• Início
  • Fornadas
  • Destaques
  • Robhson Abreu
    • Coluna PQN
    • Politicando
  • Gastronomia
  • Curtição
  • Passeando
  • Artigos SindiJori
  • Colunas
    • Coluna MG
    • Podcasts
    • Biblioteca
    • Eu Quero!
    • Etílico
  • Melhor Amigo
♣
  • Grupo Petrópolis define estado de Minas como foco de novos patrocínios e crescimento das vendas
  • Seminário debate agricultura irrigada em MG
  • Presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, lidera agenda de eventos que fortalecem o municipalismo em…
  • Equipes da Rede e-Tec de Minas Gerais são finalistas na OBAP
  • Primeiro dia da InfraBusiness Expo confirma protagonismo de Minas na infraestrutura nacional
PQN – O portal da Comunicação!

Grupo Petrópolis define estado de Minas como foco de novos patrocínios e crescimento das vendas

Publicado por Redação
Comente

Divulgação/Grupo Petrópolis

O Grupo Petrópolis, única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional, reforça seu compromisso com Minas Gerais e anuncia o lançamento do Plano Acelera Minas. A iniciativa envolve as áreas de Distribuição, Marketing, Patrocínios, Comercial e Relacionamento com o objetivo de atingir, até o fim deste ano, um crescimento de 15% no Estado, em bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência.

A estratégia capitaliza o ambiente ideal para o negócio: a maior e mais moderna fábrica do Grupo está localizada em Uberaba, Minas Gerais é um dos principais mercados de consumo de cerveja do país, o terceiro estado com mais cervejarias e a capital Belo Horizonte é uma das cidades com maior número de bares do país, com 178 botecos para cada 100 mil habitantes. O estado tem o segundo maior consumo per capita de cerveja do Brasil, com 70 litros/ano por adulto – à frente de São Paulo (61 litros/ano) e atrás apenas da região metropolitana do Rio de Janeiro (90 litros/ano), com base em dados da Nielsen. “Minas Gerais é um dos nossos territórios mais estratégicos, devido ao perfil do consumidor e às diversas oportunidades de proporcionar experiências de marca para a população”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing, Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis. “O Plano Acelera Minas permite trabalharmos diferentes marcas do nosso portfólio em um ecossistema que dialoga diretamente com o consumidor de cerveja, conforme o território de cada marca”, completa.

O Plano prevê ainda um incremento da presença da marca Petra em Belo Horizonte, com uma maior oferta da cerveja em bares da capital. Petra é a marca com maior aceitação entre todas as cervejas do segmento “mainstream”, possuindo o menor índice de rejeição (apenas 1%, segundo pesquisa Kantar). “Um dos objetivos do Plano é ampliar o consumo de cerveja nos bares, servida em garrafas retornáveis, que é uma característica do consumidor mineiro”, diz Cristiano Câmara, Diretor Regional Comercial em Minas Gerais. “O consumidor de BH vive a cultura de boteco e tem um relacionamento especial com aquela cerveja que é compartilhada entre amigos”, explica o diretor. O segmento bar representa 40% do volume total de cervejas vendidas em Minas Gerais.

Um dos focos do Plano é incrementar a presença das principais marcas do Grupo em eventos estratégicos de grande porte, totalizando 15 eventos realizados no Estado somente no segundo semestre. A cerveja Petra, que no primeiro semestre patrocinou entre outros o Carnaval dos Sonhos e o Festival Sensacional, estará presente em mais 10 eventos até dezembro, incluindo a turnê de 20 anos de carreira da dupla Jorge & Mateus, o Show do Século na Arena MRV, reunindo alguns dos principais nomes da música sertaneja (Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, Daniel e César Menotti & Fabiano), e eventos como o Festival Timbre em Uberlândia (com nomes como Iza, Samuel Rosa, Lenine e Duda Beat), assim como shows e festivais nas cidades de Governador Valadares, Uberaba e Pouso Alegre.

Já a marca Black Princess será a cerveja oficial do festival Somos Rock, em Pouso Alegre, e a Itaipava patrocinará o encontro dos cantores Thiaguinho e Belo, em outubro. A Itaipava Premium é a patrocinadora oficial da turnê Tardezinha, de Thiaguinho, cujo show em junho no Mineirão reuniu o maior público até o momento de toda a turnê.

Botecar 2025
Além de proporcionar a degustação de cervejas do portfólio nos eventos patrocinados, este ano o Grupo Petrópolis volta a patrocinar o Botecar, tradicional festival de comida de boteco, que começa em setembro. A cerveja escolhida para harmonizar com as comidas de boteco será a Petra e, durante o festival, haverá uma presença maior da marca em mídia exterior no roteiro dos bares participantes, reforçando a cerveja como a pedida ideal para beber nos botecos da cidade. A campanha, que inclui peças para rádio e digital, deve impactar um público de 1,3 milhão de pessoas.

Fábrica em Uberaba
O estado de Minas abriga a maior e mais moderna fábrica do Grupo, em Uberaba. Inaugurada em 2020, a unidade possui 108 mil m² de área construída – o que corresponde a 15 campos de futebol –, seis linhas de produção e capacidade produtiva de 11,4 milhões de hectolitros por ano, o que representa 20% da capacidade instalada total da empresa. As linhas podem envasar 384 mil latas/hora, 124 mil garrafas/hora e 80 barris de 50 litros de chope por hora. Além de Minas, a fábrica fornece bebidas para outros sete estados (SP, PR, RS, SC, MT, DF e GO). O Grupo possui 14 centros de distribuição no Estado e emprega, diretamente, mais de 2.100 pessoas, tendo recolhido em 2024 mais de R$ 302 milhões em ICMS para o estado.

Números do Plano Acelera Minas
Mesmo com a retração de 3% no mercado cervejeiro mineiro verificada em 2024, o Grupo Petrópolis avançou 8% em volume vendido no estado – demonstrando a eficácia da estratégia adotada, baseada no mix de patrocínio de eventos, ações nos pontos de venda, marketing segmentado e promoções.

A turnê Tardezinha, que é patrocinada pelo Grupo Petrópolis desde a sua primeira edição, em 2016, gerou um aumento de 27% nas vendas da cerveja Itaipava em edições anteriores no estado e continua puxando os resultados em 2025, com crescimento de público de 15% no show realizado no Mineirão.

Além dos eventos patrocinados pelas cervejas do Grupo, as iniciativas do Plano Acelera Minas englobam ações promocionais ligadas às bebidas prontas Cabaré Ice e Fest Drinks, ao energético TNT Energy e à bebida esportiva TNT Sport Drink.

Para intensificar ações envolvendo a marca TNT, que é a bebida esportiva oficial dos dois principais times do Estado – Atlético e Cruzeiro –, serão feitas ações promocionais em supermercados e lojas de conveniência voltadas aos fãs de esporte, especialmente o basquete: pois o energético TNT Energy tornou-se em 2025 patrocinador oficial da NBA, a mais importante liga de basquete do mundo.

Entre os objetivos do Plano Acelera Minas, estão:

• Aumentar em 15% da base de clientes no Estado, incluindo bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência;
• Dobrar o volume de venda de bebidas prontas – Ices e Drinks em lata;
• Duplicar o volume de venda de isotônicos;
• Aumentar o market share do energético TNT – em 2024, o mercado cresceu 5% versus 25% da marca.

Obrigado por Compartilhar, clique para voltar.
Publicado em: Destaques Tags: Botecar 2025, capa, Cristiane Rosa, Cristiano Câmara, Grupo Petrópolis, Grupo Petrópolis define estado de Minas como foco de novos patrocínios e crescimento das vendas, Plano Acelera Minas
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Grupo Petrópolis define estado de Minas como foco de novos patrocínios e crescimento das vendas
  • Tweet

INHAC e Vale firmam parceria para implantar hotel-escola

Comentários fechado.


 
 

 
Copyright © 2025 PQN – O portal da Comunicação! · e-mail: portalpqn@pqn.com.br ·

Informações, sugestões de pauta e contatos: (31) 2127-4651