As preocupações ambientais por parte das empresas aumentaram nos últimos anos. A adoção de estratégias de ESG e da sustentabilidade como parte dos negócios tem se tornado necessária para qualquer setor corporativo. Com o segmento de consumer packaged goods (CPG), parque industrial responsável pela produção de bens de consumo, isso também é verdade. Políticas e filosofias sustentáveis na linha de fabricação — passando pela concepção do produto e embalagem até a logística — estão sendo implementadas e cada vez mais requisitadas.
De olho nesse movimento, a Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, tem se estruturado para apoiar as companhias com soluções para fabricação e instalações inteligentes. Em uma jornada de mais de 15 anos rumo à sustentabilidade — que rendeu o título de empresa mais sustentável do mundo pela consultoria canadense Corporate Knights —, a Schneider vem fortalecendo seu portfólio com soluções para a redução da pegada de carbono.
Além disso, para auxiliar as indústrias de CPG, a empresa tem desenvolvido soluções, como a arquitetura EcoStruxure, que ajudam no gerenciamento de processos, garantindo sustentabilidade e eficiência de custos. E mais: produz soluções que reduzem o tempo de inatividade durante manutenções, oferecem melhor gestão da energia e, como consequência, também diminuem custos na linha de produção.
“Daqui para a frente, o consumo consciente será o ponto de encontro das transformações na indústria global de bens de consumo. Tornar isso parte do negócio, junto com a transformação digital, será uma exigência para sobreviver em um mercado moderno e preocupado com o planeta”, afirma Yamileth Fajardo, líder do segmento de Bens de Consumo da Schneider para América do Sul.
Por isso, segundo a executiva, é essencial criar soluções que levem em consideração a preservação de recursos, ou seja, na escolha das tecnologias adotadas no dia a dia. “A sustentabilidade ajuda a aumentar a produtividade e a diminuir os custos de operação. Empresas sustentáveis são mais eficientes, consomem menos recursos e poupam em todas as etapas da cadeia produtiva, praticando preços mais competitivos e atraindo número maior de clientes”, complementa.
A líder do segmento de Bens de Consumo explica que, com as pessoas mais conscientes, informadas e preocupadas com a procedência do que compram, os rótulos que confirmam as boas práticas das empresas agregam mais credibilidade ao produto. Nesse sentido, a Schneider planeja continuar desenvolvendo soluções que apoiem as empresas na transformação de suas operações para aumentar rentabilidade e flexibilidade, que assegurem que os ativos produtivos e não produtivos sejam seguros, eficientes e sustentáveis, e tragam visibilidade para a cadeia de suprimentos e de distribuição.
“As empresas devem investir cada vez mais em rastreabilidade de produto, certificações de sistemas de gestão de qualidade e segurança, etiquetas informativas e tudo o que fale sobre os atributos do produto”, diz Yamileth.