• Início
  • Fornadas
  • Destaques
  • Robhson Abreu
    • Coluna PQN
    • Politicando
  • Gastronomia
  • Curtição
  • Passeando
  • Artigos SindiJori
  • Colunas
    • Coluna MG
    • Podcasts
    • Biblioteca
    • Eu Quero!
    • Etílico
  • Melhor Amigo
♣
  • “Setembro Verde”: Coral Voz Ativa se apresenta no TJMG
  • Trabalho em altura perto da rede elétrica exige distância segura e atenção redobrada
  • Spaten leva esporte, música e sofisticação ao Montê
  • Tropeira celebra 35 anos com expansão
  • Encontro Internacional de Palhaços será de 26 a 28 de setembro
PQN – O portal da Comunicação!

Tropeira celebra 35 anos com expansão

Publicado por Redação
Comente

Divulgação

Em 1970, quando membros da família Braga saíram de Moeda, interior de Minas Gerais, em busca de novas oportunidades na capital, não imaginavam que 20 anos mais tarde dariam início a um sonho capaz de ultrapassar as fronteiras do estado. Unindo pequenas fabriquetas de embutidos que mantinham em casa, onde faziam sobretudo linguiça, os irmãos Antônio, Cássio, Neri e Ademar Braga, junto do amigo e sócio Amilton José de Almeida, decidiram estabelecer uma sede única no bairro Novo Progresso, em Contagem, dando início à trajetória da Tropeira Alimentos, em 1990. Com mais eficiência nos processos de produção, sem deixar de lado o DNA artesanal da receita familiar, o negócio despontou, se fortaleceu em Minas Gerais e alcançou estados vizinhos. Hoje, com a participação da segunda geração dos fundadores, a Tropeira celebra 35 anos de existência, valorizando o passado e projetando o futuro. Com uma expansão fabril em andamento, o aprimoramento de seus processos produtivos, a ampliação do mix de produtos e o fortalecimento na distribuição, o grupo está pronto para escrever novos capítulos.

A página mais recente dessa história começou a ser esboçada ainda neste mês. Com investimentos na ordem de R$ 13 milhões, a expansão da planta da fábrica e a aquisição de novos equipamentos e tecnologias marcaram o novo momento da empresa. De acordo com Ricardo Salera, presidente da Tropeira Alimentos, as mudanças vão aumentar a capacidade produtiva do negócio e otimizar diversos processos, tornando-o ainda mais competitivo no mercado. “Em 2025, já realizamos a compra de novos equipamentos, incluindo estufas, balanças de múltiplos cabeçotes, microondas para descongelamento, novo compressor para o sistema de refrigeração, só para citar alguns, além da implementação de melhorias no nosso centro de distribuição”, detalha o gestor. Ainda segundo Salera, a modernização do sistema de logística WMS (Warehouse Management System) – um software de gestão de armazenamento que controla e automatiza o recebimento, separação e expedição de produtos – é outro ponto de sustentação para o crescimento planejado pela empresa.

E por falar em logística, é nela que a Tropeira aposta para ampliar a presença de seus produtos no mercado. Com centro de distribuição regional e uma equipe qualificada, o investimento no setor é determinante para potencializar sua força de vendas e, claro, o alcance da marca. Valendo-se de forte presença regional e capacidade de operação direta no varejo, especialmente na RMBH, a empresa tem atraído parcerias estratégicas que aprimoram suas etapas logísticas. “Nosso modelo vai além da entrega, pois atuamos também na venda, exposição, precificação, merchandising e relacionamento com o ponto de venda. Por conta disso, contamos hoje com parceiros como Forno de Minas, New Frut e, mais recentemente, fechamos parceria com a Econopack. Essa operação multimarcas nos permite otimizar os custos de distribuição, aumentar a frequência de visitas aos clientes e, consequentemente, fortalecer o relacionamento com o varejo”, explica o gestor. Presente em 227 municípios mineiros e nos estados de São Paulo e Espírito Santo, além do Distrito Federal, o aumento da capacidade logística promete viabilizar a expansão da marca para novas cidades mineiras e também em outras regiões do Brasil.

A Empresa também se prepara para buscar a certificação internacional IFS Food v.8 (International Featured Standards), uma norma mundialmente reconhecida que avalia a conformidade de produtos e processos em relação à segurança e qualidade dos alimentos. Já detentora do Selo de Inspeção Federal (SIF), que reforça o compromisso com as boas práticas de fabricação, incluindo um rigoroso processo de higienização de instalações, equipamentos e colaboradores em âmbito nacional, a busca pela certificação internacional vai, entre outras coisas, atender aos requisitos de qualidade e segurança dos alimentos perante à legislação vigente em diversos países consumidores no mundo. “Entre outros ganhos, a detenção do certificado IFS Food v.8 permitirá que a empresa apresente um único certificado reconhecido pela Global Food Safety Initiative, a Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI), eliminando a necessidade de múltiplas auditorias”, explica Salera.

Para o consumidor, que já se habituou a ver os produtos Tropeira nas gôndolas dos supermercados, também é tempo de boas novas. Além de contar com um mix de produtos cada vez mais diverso, reforçado pelos recém-lançados pernil desfiado, coxinha de frango defumada, linguiça para churrasco da linha Fogo & Grelha, além das três novidades na Linha Hambúrguer, que ganhou novas gramaturas para a opção sabor picanha (50g e 150g) e de frango 50g, a empresa está prestes a tirar do forno, ou melhor, da air fryer, novos produtos. “Estamos desenvolvendo uma linha própria para as fritadeiras sem óleo, que se tornaram grandes aliadas na cozinha por sua versatilidade, facilitando a vida do consumidor final”, revela Salera. Segundo o presidente da Tropeira Alimentos, a empresa ainda estuda uma linha de marinados e outras alternativas alinhadas às demandas do mercado.

O segmento food service, outro ponto forte da empresa, também seguirá crescendo. Responsável pelo atendimento de estabelecimentos que preparam e servem alimentos ao público em geral, tais como hamburguerias, pizzarias, restaurantes, etc., a Tropeira reúne em seu portfólio produtos específicos para esse canal. “Seguimos atentos às novas oportunidades de mercado, garantindo diferenciais que vão desde a qualidade dos nossos produtos até a agilidade do nosso sistema logístico com entrega D+1, ou seja, o cliente recebe sua remessa até um dia útil após a data da compra. Esse é um ponto muito importante no setor de alimentação, que requer previsibilidade com o estoque”, destaca.

O resultado das ações realizadas e planejadas pela Tropeira Alimentos deve surtir efeito já no próximo ano. De acordo com o gestor, em 2026 o negócio estima um crescimento de 20%. “Esses números serão um reflexo do conjunto de ações que estamos tomando e que, em um prazo maior, vão nos permitir alçar voos ainda mais altos”, encerra Ricardo Salera.

 

 

Obrigado por Compartilhar, clique para voltar.
Publicado em: Fornadas Tags: capa, Ricardo Salera, Tropeira Alimentos, Tropeira celebra 35 anos com expansão, Tropeira celebra 35 anos com expansão crescimento recorde e mais de R$ 12 milhões em investimentos
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Tropeira celebra 35 anos com expansão
  • Tweet

Encontro Internacional de Palhaços será de 26 a 28 de setembro

Comentários fechado.


 
 

 
Copyright © 2025 PQN – O portal da Comunicação! · e-mail: portalpqn@pqn.com.br ·

Informações, sugestões de pauta e contatos: (31) 2127-4651