• Início
  • Fornadas
  • Destaques
  • Robhson Abreu
    • Coluna PQN
    • Politicando
  • Gastronomia
  • Curtição
  • Passeando
  • Artigos
  • Colunas
    • Podcasts
    • Biblioteca
    • Eu Quero!
    • Etílico
  • Melhor Amigo
♣
  • 2ª edição da Sessão Minasplay no Cine Humberto Mauro, nesta terça (17)
  • Turismo de bem-estar impacta em maior valorização de imóveis de luxo no Brasil
  • Agyei Augusto lança clipe de “Tok Tok” com participação de Lorena Queiroz
  • Galeria com alma de casa conquista público em Pinheiros
  • V CineFestival Internacional de Ecoperformance realiza edição SP
PQN – O portal da Comunicação!

Chega ao mercado a bíblia do UX

Publicado por Redação
Comente

Divulgação

Diariamente a tecnologia nos apresenta aplicativos cada vez mais inovadores, seja para prova de vida por reconhecimento facial, totens de serviços inteligentes e os já tão queridos pagamentos por aproximação. Alguns deles trazem facilidades ao dia a dia das pessoas, com situações que impactam profundamente suas vidas.

O design da Experiência do Usuário (User Experience ou UX), campo de estudo e prática tão essencial para quem deseja inovar, recebeu tratamento completo no livro “Fundamentos de UX: Conceitos e Boas Práticas”, de Guilhermo Reis, sob a coordenação editorial de Hélio Eduardo Lopes. A obra já é apontada como a “bíblia” do segmento e começa a ser vendido no site fundamentosdeux.com e em portais especializados no final de agosto.

Como ponto de partida, o livro traz insights importantes para o profissional de UX. “Esse primeiro volume trata do que o profissional precisa fazer, com ferramentas conceituais e de boas práticas, apresentando as principais disciplinas que compõem a UX – arquitetura da informação, usabilidade, design de interação, design visual etc.”, explica o autor.

Segundo Guilhermo, a experiência do usuário é central nas sociedades modernas, decidindo questões essenciais quanto à compreensão dos funcionamentos e usos. “Algo bem projetado resolve nossa vida, mas seu contrário também existe. É muito importante que se entenda como utilizar as coisas, especialmente no mundo digital”, diz, exemplificando a dificuldade que algumas pessoas têm para utilizar o caixa eletrônico até hoje, especialmente no manuseio do teclado com ambiguidade feito para evitar fraudes.

A empatia está totalmente envolvida com os projetos UX e, por isso, foi um dos ingredientes do livro. Nele, há uma série de recomendações com base em conceitos teóricos e boas práticas com o intuito de deixar as interfaces mais simples. “Por exemplo, buscamos compreender o comportamento do leitor das mídias digitais na projeção de novos produtos. Hoje, é necessário que o design seja direto, intuitivo e objetivo e, se for relacionado com texto, deve ser algo que o leitor absorva com uma passada de olhos. No livro, observamos essas e diversas outras características e comportamentos dos usuários para apresentamos recomendações”, explica o autor.

Livro tem abordagem técnica e didática
Com uma pegada técnica para profissionais consultarem e didática para professores e alunos estudarem, a publicação também tem como foco designers e o público interessado em UX e design thinking voltados a devices de ponta. O site da publicação oferece uma série de materiais para consulta e download, facilitando a vida de quem queira inovar na área. “É uma ótima referência bibliográfica para professores de design utilizarem em seus cursos. E também ajuda profissionais de outras áreas interessados no tema. Se um Project Owner precisar saber mais sobre UX, encontrará o que precisa no livro”, diz Guilhermo.

As principais disciplinas que compõe a UX foram abordadas com profundidade. Usabilidade do texto e UX Writing, por exemplo, foram contemplados com capítulos que trazem uma série de recomendações de como escrever textos para as interfaces digitais com referência a grandes autores, como Bruno Rodrigues. Essas são, inclusive, áreas de alta demanda no campo da comunicação. “Interfaces conversacionais como chatbots e assistentes de voz são ferramentas em emergência no mercado”, aponta o autor.

Empresa de tecnologia patrocina a produção
A Gateware, empresa de mais de 20 anos focada em TI, patrocinou a edição. Para Guilhermo, a iniciativa demonstrou que a obra é relevante ao ter a Gateware como “embaixadora”. “Confirma que estamos no caminho certo, apresentando um trabalho com a credibilidade de uma empresa importante e que é parte de um segmento central para o conteúdo do livro, como é a tecnologia da informação”, relata, complementando que esse é um reconhecimento para a comunidade UX.

O CEO da Gateware, Francisco Ferreira, destaca a importância da criatividade. “Para nós de TI, o livro agrega todas as funções que temos na empresa: Desenvolvedores Front-ends, Back-ends, FullStacks, Product Owners, Scrum Masters, UX, UI, Arquitetos de Softwares, Engenheiros de Dados, Quality Assurance, PMOs, entre outras. É um tema útil e abrangente”, ressalta.

Faz parte da cultura da empresa valorizar iniciativas empreendedoras, e foi assim que o interesse da Gateware em patrocinar o livro de Guilhermo cresceu. “A criatividade é um fator trabalhado pelo livro de forma ilimitada, e o patrocinamos motivados pela audácia proposta, que surgiu a partir da ação de um ex-funcionário da empresa em contato com o autor”, conta Francisco.

Por fim, o CEO relata o quanto o design thinking foi promotor do bom funcionamento da empresa na pandemia, influenciando nos negócios. “Criamos atividades digitais que são resultado do empenho em nos posicionar com um design perante o mercado através de interfaces web definidas por UX. Isso significa que pensamos diferente e o livro vem com essa missão: fazer com que mais pessoas comecem a pensar com uma visão de futuro”, lembra.

Para adquirir um exemplar
O livro estará à venda diretamente pelo site https://fundamentosdeux.com/ e em breve nos melhores sites especializados.
Preço de lançamento: R$ 249,00
696 páginas

Obrigado por Compartilhar, clique para voltar.
Publicado em: Destaques Tags: “Fundamentos de UX: Conceitos e Boas Práticas”, capa, design thinking, designers, Guilhermo Reis, Hélio Eduardo Lopes, User Experience ou UX
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Chega ao mercado a bíblia do UX
  • Tweet

Grupo EP desenvolve Hub de Influenciadores regionais

A arte do futebol de crianças e jovens vale ouro!

Comentários fechado.


 
 

 
Copyright © 2022 PQN – O portal da Comunicação! · e-mail: portalpqn@pqn.com.br ·

Informações, sugestões de pauta e contatos: (31) 2127-4651