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Londrina deu início a testes com um veículo elétrico no transporte coletivo, com o objetivo de conectar pontos centrais da cidade a locais estratégicos, como rodoviária, aeroporto e shopping centers, em especial com foco no atendimento ao turista.
O ônibus, com capacidade para até 80 passageiros, possui autonomia de mais de 270 quilômetros e integra os estudos voltados à descarbonização energética e à mobilidade sustentável no município. A iniciativa é conduzida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que testará o modelo Azure A13BR, da fabricante TEVX Higer.
Os testes contarão com a participação direta das duas concessionárias que operam o transporte coletivo na cidade: Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul. Durante 20 dias, o veículo circulará em seis linhas de diferentes regiões, das 6h às 19h30. Para facilitar a identificação pelos usuários, o ônibus foi envelopado com design específico.
Segundo o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, a ação integra o conjunto de alternativas em estudo pela administração municipal para tornar Londrina referência em mobilidade sustentável. “Além dos ônibus elétricos, também estamos avaliando modelos movidos a biometano, que representam uma opção estratégica para inovação no transporte coletivo. O objetivo é identificar qual tecnologia melhor se adapta à realidade de Londrina. Caso os resultados sejam positivos, os elétricos poderão ser utilizados em linhas específicas, conhecidas como ‘última milha’, ligando diretamente pontos como Centro–Rodoviária, Centro–Aeroporto, Centro–Shopping e o quadrilátero central”, destacou.
O modelo testado tem 13 metros de comprimento, piso totalmente baixo, rampa de acessibilidade, ar-condicionado e motor de 350 kW. A avaliação abrangerá aspectos como autonomia, tempo de recarga, trafegabilidade e condições de operação no trânsito da cidade. “A chegada do AZURE A13BR a Londrina, em parceria com a CMTU, muito nos orgulha por reforçar o olhar da gestão pública em melhorar a cidade por meio da mobilidade sustentável. Esse modelo traz uma exclusiva tecnologia de piso total baixo que reflete o nosso compromisso em ir além de fornecer um veículo de transporte; mas criar soluções de mobilidade que promovam acessibilidade, dignidade e qualidade de vida para todos,” afirma Cadu Souza, CEO da TEVX Higer.
No Brasil, veículos similares já circulam em capitais como São Paulo, Goiânia e Belém, além de cidades paranaenses como Curitiba e Cascavel. De acordo com o diretor de Transporte da CMTU, Fernando Porfírio, a experiência será decisiva para futuras aquisições: “Com este teste, poderemos avaliar como o veículo se comporta nas ruas de Londrina e obter dados concretos para escolher os melhores modelos disponíveis no mercado, de acordo com as nossas necessidades reais”.
Linhas
As linhas que serão utilizadas para os testes são 213 (Catuaí Shopping), 228 (Anel Central), 108 (Albatroz), 109 (Rodoviária), 446 (Milton Gavetti/Norte Shopping) e 305 (Campus UEL).