entidades, tão importantes para a sociedade gaúcha. Evento lindo, caprichado e repleto de personalidades importantes”, refletiu Albarello.
O presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, destacou que a noite desta quinta-feira representa um marco na história da entidade e relembrou os desafios enfrentados nos últimos anos. “Vivemos períodos como a pandemia e a enchente, que exigiram protagonismo e união de esforços”, refletiu.
Entre as autoridades presentes, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ressaltou a importância da entidade para a cidade. “O que seria de uma cidade sem comércio? A CDL tem 65 anos, mas cabeça de 18. Está sempre inovando e se adaptando ao seu tempo atual. Ao longo dos desafios enfrentados, estivemos juntos em todos os momentos”, afirmou.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, reforçou a relevância do setor para a economia. “O varejo no Rio Grande do Sul emprega mais de 70% dos trabalhadores do comércio”, destacou. O evento reuniu ainda secretários estaduais, deputados estaduais, vereadores, o presidente do Banrisul e outras autoridades.