
Reprodução/redes sociais – Fernanda Campos
Apesar de o Brasil enfrentar uma crise econômica prolongada, isso não se tornou um impeditivo para que o mercado de carros de luxo continuasse crescendo no país. Segundo dados da Bright Consulting, o número de vendas de veículos acima de R$ 500 mil aumentou nos últimos anos, e só nos primeiros três meses de 2024, mais de 2,2 mil carros de alto padrão foram adquiridos no Brasil.
O levantamento também mostra que, desde 2018, o consumo de automóveis de luxo vem crescendo a passos largos no território nacional, superando até mesmo adversidades como a pandemia. De 2022 para 2023, por exemplo, o aumento nas vendas de veículos desta categoria foi de 70%.
Uma das explicações está na ascensão de novos perfis de compradores: influenciadores digitais e artistas que ganharam projeção nas redes sociais. Com faturamentos milionários, muitos deles encontraram na aquisição de carros de luxo uma forma de expressar conquistas e reforçar suas marcas pessoais.
Tiago, dono da T-Car, uma das lojas de veículos premium mais conhecidas de São Paulo, confirma o cenário. “O Brasil é muito próspero, sempre tem alguém ganhando dinheiro, e o brasileiro ama carro”, afirma.
Segundo ele, influenciadores estão entre os clientes mais frequentes. “Já vendi para praticamente todos os artistas de funk e muitos criadores de conteúdo. Eles normalmente buscam carros em ascensão na moda. O carro-chefe é Porsche, mas também costumam comprar Land Rover, Evoque e Velar, e BMW, X4 e X6.”
MC Pipokinha, uma das funkeiras mais conhecidas do país, está na lista de celebridades apaixonadas por carros de luxo. Frequentemente nos palcos, a cantora também faz sucesso com a venda de conteúdo exclusivo na Privacy e conta que sua motivação sempre esteve ligada ao desejo de independência e ostentação. “Sempre falei para mim mesma que quando ficasse famosa, eu teria um carro incrível e luxuoso”, ressalta.
A artista também relembra a história curiosa da compra de seu primeiro veículo de luxo: “Fui de chinelo, ninguém quis me atender. No final, comprei uma BMW à vista por R$ 400 mil, valor inferior ao meu faturamento mensal na Privacy, rede social que é importantíssima na minha vida”.
Outra influenciadora da Privacy que tem conquistado espaço no universo automotivo é Fernanda Campos. Com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, ela viu sua paixão de infância se transformar em realidade. “Sou apaixonada por esportivos de luxo. Peguei recentemente um Porsche 911 Carrera S e uma Land Rover Velar, que comprei na T-Car.” “A Privacy foi o pontapé para essas conquistas, sem ela eu não teria conseguido. O carro de luxo representa meu trabalho. É importante ver essas mudanças quando você chega em um certo nível”, completou.
Para Tiago, da T-Car, esse comportamento reflete um novo perfil de consumidor: “Meus clientes são, na maioria, pessoas que vieram de baixo e hoje fazem questão de mostrar onde chegaram”.
Em um país onde o automóvel ainda carrega forte valor simbólico, o crescimento do consumo de carros de luxo parece ir além de números ou status: trata-se de realização, marca pessoal e, acima de tudo, visibilidade, algo que os influenciadores sabem como poucos transformar em ativo.