
Divulgação
Por meio do programa “Palácio na cidade”, a Fundação Clóvis Salgado sob curadoria da Gerência de Artes Visuais propõe para cidades do interior de Minas, a itinerância da exposição “Yara Tupynambá e os festejos populares” da artista Mineira com a temática dos Festejos Populares de Minas tão retratados em suas obras.
Yara Tupynambá é uma renomada artista plástica mineira, nascida em Montes Claros, em 1932. Sua obra é profundamente enraizada na cultura de Minas Gerais, destacando-se por retratar festas populares, paisagens, tradições e personagens do estado. Yara combina realismo com lirismo ao retratar os personagens populares com dignidade e cor, exaltando a espiritualidade e a força coletiva da tradição. As cenas trazem movimento, com músicos em ação, rostos expressivos, figurinos vibrantes e paisagens do interior mineiro ao fundo.
Sua trajetória foi homenageada na exposição “Paisagens da Alma Mineira”, realizada pela Fundação Clóvis Salgado, no Palácio das Artes, de dezembro de 2024 a março de 2025, com mais de 100 obras. Agora, parte das produções da artista chegará a Montes Claros, na exposição “Yara Tupynambá e os Festejos Populares”. A mostra estará aberta ao público de 9 a 31 de agosto, na Galeria de Artes Godofredo Guedes.
Organizada pela Fundação Clóvis Salgado, que também foi responsável pela curadoria, o evento integra o programa “Palácio na Cidade”, iniciativa de interiorização das ações da instituição, e traz ao público uma seleção de 25 trabalhos que retratam os festejos populares de Minas Gerais. As peças apresentadas pertencem ao acervo do Instituto e Memorial Yara Tupynambá e ao acervo pessoal de David Faria, vice-presidente do Instituto e mecenas das artes. Para o presidente do Instituto e Memorial Yara Tupynambá, Geraldo Porfírio da Silva, a exposição valoriza ainda mais o trabalho da artista. “Ver a valorização do trabalho da Yara nos deixa feliz e realizados”.
Além disso, conta ainda com a exibição do documentário “YARA TUPYNAMBÁ: Condição primeira para cultura é a liberdade”, realização da Professora Dra. Mariah Brochado em parceria com o centro acadêmico Afonso Pena da faculdade de direito da UFMG.
A exposição “Yara Tupynambá e os Festejos Populares” é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Montes Claros, Fundação Clóvis Salgado e Pomar Cultural. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e Patrocínio da Vivo. A ação é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo Federal,
Brasil: União e Reconstrução.
Curadoria: Gerência de Artes Visuais – Fundação Clóvis Salgado
Serviço:
Abertura: dia 08/08/2025, de 19h às 23h
Local: Galeria de Artes Godofredo Guedes, Centro Cultural Hermes de Paula – Montes Claros
Período expositivo: 09 de Agosto à 31 de Agosto
Horário de funcionamento: 08 às 19h seg a sexta – 8h às 12h aos fins de semana
A entrada é gratuita
Naves Coelho Assessoria e Marketing
Júlia Garcia
Depto. de Jornalismo
(31) 3337-3087
(31) 9 9874-4556
E-mail: juliagarcia@navescoelhocomunicacao.com.br