
Divulgação
Mais de 45% dos jovens brasileiros, entre 15 e 24 anos, apresentam conhecimento em educação financeira abaixo do que é considerado adequado, segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado em julho de 2024. Ainda que este resultado seja melhor que o de 2015, quando 53% dos jovens estavam abaixo do nível básico, o Brasil ocupa a 18ª posição entre os 20 países avaliados pelo programa. Uma das estratégias para reduzir o desconhecimento financeiro entre os jovens, inclusive em temas como sistema tributário, é a integração lúdica e pedagógica entre esse público e acontecimentos que contam a história da economia do país.
Em Belo Horizonte, a Fundação CDL-BH, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e CDL Jovem BH, tem promovido uma série de palestras voltadas para a contextualização do sistema tributário do país, suas composições, abrangência e impacto no dia a dia. Cerca de 500 jovens atendidos pela Fundação CDL-BH, por meio do Programa Estudo e Trabalho, participam da ação que se encerra nos dias 13 e 16 de maio com visita temática ao Ponto Cultural CDL.
Nestes dias, os jovens poderão visualizar de forma didática o conteúdo aprendido nas palestras e ter contato com acervos que mostram importantes momentos da história econômica e tributária do país como marco da troca de moedas, o boom da inflação na Era Sarney, remarcadores de preços, a chegada dos cartões de crédito ao varejo e a nova percepção do consumidor quanto ao seu poder de compra e o impacto dos juros. “A ideia é levar a esses jovens conhecimento sobre o sistema tributário brasileiro e, a partir disso, permitir que eles tenham maior consciência sobre o valor que pagam nos produtos e entendam que a justiça fiscal é o melhor caminho para a sustentabilidade de empresas e de consumo”, explica o presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink.
Manifestação contra impostos
A ação com os jovens integra a programação do Dia Livre de Impostos (DLI), protesto que será realizado em todo o país no dia 29 de maio. Em sua 19ª edição, o DLI irá promover atos de conscientização contra as excessivas cargas tributárias que limitam o poder de consumo da população e freiam o crescimento econômico do Brasil. Também serão vendidos milhares de itens sem a incidência de impostos, em uma demonstração de quanto os tributos pesam no bolso dos brasileiros.
“O DLI tem como propósito facilitar o entendimento do nosso sistema tributário e também reivindicar uma reforma que permita estabilização econômica, desenvolvimento de empresas, menor impacto na renda das famílias e melhor aproveitamento da arrecadação”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
A ação foi criada pela CDL Jovem BH e CDL/BH em 2007 para conscientizar a população sobre a alta carga tributária do país; a péssima destinação dos impostos pagos e o peso dos tributos sobre a renda da população. Hoje o Dia Livre de Impostos é realizado em diversas cidades brasileiras.
Participação
Empresários interessados em participar do DLI podem se inscrever no site: https://dialivredeimpostos.org.br/