• Início
  • Fornadas
  • Destaques
  • Robhson Abreu
    • Coluna PQN
    • Politicando
  • Gastronomia
  • Curtição
  • Passeando
  • Artigos
  • Colunas
    • Podcasts
    • Biblioteca
    • Eu Quero!
    • Etílico
  • Melhor Amigo
♣
  • 2ª edição da Sessão Minasplay no Cine Humberto Mauro, nesta terça (17)
  • Turismo de bem-estar impacta em maior valorização de imóveis de luxo no Brasil
  • Agyei Augusto lança clipe de “Tok Tok” com participação de Lorena Queiroz
  • Galeria com alma de casa conquista público em Pinheiros
  • V CineFestival Internacional de Ecoperformance realiza edição SP
PQN – O portal da Comunicação!

Inteligência artificial potencializa estratégias de marketing

Publicado por Redação
Comente

Divulgação

Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up

A Inteligência Artificial (IA) é o assunto do momento. Não se fala em outra coisa dentro das empresas, e não apenas nas de tecnologia. O assunto é corrente em todos os setores. Obviamente, o marketing está incluso nesta discussão; afinal, você sabe qual é a verdadeira questão quando falamos do surgimento dessa novidade no segmento? O que está em jogo são novos recursos ou a situação é um pouco mais complexa?

Antes de mais nada, precisamos entender que só é possível aplicar tendências de mercado como essa, na prática e de maneira assertiva, se conhecermos bem o público com o qual estamos falando. Entender hábitos de consumo, comportamentos, preferências, motivações e perfis é uma regra básica, que continua sendo um ponto-chave no processo de aproximação entre pessoas e marcas.

Muito bem, você deve estar se perguntando como tudo isso se relaciona com a IA? Na verdade, essa resposta está na própria pergunta, porque nenhum recurso é útil, por mais inovador e disruptivo que seja, se não estiver alinhado com as necessidades dos clientes. Sem isso, é só mais um artifício com pouca ou nenhuma efetividade. Em outras palavras, apenas com essa correlação há como desenvolver estratégias de marketing realmente eficientes e que podem aumentar as chances de sucesso de uma companhia.

Na Mark Up, por exemplo, a tecnologia e o data driven são a bússola que nos orienta na tomada das melhores decisões. Além disso, temos um comitê formado por profissionais de diversas áreas da empresa, com o objetivo de pensar em formas de implementarmos cada vez mais a IA a nosso favor no dia a dia, criando uma cadeia de benefícios tanto para os colaboradores como para os clientes. Fruto disso é que já estamos adotando a IA como uma “parceira de trabalho” altamente eficiente. Por exemplo, nossa criação já vem utilizando com sucesso algumas ferramentas, que auxiliam muito em desenvolvimentos conceituais, na busca por imagens ideais para a composição de layouts ou mesmo vídeos que sejam fortes o suficiente para reforçar as mensagens que desejamos transmitir. Em outras palavras, a partir da inteligência humana, utilizamos todo poder executor da inteligência artificial para a obtenção de resultados melhores e mais rápidos. Já na área de estratégia, a IA tem sido um apoio importante para desk researches, trazendo respostas sobre o mercado, marcas, tendências e comportamento do consumidor. Também é um parceiro para encontrar soluções que complementem taticamente a estratégia desenvolvida pelo planejador. Mas acima de tudo, IA entra aqui como solução nos projetos estratégicos desenvolvidos por nós, sendo sugerida também para nossos clientes.

É importante que existam essas iniciativas no mundo corporativo, considerando que basicamente todas as companhias estão tentando buscar modos de aproveitar as ferramentas e inovar em suas estratégias. Mas atenção: para utilizar um recurso tão avançado e inovador, como a IA, com responsabilidade, segurança e precisão, as lideranças e seus times devem conhecer profundamente sua função e estrutura e de que forma ela ajudará a atingir os objetivos da organização.

Quando há um planejamento fortemente embasado, a IA acaba com uma das principais dores que os profissionais de marketing possuem na sua rotina digital, que é a de tratar um volume gigantesco de informações ao mesmo tempo. Isso abre espaço para os especialistas a trabalharem com uma gama muito maior de dados e interações em um intervalo menor de tempo.

As consequências? Em resumo, eficiência e agilidade. A solução permite que campanhas personalizadas e experiências exclusivas sejam oferecidas aos clientes com base nos seus interesses. Outra vantagem competitiva da IA é a automação de tarefas repetitivas e mecânicas, economizando tempo e capital humano. Isso sem falar na integração dos dispositivos, garantindo que as análises de mercado e dos conteúdos produzidos pela marca sejam mais rápidas e avançadas.

Não à toa, as empresas que já notaram esses benefícios em potencial não param de aquecer o setor tech. Segundo um relatório feito pela Kinea Investimentos, considerando serviços, hardware e software, o mercado global de inteligência artificial movimentou cerca de US$ 318 bilhões em 2020, US$ 383 bilhões em 2021 e US$ 450 bilhões em 2022. Nos próximos anos, a tendência é de um crescimento vertiginoso. Para 2023, a expectativa é de US$ 450 bilhões movimentados, crescendo ano a ano até atingir US$ 900 bilhões em 2026, uma expansão de 19%.

Olhando para todas essas questões, podemos entender claramente que a chegada avassaladora da IA ao cenário corporativo não se trata apenas de mais uma novidade efêmera, em que a empresa investe no recurso como se fosse apenas mais um notebook para seu escritório. As milhares de possibilidades que ela oferece estão em suas estratégias; no caso da área de marketing o sucesso depende de boas aplicações, há uma associação direta entre esses dois elementos. E, se existe uma conexão, por que não investirmos em mais formatos inteligentes para aliar a dupla?

Obrigado por Compartilhar, clique para voltar.
Publicado em: Artigos Tags: capa, Data-driven, Inteligência Artificial (IA), Kinea Investimentos, Mark Up, Silvana Torres, tecnologia
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Inteligência artificial potencializa estratégias de marketing
  • Tweet

Tik-toc-tocando no coração dos concorrentes: a queda do gigante chinês

Os desafios das startups ‘unicórnios’ no mercado conservador do Brasil

Comentários fechado.


 
 

 
Copyright © 2023 PQN – O portal da Comunicação! · e-mail: portalpqn@pqn.com.br ·

Informações, sugestões de pauta e contatos: (31) 2127-4651