• Início
  • Fornadas
  • Destaques
  • Robhson Abreu
    • Coluna PQN
    • Politicando
  • Gastronomia
  • Curtição
  • Passeando
  • Artigos SindiJori
  • Colunas
    • Coluna MG
    • Podcasts
    • Biblioteca
    • Eu Quero!
    • Etílico
  • Melhor Amigo
♣
  • Rodrigo Pacheco se reúne com ministro para viabilizar aeroportos em Minas Gerais
  • 12 de Agosto – Farmacêutica investe R$ 100 milhões em Minas
  • Henry Freitas, Atitude 67 e DJ Topo são atrações confirmadas no camarote do Folianópolis 2025
  • Festival de Inverno de Diamantina e lançamento oficial do Carnaval 2026
  • Morar Mais BH 2025: Criatividade e luxo acessível para o morar bem
PQN – O portal da Comunicação!

I Festival Internacional Goitacá de Cinema anuncia programação

Publicado por Redação
Comente

“Deixa”: filme com Zezé Motta será exibido na sessão de abertura, com a presença de Zezé, que será homenageada no festival – Foto: Divulgação

De 19 a 24 de agosto, Campos dos Goytacazes se transformará em reduto do cinema com o I Festival Internacional Goitacá de Cinema, produzido pela Quiprocó Filmes, com a chancela da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – RJ. O primeiro festival internacional de cinema da cidade será totalmente gratuito, contando com uma seleção de 65 filmes de todas as regiões do Brasil, além da América Latina, Europa, Oceania, Ásia e África, ocupando o Centro de Convenções da UENF.

A atriz Zezé Motta, nascida em Campos, será a grande homenageada do evento, tendo uma mostra com o seu nome dedicada a filmes que contemplam diversidade de raça e gênero. Ela também estará presente na abertura, dia 19, às 18h, quando receberá uma homenagem celebrando toda a sua carreira e importância para o cinema e a cultura brasileira.

Em paralelo a programação do festival, acontecerá o Seminário de Cinema do Norte e Noroeste Fluminense, com o apoio da FAPERJ e da CAPES, que contará com nove mesas de debates com a participação de pesquisadores, agentes do mercado e representantes do poder público. O Programa de Formação, que está sendo promovido pelo festival em parceria com a Diretoria de Cultura e a Escola de Extensão da UENF, oferecerá mais de 150 vagas aos interessados em 9 oficinas gratuitas selecionadas entre 72 propostas recebidas de diversas partes do Brasil.

Outro destaque é o Cine Market Goitacá, espaço dedicado a negócios, networking e articulações institucionais, com mesas voltadas a temas como políticas públicas, sustentabilidade no audiovisual, coproduções e fomento regional. A programação contempla debates, masterclass internacionais e nacionais voltadas para cineastas, estudantes, profissionais da área, de áreas correlatas e o público em geral. Há espaço para todos os gostos e idades.

“O festival marca um momento histórico para Campos, abrindo portas para novos talentos, impulsionando negócios, gerando empregos, dinamizando a economia regional e fortalecendo a cena cinematográfica regional. Com o tema “Preservar e Formar para o futuro”, a proposta está sendo forjada em meio a retomada do projeto da Escola Brasileira de Cinema e Audiovisual. A nossa missão é inspirar novas produções, conectar criadores e colocar a cidade de vez no mapa do cinema brasileiro e internacional”, afirma Fernando Sousa, diretor-geral do evento.


Turismo e audiovisual se encontram no Festival Goitacá
Como parte da programação, o festival também realizará ações que unem Turismo e Audiovisual, com duas ativações especiais que contam com o apoio da Embratur, patrocinadora oficial do evento, nas cidades vizinhas de Quissamã e São João da Barra. Os convidados terão a oportunidade de conhecer de perto dois importantes patrimônios naturais e culturais do Norte Fluminense: a Reserva Caruara, em São João da Barra, e o Quilombo Machadinha, em Quissamã.

A visita em cada uma das cidades, contará com um grupo de 20 pessoas, com transporte em vans disponibilizadas pela organização do festival.

Essas atividades reforçam o compromisso do festival em consolidar Campos dos Goytacazes e seu entorno como polos de produção, formação e pensamento audiovisual, valorizando os talentos locais e promovendo o diálogo entre diferentes realidades e experiências, especialmente ligadas ao Turismo.

“O Festival Internacional Goitacá de Cinema nasce mostrando como o audiovisual pode dialogar com o território e fortalecer o turismo de forma criativa e sustentável. Ao proporcionar aos convidados experiências como a visita ao Quilombo Machadinha e à Reserva Caruara, o festival revela a potência cultural do interior do Rio e promove um Brasil diverso, autêntico e cheio de histórias para contar”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Mostras vão trazer diferentes olhares para o público
A Mostra Zezé Motta, dedicada à diversidade de raça e gênero, reúne obras que atravessam temas como ancestralidade, afeto, resistência e memória, inspirada na trajetória da artista que será homenageada na abertura do festival. A curadoria é de Day Rodrigues, cineasta e produtora cultural.

Voltada ao público infantil e juvenil, a Mostra Kbrunquinho apresenta curtas-metragens que tratam a infância com respeito, sensibilidade e poesia. São filmes que estimulam o olhar criativo das crianças e jovens, sem subestimar suas emoções ou inteligência. A curadoria é assinada por Gabriel Borges, educador e produtor audiovisual com experiência em mediação cultural para infâncias.

A Mostra Olhares da Planície, com curadoria de Hugo Katsuo e Rachel Aguiar, destaca produções realizadas por cineastas do interior Fluminense, incluindo filmes de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. A proposta é lançar luz sobre uma cinematografia potente e pouco visibilizada, que emerge das margens e propõe outras narrativas sobre o território.

A Mostra Nacional Competitiva e a Mostra Internacional Competitiva reúnem filmes de diferentes formatos e linguagens, que dialogam com temas como justiça social, meio ambiente, experimentações visuais e subjetividades contemporâneas. A curadoria da mostra nacional é assinada por Lívia de Paiva, pesquisadora e roteirista, e a curadoria internacional é de Adriana Denisse-Silva, da Creas Films (México/Brasil), com apoio de convidados externos.

A Mostra Embratur reúne filmes relacionados ao turismo, à cultura e aos territórios brasileiros. Dividida entre as sessões temáticas “Brasil com S” e “Turismo Transforma”, a mostra conta com o apoio institucional da Embratur, patrocinadora oficial do evento. Os filmes abordam o turismo como experiência afetiva e de pertencimento, valorizando saberes locais, sustentabilidade e inclusão. A mostra é parte da estratégia do festival de contribuir para o fortalecimento da economia criativa e do turismo na região.

Filmes de abertura e encerramento
O filme de abertura do festival será “Deixa”, de Mariana Jaspe, uma ficção contemporânea que transita entre memórias familiares e as tensões do tempo presente, abrindo o evento com delicadeza e força estética. A sessão será no dia 19 de agosto, às 18h, no Centro de Convenções da UENF.

E o filme de encerramento será “Faroeste Cabrunco”, com direção de Victor Van Ralse e estrelado por Tonico Pereira, ambos de Campos dos Goytacazes, em uma trama que mistura ação, crítica social e elementos da cultura popular brasileira — encerrando o festival com irreverência, afeto e pertencimento. A sessão será no dia 24 de agosto, às 18h, no Centro de Convenções da UENF.

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial do Porto do Açu, Ferroport, Águas do Paraíba e Embratur. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). O Projeto conta com parceria institucional da Prefeitura de Campos e Secretária Municipal de Turismo, Prefeitura de São João da Barra e Sebrae. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Unimed Campos, Comfort Hotel, Trevo Limpeza, Petra Arquitetura e Rangel Azevedo Advocacia e Consultoria. O projeto tem parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria, Diretoria de Cultura da UENF, do Projeto Caminhos de Barro, do Centro de Ciências do Homem (CCH), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e Maple Bear. Parceria comercial da Acesso Total e Associação Comercial e Industrial Campos (ACIC). A Mídia Oficial é a Folha da Manhã e InterTV. E Parceria de Mídia do Canal Curta.

Obrigado por Compartilhar, clique para voltar.
Publicado em: Curtição Tags: Campos dos Goytacazes, capa, I Festival Internacional Goitacá de Cinema, I Festival Internacional Goitacá de Cinema anuncia programação, Quiprocó Filmes
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for I Festival Internacional Goitacá de Cinema anuncia programação
  • Tweet

“Pagonejo Bão” de Alexandre Pires chega pela primeira vez a São Paulo

Museu da Família Assad

Comentários fechado.


 
 

 
Copyright © 2025 PQN – O portal da Comunicação! · e-mail: portalpqn@pqn.com.br ·

Informações, sugestões de pauta e contatos: (31) 2127-4651