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Mercado de assinaturas: por que o e-commerce ainda não está aproveitando todo o potencial?

Publicado por Redação
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Plataformas como a Cyclopay integram gestão de planos flexíveis, múltiplos meios
de pagamento, régua de comunicação e relatórios unificados. (Foto: Austin Distel)

O mercado de assinaturas no Brasil vem se consolidando como uma das estratégias mais eficazes para garantir previsibilidade financeira, fidelização de clientes e crescimento sustentável. Mas, mesmo com todos os sinais positivos, muitos e-commerces ainda estão deixando de tirar mais proveito dessa alternativa de vendas e pagamento.

Enquanto o modelo é amplamente explorado em serviços digitais (como streamings, telefonia e internet), os produtos físicos ainda têm muito espaço para crescer. Assinaturas de vinhos, livros e clubes especializados têm ganhado força, mas ainda representam uma parcela pequena diante do potencial.

A grande vantagem do modelo recorrente no e-commerce está em três pilares:
• Receita previsível e escalável
• Relacionamento contínuo com o cliente
• Maior conhecimento do comportamento de consumo

Esses pontos fortalecem estratégias como upsell, cross-sell, aumento de ticket médio e menor dependência das vendas sazonais.

“Oferecer uma assinatura vai além da praticidade. É sobre construir um relacionamento com o cliente. Aqui, personalização e conveniência são palavras-chave. O consumidor quer controle: ele precisa conseguir editar sua assinatura, pausar entregas, alterar forma de pagamento e, claro, ser tratado de forma exclusiva”, afirma Mariana Coltro, gerente de Vendas na Lyra.

Plataformas como a Cyclopay já trabalham com essa visão — integrando gestão de planos flexíveis, múltiplos meios de pagamento (cartão de crédito / Pix / boleto), régua de comunicação e relatórios unificados. Isso não só facilita a operação como também dá autonomia ao cliente final.

“Assinatura é mais que receita: é relacionamento. Na Cyclopay, acreditamos que o modelo de assinatura é uma ponte entre eficiência financeira e proximidade com o cliente. O mercado está pronto, o consumidor já está habituado, e agora falta o e-commerce se adaptar, investir em tecnologia e transformar essa oportunidade em vantagem competitiva”, complementa Mariana.

 

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Publicado em: Destaques Tags: aumento de ticket médio e menor dependência das vendas sazonais, capa, cross-sell, Cyclopay, Mercado de assinaturas, upsell
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