As mídias digitais desempenham um papel fundamental nas estratégias de captação de público. Segundo o relatório DataReportal 2024, aproximadamente 61,5% dos usuários de plataformas sociais no Brasil recorrem a esses canais para buscar informações sobre marcas e produtos. Além disso, uma pesquisa da Nuvemshop revelou que, em 2024, quase dois milhões de pedidos registrados em pequenas e médias empresas da plataforma vieram diretamente de divulgações feitas nas redes sociais. Esse número representa um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Mas afinal, o que faz uma empresa se destacar em meio a tantas opções?
Para o Emagrecentro, rede referência em emagrecimento saudável e estética corporal, com mais de 415 unidades presentes em todas as regiões e 26 estados, a resposta está em dar liberdade aos franqueados para serem protagonistas nas interações digitais e se tornarem a verdadeira cara do negócio. Ao mostrar quem está por trás do desempenho, a marca cria identificação com o público, aproxima cada filial da comunidade local e transforma cada estabelecimento em uma vitrine de autoridade e transformação. No ano passado, essa estratégia resultou na duplicação da exposição da rede nas redes sociais. Essa abordagem impulsiona as vendas e o consumo dos clientes.
Um exemplo dessa estratégia vem de Pernambuco: a parceira Valdenice Passarini, de 41 anos, está à frente das unidades Emagrecentro localizadas em Piedade (Jaboatão dos Guararapes) e em Moreno, cidades vizinhas da Grande Recife. Com mais de 80 mil seguidores no Instagram, Nice compartilha nas publicações a rotina das clínicas, depoimentos reais, bastidores dos atendimentos e, principalmente, os resultados concretos dos pacientes. Um de seus vídeos mais recentes ultrapassou 500 mil visualizações, reflexo de uma transmissão espontânea, natural e autêntica.
“Desde o início, minha tática foi mostrar quem somos de verdade. Converso com o público como se fosse um amigo. Isso gera segurança e envolvimento”, conta a gestora. O foco está sempre em conteúdos genuínos, usando as famosas trends a seu favor, adicionando os serviços da unidade, gravados com a própria equipe.
Os efeitos são expressivos: em dois anos, a receita das filiais comandadas pela franqueada cresceu cerca de 60%. As plataformas sociais se tornaram o principal canal de atração de novos usuários, com aumento nas avaliações, avanço nas negociações e maior volume de indicações espontâneas. A imagem da marca na área também foi fortalecida, o que despertou o interesse de novos investidores e impulsionou a expansão do Emagrecentro no Nordeste.
A tática adotada por Nice reflete a visão do grupo como um todo: valorizar suas histórias e transformar cada filial em uma extensão da identidade, com personalidade local, mas com padrão nacional. “Quando o administrador aparece, cria vínculo. E essa conexão gera conversão. Esse é o segredo”, afirma Dr. Edson Ramuth, fundador da marca, que segue investindo em treinamentos de ponta para seus franqueados. Atualmente, com 415 unidades e presença marcada no Paraguai e Estados Unidos, a rede mira outros países como Chile e Argentina.