• Início
  • Fornadas
  • Destaques
  • Robhson Abreu
    • Coluna PQN
    • Politicando
  • Gastronomia
  • Curtição
  • Passeando
  • Artigos
  • Colunas
    • Podcasts
    • Biblioteca
    • Eu Quero!
    • Etílico
  • Melhor Amigo
♣
  • 2ª edição da Sessão Minasplay no Cine Humberto Mauro, nesta terça (17)
  • Turismo de bem-estar impacta em maior valorização de imóveis de luxo no Brasil
  • Agyei Augusto lança clipe de “Tok Tok” com participação de Lorena Queiroz
  • Galeria com alma de casa conquista público em Pinheiros
  • V CineFestival Internacional de Ecoperformance realiza edição SP
PQN – O portal da Comunicação!

TIM registra crescimento de EBITDA e Margem no 2T20

Publicado por Redação
Comente

Divulgação

A TIM Brasil fecha o segundo trimestre de 2020 com indicadores positivos em meio ao cenário de pandemia da Covid-19, demonstrando resiliência operacional e rápida capacidade de recuperar a dinâmica comercial para atender seus clientes com eficiência e segurança.

A operadora registra no período EBITDA normalizado(1) de R$ 2,0 bilhões, aumento de 0,9% na comparação anual. A Margem EBITDA normalizada(1) é de 49,6%, mantendo expansão contínua A/A por 16 trimestres, com crescimento de 3,6 pontos percentuais.

TIM Live é o serviço com maior alta de receita: aumento de 29%, impulsionando a receita de serviços fixos, que chega a R$ 255 milhões, evolução de 10,8% no período. A ultra banda larga fixa alcança a marca de 600 mil conexões em 27 municípios mais o Distrito Federal. O ARPU do segmento também cresce 7,6% ano sobre ano, atingindo R$ 83,90.

A receita de serviços reduz 3,4% A/A no 2T20, refletindo os impactos da pandemia, mas já começa a apresentar recuperação (+1,5% Jun/20 vs. Abr/20). Impactado pela queda nas receitas, o lucro líquido normalizado atinge R$ 260 milhões, 23,9% menor quando comparado ao 2T19.

Mesmo em um cenário adverso, a TIM mantém sua inovação e investimentos em infraestrutura. Líder em cobertura 4G no Brasil, a empresa quer ser a primeira a conectar todos os municípios do país com a rede de quarta geração, até 2023. No próximo trimestre, lançará a rede 5G comercial e passará a usar a tecnologia FWA (Acesso sem Fio) para disponibilizar banda larga fixa por meio da rede móvel.

(1)Os valores indicados como normalizados foram ajustados para efeitos não-recorrentes.

“A pandemia impacta todos os setores, mas nos mantemos resilientes e entregando resultados sólidos. A conectividade reduz distâncias no isolamento social e os consumidores reconhecem a importância das telecomunicações na crise. Prova disso é a redução de 15,6% do nosso indicador de inadimplência no comparativo anual. Seguimos inovando e trabalhando para atender a demanda dos nossos clientes. Acabamos de lançar uma oferta que une telefonia com serviços financeiros para entregar mais conveniência ao usuário e anunciamos a chegada do 5G comercial. A coragem digital nos move rumo a um futuro onde teremos papel ainda mais essencial, permitindo novas possibilidades de evolução.”

PIETRO LABRIOLA – CEO da TIM BRASIL
Retomada futura para a base móvel

O fechamento das lojas físicas e o cenário de incertezas impactam os indicadores de todo o mercado móvel. A TIM registra queda de base e receita, com maiores efeitos no segmento pré-pago. O pós-pago manteve a representatividade de 41% do total de acessos. O ARPU móvel segue em evolução, com leve alta de 0,9% ano a ano, atingindo R$ 23,40.

A companhia já reabriu grande parte dos seus pontos de venda e retomou os lançamentos. A novidade é a oferta em parceria com o C6 Bank: clientes TIM Controle que abrirem uma conta no banco digital poderão dobrar seu pacote de internet e ter acesso a um cartão de crédito sem anuidade, além de outros benefícios. Para destacar esse momento de retomada, a operadora realizou sua primeira convenção de vendas virtual, com a participação de 20 mil colaboradores e parceiros. No evento, lançou uma nova assinatura – “Imagine as possibilidades” – e apresentou a cantora IZA como nova embaixadora da marca.


Expansão da TIM Live

A busca por uma conexão de qualidade para o trabalho remoto durante o isolamento social impulsiona o crescimento da TIM Live no segundo trimestre de 2020. A base de clientes da ultra banda larga fixa tem alta de 19,6% na comparação com igual período de 2019, com adição líquida de cerca de 100 mil clientes no último ano e superando a marca de 600 mil conexões.

O portfólio foi renovado em abril, com mais conteúdos de entretenimento e simplificação das ofertas. Além disso, a TIM segue investindo na expansão da cobertura FTTH, que alcança 2,8 milhões de domicílios. Como consequência, o ARPU da TIM Live aumenta 7,6%, fechando o trimestre em R$ 83,90. Com a chegada a Brasília, o serviço (FTTC + FTTH) encerra o segundo trimestre presente em 27 cidades mais o Distrito Federal.

Evolução constante no segmento corporativo
A TIM fechou contratos importantes no segmento de Top Clients no período, com destaque para o projeto Granja 4.0, em parceria com JBS e F&S Consulting. A TIM é a única operadora presente na iniciativa ConectarAGRO, que acaba de se tornar associação civil sem fins lucrativos com o objetivo de promover conectividade nas áreas rurais de todo o Brasil. A ideia é levar a rede 4G em 700 MHz para 13 milhões de hectares até 2021. Atualmente, já são mais de 5 milhões de hectares cobertos com a tecnologia de quarta geração e 11,5 milhões de hectares com a plataforma Narrow Band IoT (NB-IoT).

Evolução da oferta de rede
Reforçando seu compromisso com a evolução e a qualidade de seus serviços, a TIM mantém a liderança na cobertura 4G do País: são 3.517 municípios cobertos, o que representa 94% da população urbana, com a rede operando na faixa 700MHz em 2.640 desses. A tecnologia VoLTE segue em expansão e já está disponível em 3.495 cidades. A oferta da plataforma NB-IoT, essencial para o desenvolvimento de soluções de IoT, se consolida com presença em mais de 3.356 municípios.

Em julho, a TIM anuncia o lançamento do 5G comercial nas cidades de Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS) com instalação prevista até setembro. A operadora foi pioneira na ativação da rede de quinta geração no País, com a criação dos Living Labs 5G TIM, inaugurados em 2019 e focados no estudo e desenvolvimento da tecnologia.


TAC

A TIM celebra no segundo trimestre a aprovação do primeiro Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de uma operadora no País com a Anatel. O acordo representa um marco no setor e prevê o arquivamento de processos por um valor de referência de R$ 639 milhões que serão aplicados em ações de melhorias de qualidade e experiência do cliente bem como incremento de infraestrutura de rede em mais de 2 mil localidades.

A operadora também assume o compromisso adicional de levar banda larga móvel, por meio da rede 4G, a cerca de 350 municípios com menos de 30 mil habitantes. Três milhões de pessoas serão beneficiadas nas regiões Nordeste (66%), Norte (13%), norte de Minas Gerais (20%) e em Goiás (1%), em cidades onde a tecnologia de quarta geração ainda não está disponível.

Atendimento na era do distanciamento social
A pandemia fechou lojas e colocou o call center para atuar em home office, reforçando ainda mais a importância da digitalização do relacionamento com o cliente. No segundo trimestre, o app de autoatendimento MEU TIM registra aumento de 10% dos usuários únicos, ao mesmo tempo em que as interações no call center caem 44%. A adesão à conta online e o pagamento de faturas via canais digitais apresentam evolução de 12,9% e 22,9% ano a ano, respectivamente.

A inovação é outra aposta nessa área. Desde abril, a operadora usa inteligência artificial na central de relacionamento, em um projeto em parceria com a IBM. Mais de 3 milhões de autoatendimentos já foram realizados e a retenção de chamadas – quando o atendimento aos clientes é efetuado com sucesso na plataforma, sem envolvimento do call center – cresceu 75%.

Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”.

A TIM é, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil – conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio – e, já pronta para um futuro ainda mais digital, ativará comercialmente a tecnologia 5G em três cidades até setembro. A companhia é a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de estar há 12 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Também é primeira operadora reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética”, iniciativa que existe com o objetivo de promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. Para mais informações acesse:.www.tim.com.br

Sobre o Instituto TIM
O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções tecnológicas); Inclusão (ações pró-cidadania) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

Link Comunicação Empresarial
Jaqueline da Mata
jaqueline.mata@linkcomunicacao.com.br
(31) 2126-8053

Obrigado por Compartilhar, clique para voltar.
Publicado em: Fornadas Tags: 2T20, capa, EBITDA e Margem, Link Comunicação Empresarial, TIM
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for TIM registra crescimento de EBITDA e Margem no 2T20
  • Tweet

TIM lança desafio para startups com soluções de IoT voltadas ao agronegócio

Dia dos Pais do Extra tem opções para todos os estilos de pais em um só lugar

Deixe o seu comentário

Clique aqui para cancelar a resArtigoa.

Você deve estar logado para comentar.


 
 

 
Copyright © 2020 PQN – O portal da Comunicação! · e-mail: portalpqn@pqn.com.br ·

Informações, sugestões de pauta e contatos: (31) 2127-4651