
Divulgação
Do Tecnomelody às guitarradas, o Pará transborda cultura com as mais diversas influências, onde ritmos indígenas encontram africanos e latinos em uma mistura vibrante. É tanta diversidade que a arte paraense ganhou um festival para chamar de seu. O festival Os Sons Que Vêm do Pará teve seu projeto piloto durante o Círio de Nazaré de 2024 e, agora, chega em maior escala, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras.
A Petrobras apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora do desenvolvimento artístico, e o festival, que acontece na Aldeia Amazônica, em Belém, nos dias 23 e 24 de maio, é uma demonstração desse compromisso. A programação inclui shows, gravação de audiovisual, concurso de dança com R$ 18 mil em prêmios, rodas de conversa, exposições e mais. A entrada será gratuita, mediante a entrega de 1kg de alimento para as ações sociais que realizaremos após o evento.
Os anfitriões Rhenan Sanches e Rolon Ho são os embaixadores e encabeçam a programação, que será toda formada por artistas paraenses.
E apesar da primeira edição oficial ser em casa, o objetivo é levar o festival para todos os estados. “Esse é o pontapé inicial de um projeto que quer crescer cada vez mais, para que a classe artística paraense tenha a oportunidade de aparecer em um evento 100% feito para eles, de norte a sul do Brasil”, conta Tayana dos Santos, paraense e uma das diretoras do projeto que saiu de Belém exatamente para estudar o setor da cultura no Brasil e fomentar a formação de novas plateias para a música paraense para além do Estado do Pará.
Confira a programação:
• 19 e 20 de maio – Roda de conversa sobre música e cultura com os maiores produtores do showbusiness paraense como Manoel Cordeiro, Rosalina Melo, Pedro Queiroz, Pedro Queiroz, Rodrigo Barros, Rullien Polizeli, Aline Moreira e os todos os artistas que estarão no festival, exatamente para fomentar o diálogo sobre o futuro desses ritmos para essa nova geração de fazedores de cultura paraense. A mediação ficará a cargo dos embaixadores e da Jornalista e apresentadora Mary Tupiassu;
• 23 de Maio – Acontecerá o Concurso de dança comandado por Rolon Ho, com R$18 mil em prêmios para os vencedores, além de shows que invadem o palco com nomes como Xeiro Verde, Suanny Batidão e Dj Assayag.
• 24 de maio – A grande final do concurso de dança e a gravação do audiovisual que dá nome ao festival acontecem no mesmo dia. O embaixador Rhenan Sanches sobe ao palco para receber grandes nomes que marcaram a história da música paraense, ao lado de talentos da nova geração. Entre as atrações confirmadas estão: Rolon Ho, Edilson Morenno, Nelsinho Rodrigues, Bruno e trio, Karol Diva, Taty Araújo, A Big Show, Júnior e Neto. Após a gravação ainda teremos apresentação dos Vingadores do Brega e Dj Cayan Ribeiro
O Festival Os Sons Que Vem do Pará é apresentado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet. A produção fica a cargo da AT Produções e a realização da Jamboo Produções e Governo Federal através do Ministério da Cultura.
Conheça Rhenan Sanches e Rolon Ho:
Rhenan Sanches – Natural de Belém do Pará, Rhenan Sanches de 37 anos cresceu dentro do universo musical. Filho do cantor Cearazinho, sua mãe Marli Sanches, grande produtora cultural, e enteado de Manoel Cordeiro, criador da lambada e expoente da música amazônica, Rhenan forjou sua veia artística e musical dentro de um ambiente de grande inspiração e hoje celebra quase 20 anos de carreira. O artista tem 7 álbuns, 4 dvd’s, 3 vídeo clipes gravados e vários sucessos na região Norte do Brasil. Fez shows no Exterior e totaliza mais de 4,5 milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube.
Rolon Ho – Formado em Educação Física, Rolon Ho é professor, coreógrafo, dançarino, diretor artístico e idealizador do Fest Salão, primeiro festival de dança de salão da região norte. Expandiu seu trabalho para o exterior, levando sua arte para palcos de Estados Unidos, Portugal, Suíça, Guiana Francesa, Buenos Aires e Uruguai. Campeão da dança dos famosos (Globo) em 2023, já foi dançarino e coreógrafo de nomes como Joelma, Gaby Amarantos, Belo, Banda Calypso e mais.
Serviço:
Festival Os Sons Que Vem do Pará
Quando:
Rodada de Conversa: 19 a 20 de Maio (14h ás 17h para alunos e das 18h ás 22h para profissionais de dança e música) – Casa de Cultura
Festival de Música e a Semi-Final do Concurso de Dança: 23 de Maio (a partir das 17h na Aldeia Amazônica)
Festival de Música (Gravação do Áudio Visual Os Sons que vem do Pará) e a Final do Concurso de Dança: 24 de Maio (Aldeia Amazônica) a partir das 17h.
Onde: Aldeia Amazônica – Av. Pedro Miranda, S/N – Pedreira, Belém – PA
(As rodas de conversa serão realizadas na Casa de Cultura. Na Avenida Nazaré 319)
Entrada franca