
Divulgação
Renata Melloni, Diretora de Operações da B2Finance
Empresas de logística enfrentam um cenário de alta pressão por desempenho, custos controlados e exigências fiscais complexas. Por isso, eficiência logística é muito mais do que movimento, é estratégia, direção e inteligência. O desafio é como conquistar o máximo de eficiência se a operação continua funcionando em estruturas descentralizadas e, muitas vezes, com pouca visibilidade em tempo real. Dizer que a resposta está na tecnologia não basta, é preciso reconhecer que tudo começa com uma mudança organizacional.
Para um cenário cada vez mais competitivo, ir além da gestão básica é uma condição para otimizar a operação, reduzir custos e aumentar o faturamento. Nesse sentido, a necessidade de inovar é clara para a maioria das empresas, mas como realizar essa transição de maneira estratégica, sem renunciar aos valores da marca, e com um investimento assertivo? A resposta está na terceirização estratégica deste processo por meio de um BTO (Business Transformation Outsourcing).
Nenhuma empresa de distribuição deve demorar em perceber que a tarefa agora é alcançar maturidade digital e inteligência logística, isto é, operar com intencionalidade, controle e eficiência total. O BTO é o caminho mais seguro (e rápido) para este resultado, porque une a experiência de uma equipe especializada em inovação atuando em parceria com o cliente, a entrada ou otimização do sistema ERP (Enterprise Resource Planning) para centralização das operações, a coleta e análise de dados em tempo real através da inteligência artificial.
Em outras palavras, ao invés de tratar o sintoma – como atrasos, custos inesperados, autuações fiscais -, trata-se de um investimento na inteligência para garantir que os processos estejam a serviço do crescimento estratégico da empresa. Na prática, isso significa a digitalização e automação de processos que, a partir de agora, passam a estar disponíveis em tempo real para guiar a tomada de decisão imediata e também em médio e longo prazo a partir de relatórios gerenciais de rentabilidade, giro de produtos e performance por canal de venda, por exemplo.
Imagine o que a sua empresa poderia alcançar se a equipe pudesse focar apenas nas tarefas estratégicas. Com o BPO, a automação dos processos operacionais se torna realidade por meio de uma transição estruturada, com treinamentos contínuos e suporte de especialistas para esclarecer dúvidas. Isso permite eliminar tarefas manuais repetitivas, reduzir falhas operacionais e ampliar a eficiência, ao mesmo tempo, em que fortalece uma equipe mais especializada e dedicada às atividades que realmente exigem análise e tomada de decisão.
Inteligência logística é uma competência que só se torna possível quando a operação está centralizada e consolidada em dados, isso exige digitalização e inovação constante. Contudo, sem método, um investimento se transforma em custo. Por isso, a tarefa não é anunciar mudanças, mas entender como cada uma contribui para a sustentabilidade do negócio. Afinal, todas as empresas estão se movimentando, mas poucas com direção e estratégia.