
Divulgação
Gravada em 2016 por O Rappa no DVD/CD Acústico Oficina Francisco Brennand, a faixa “Uma Vida Só” volta às plataformas nesta sexta-feira, 04, em nova versão assinada por Marcelo Lobato dentro de seu projeto autoral Afrika Gumbe. Escrita por Marcos Lobato entre 2004 e 2005, a música narra a rotina de um trabalhador informal com quem o artista cruzava diariamente nos ônibus do Rio de Janeiro — um retrato da resistência periférica e das múltiplas funções que recaem sobre quem sobrevive na informalidade. Ouça a nova versão de “Uma Vida Só” nas plataformas digitais.
“O título e o refrão brincam com o duplo sentido de que só temos essa vida e, ao mesmo tempo, somos seres solitários. A letra foi inspirada na figura do Omar, um camelô conhecido do Marcos nas viagens de ônibus pelo Rio de Janeiro. Um personagem típico do cotidiano carioca. Alguém que ganha o sustento humildemente e mantém, assim mesmo, sua resiliência”, explica Marcelo. “Gravamos a canção como ela foi originalmente composta. A introdução tem um certo tom épico, com marimbas e pizzicatos, seguida de frases em contraponto de guitarras, sintetizadores e percussões.”
Lançada como single em março de 2016, “Uma Vida Só” marcou o retorno de O Rappa com material inédito após três anos de pausa nas composições. Sua gravação ao vivo, em meio às esculturas da Oficina Cerâmica Francisco Brennand, em Recife, se destacou pelo tom cru e intimista. Agora, a faixa ganha uma nova leitura estética, entre o analógico e o eletrônico, reafirmando sua força lírica e expandindo seu território sonoro dentro da linguagem afropercussiva do Afrika Gumbe.
Relembre o audiovisual de “Uma Vida Só”, lançado em 2016. Clique aqui para assistir.