
Julia Farnese, supervisora do Ensino Médio no Colégio Santo Agostinho Foto: Divulgação
Com a adoção do Seriado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escolas de todo o Brasil começam a adaptar seus métodos de ensino e estratégias pedagógicas para preparar os estudantes para esse novo formato de ingresso no ensino superior. Em Minas Gerais, o Colégio Santo Agostinho se destaca pela antecipação e organização de um plano específico voltado ao processo.
A proposta do Seriado UFMG rompe com o modelo tradicional de um único exame ao final do Ensino Médio e passa a considerar o desempenho do estudante ao longo dos três anos da etapa escolar. A cada ano, uma prova avalia os conhecimentos adquiridos, sendo que a nota final será composta por 20% da Etapa 1 (1ª série), 25% da Etapa 2 (2ª série) e 55 da Etapa 3 (3ª série).
Nova lógica, nova rotina escolar
Julia Farnese, supervisora do Ensino Médio no Colégio Santo Agostinho, explica que a instituição organizou um plano de preparação específico para o Seriado UFMG. “Incluímos aulas extras com foco na resolução de exercícios no contraturno, simulados frequentes e um material personalizado, produzido pela editora SAS, adequado ao perfil do Seriado, sempre com intuito de preparar os alunos para uma sociedade hiperconectada”, afirma.
Embora essas atividades não sejam obrigatórias, a Escola recomenda fortemente a participação dos alunos. “A constância no processo de preparação aumenta significativamente as chances de aprovação”, destaca Farnese.
Provas interdisciplinares e foco progressivo
A primeira etapa do Seriado UFMG será aplicada dia 14 de dezembro de 2025. As duas primeiras etapas incluem 45 questões objetivas e uma questão discursiva com abordagem interdisciplinar. Já na terceira etapa, a prova será realizada em dois dias, com redação, questões objetivas e discursivas específicas conforme a área de conhecimento do curso escolhido — decisão que o estudante só precisa tomar na última etapa.
Além disso, as questões discursivas terão peso quatro, enquanto as objetivas contarão peso um, o que reforça a importância do domínio da escrita e do raciocínio crítico desde o início do processo.
O Colégio Santo Agostinho vai trabalhar de forma dedicada às obras de Literatura e Artes exigidas. Por meio de uma plataforma exclusiva da Escola, Campus Vestibular, os estudantes terão acesso a videoaulas e conteúdos que analisam profundamente as obras previstas em edital. A editora SAS ainda complementará esse preparo com materiais de apoio, incluindo análise das obras, relacionados às aulas regulares.
Segundo Farnese, os professores terão papel fundamental no acompanhamento individualizado. “As aulas extras oferecem a oportunidade de identificar dúvidas específicas e trabalhar habilidades essenciais com base nos resultados dos simulados”, explica.
Inclusão e possibilidade de escolha
O Seriado UFMG, responsável por 30% das vagas destinadas para cada curso de graduação, está aberto a todos os estudantes do Ensino Médio, inclusive egressos e formandos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições serão feitas online, a partir do dia 18 de agosto, conforme critérios estabelecidos em edital publicado pela UFMG.
É importante esclarecer que mesmo o estudante participando das duas formas de ingresso possíveis para a UFMG, Seriado e Enem, ele poderá ocupar apenas uma vaga. Além disso, 30% das vagas de cada curso de graduação são reservadas ao ingresso via Seriado.
Mudança gradual e menos pressão
A adoção do modelo seriado representa uma transformação na lógica da avaliação, favorecendo o acompanhamento do desenvolvimento acadêmico do aluno e reduzindo a pressão concentrada em uma única prova. “Trata-se de um processo mais justo, que valoriza o percurso do estudante e não apenas um desempenho pontual”, conclui Farnese.
Dessa forma, escolas como o Colégio Santo Agostinho estão não apenas se adaptando, mas também liderando o movimento de preparação para essa nova realidade, oferecendo aos alunos estrutura, suporte pedagógico e estratégias bem definidas para enfrentar com segurança e consistência o caminho até o ensino superior.
Sobre o Colégio
O Colégio Santo Agostinho, que integra a Rede Lius Agostinianos, foi fundado, em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio, atende, atualmente, a cerca de 8,5 mil alunos nas Unidades de Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem, Nova Lima e Divinópolis.