• Início
  • Fornadas
  • Destaques
  • Robhson Abreu »
    • Coluna PQN
    • Politicando
  • Gastronomia
  • Curtição
  • Passeando
  • Artigos
  • Colunas »
    • Podcasts
    • Biblioteca
    • Eu Quero!
    • Etílico
  • Melhor Amigo
♣
  • Céu faz show gratuito no Rio
  • Le Bristol Paris apresenta mostra com obras digitais
  • 10 passos para um emagrecimento duradouro
  • Faculdade Senac promove 1ª edição do Conexão Senac
  • Lauana Prado anuncia todas as participações especiais do “Raiz Belo Horizonte” deste sábado
PQN – O portal da Comunicação!

Cais busca parcerias para ampliar ações no atendimento a pessoas com deficiência

Publicado por Redação
Comente

Divulgação

Referência em inclusão social no país, o Cais – Centro de Atendimento e Inclusão Social – está se mobilizando para ampliar o atendimento presencial às pessoas com deficiência, em sua maioria carentes, seguindo à risca todos os protocolos de prevenção ao coronavírus. Prestes a emplacar 50 anos, a organização social, com sede em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, acolhe também pessoas da capital e de municípios próximos. As ações contemplam todas as faixas etárias, de bebês a adultos, e as famílias são devidamente acompanhadas. Mensalmente, os atendimentos beneficiam 500 pessoas, mas os entraves financeiros ameaçam a ampliação dos serviços.

Em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), o Cais prioriza atenção clínica a pessoas com deficiência intelectual e autismo, bebês prematuros ou que sofreram algum tipo de intercorrência durante o parto. Atende também crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho também é destaque entre as ações da Instituição. Até hoje cerca de 450 pessoas já foram contratadas por empresas parceiras.

Impactos da da pandemia levaram a ações estratégicas
No decorrer da pandemia, o equilíbrio das contas e a ampliação das ações sofreram impacto significativo o que tem levado a Instituição a buscar novos parceiros e buscar novas saídas para a sua sustentabilidade e ampliação dos atendimentos.

A formação para atendimento a pessoas com deficiência também se destaca entre os programas desenvolvidos pelo CAIS. De acordo com a superintendente Cristina Abranches, mais de 50.000 profissionais de todo o país já foram capacitados nas diversas áreas de atuação do CAIS. “A cada professor que formamos, muda-se a vida de 30 alunos e, a cada emprego formalizado, a vida de mil funcionários. Lutamos por uma sociedade inclusiva e que provoque mudança”, frisa Cristina Abranches.

Mesmo com a pandemia o CAIS prosseguiu atendendo na modalidade virtual, oferecendo suporte às crianças e suas famílias, além dos trabalhadores apoiados nas empresas. Em outubro do ano passado, retomou o atendimento presencial, priorizando aqueles que não conseguiram se beneficiar do atendimento virtual os casos maior urgência. O retorno gradual dos assistidos já chega a 30%, e a meta, afirma Cristina Abranches, é ampliar esse acesso sobretudo para o público infantil.

Atenção e acolhimento às famílias geram excelentes resultados
A dona de casa Joelma Silveira de Souza, 34 anos, recorreu ao Cais quando seu filho Kelvin, de 3 anos, foi diagnosticado, aos dez meses, com a síndrome Cri-du-chat, mais conhecida como síndrome do miado de gato, doença genética rara que pode levar ao atraso no desenvolvimento intelectual, neuropsicomotor e até, em casos mais graves, ao comprometimento do coração e dos rins. Por seis meses, o atendimento de Kelvin foi remoto, e as sessões voltaram a ser presenciais em março deste ano. Segundo a mãe, sem o apoio do Cais, o progresso no acompanhamento do filho jamais teria sido alcançado. “Não temos como custear esse tratamento, seria impossível”, afirma, revelando que a atenção, o carinho e o profissionalismo da equipe multidisciplinar são imprescindíveis na evolução do quadro de Kelvin. “São todos profissionais sensacionais, fazem toda a diferença em nossas vidas”, comemora.

A diretora presidente do Conselho Deliberativo do Cais, Eliana Tameirão, destaca as ações inovadoras e pioneiras que marcaram este meio século de história. “Sempre buscamos garantir a autonomia dos excluídos. Nossa meta é o aprimoramento, a excelência, não o mais ou menos”, afirma.

Para apoiar as causas do Cais, doações podem ser feitas por meio de apadrinhamento, on-line, incentivo fiscal, dedução do imposto de renda e pelo telefone (31) 97178-0935. Mais informações sobre formas de contribuição no site http://www.cais.org.br.

Obrigado por Compartilhar, clique para voltar.
Publicado em: Destaques Tags: Cais, Cais - Centro de Atendimento e Inclusão Social, capa, Cristina Abranches
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Cais busca parcerias para ampliar ações no atendimento a pessoas com deficiência
  • Tweet

O uso de recursos digitais é adequado para as crianças?

Campanha PET auxilia ONG referência em proteção animal

Deixe o seu comentário

Clique aqui para cancelar a resArtigoa.

Você deve estar logado para comentar.


 
 

 
Copyright © 2021 PQN – O portal da Comunicação! · e-mail: portalpqn@pqn.com.br ·

Informações, sugestões de pauta e contatos: (31) 2127-4651