
Divulgação
Com mais de 500 milhões de streams, 3 milhões de CDs vendidos e 12 certificações de Diamante, Platina e Ouro no currículo, o compositor, instrumentista e produtor Corciolli celebra a nova fase e segue surpreendendo. Aos 32 anos do lançamento de seu disco de estreia, All That Binds Us (1993), o artista brasileiro apresenta um ousado e sofisticado projeto, o álbum Abstracta, com lançamento marcado para 18 de outubro de 2025, mesma data em que iniciou sua discografia. O lançamento está sendo construído faixa a faixa, apresentando mensalmente singles inéditos que antecipam o álbum completo. Após “Electric Sun” (junho), “Float” (julho), chegam em agosto “Discipline” (dia 1) e “Pluie de Printemps” (dia 22). Em setembro será a vez de “Nous” e no dia 1 de outubro, “Will This Be Our Future?”.
Com forte apelo sensorial e emocional, Abstracta posiciona Corciolli no centro do que há de mais sofisticado na Ambient Music contemporânea. Gravado em altíssima definição (192kHz/32-bit float), o disco foi concebido para oferecer uma experiência de imersão sonora profunda, tanto para o público audiófilo quanto para o ouvinte regular, que encontrará ali múltiplas camadas de sensações e significados.
O som da Intuição
As faixas de Abstracta nasceram de improvisações radicais, feitas de forma espontânea, em poucos dias, sem retoques ou regravações. Utilizando um set analógico-digital com piano acústico, piano elétrico, sintetizadores, samplers e sequenciadores, Corciolli captou a essência do momento criativo em seu estado mais cru. Após alguns dias de distanciamento total, mergulhou na pós-produção, e aí sim, com precisão cirúrgica, moldou cada elemento até formar uma tapeçaria sonora coesa, rica e provocadora.
“Apesar de parecer simples, é um processo exaustivo, artesanal, que exige múltiplas decisões por minuto. No fim, o que se tem é uma fotografia sonora congelada no tempo, singular e impermanente, que só ganha sentido na escuta subjetiva de cada pessoa”, afirma o artista.
Abstracta é mais do que um álbum. É uma declaração de princípios. Uma resposta à superficialidade sonora da era dos algoritmos. Um convite à escuta ativa, onde cada música propõe uma experiência sensorial única, fluida e impermanente, como o tempo, como o ser humano, como a arte de verdade. “Tudo flui. Assim como os ouvintes. Assim como a música. Assim como o abstrato”, afirma Corciolli.
A trajetória do músico
Nascido em São Paulo, Corciolli estudou piano clássico com Nair Tabet (assistente de Magdalena Tagliaferro), mergulhou na harmonia popular com Cacho Souza e Claudio Leal Ferreira e encontrou sua verdadeira identidade nos sintetizadores eletrônicos, onde fundiu tradição e vanguarda de forma única.
Desde que fundou a gravadora Azul Music em 1993, sua discografia cresceu sem concessões: são álbuns autorais, trilhas sonoras, parcerias marcantes (como com o lendário baixista Celso Pixinga e o grupo Espírito Cigano), e participações em coletâneas ao lado de Hans Zimmer, Vangelis, The Alan Parsons Project, Enigma, Sarah Brightman e Luciano Pavarotti.
Corciolli criou uma assinatura estética reconhecível, a música que transcende rótulos e fala direto à alma, nas palavras de quem o acompanha desde os primeiros trabalhos. Não à toa, seus temas instrumentais estão presentes em trilhas internacionais e playlists ao redor do mundo, tornando-se referência na cena da música instrumental digital.
Lançamento Single Discipline
Data: 1 de agosto de 2025
Pré-save: https://orcd.co/discipline
Ficha técnica:
Composição, arranjos, performance e produção: Corciolli
Gravação e Mixagem: Corciolli | StudioAzul -SP
Co-mixagem e masterização: Adonias Souza Jr. | Estúdio Arsis
Graphics: Corciolli
Gravadora: Azul Music
Site: https://www.corciolli.com/
Instagram: @corciolli
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCmlC0tAxUbX7zONVzrljWbQ