
Foto: Federação Paulista de Futebol
A Petrobras reforçou o compromisso como marca líder no incentivo ao futebol feminino brasileiro em evento realizado com a Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta quinta-feira (10/07). O evento “Mais Energia para o Futebol Feminino” aconteceu no Edifício Pelé, sede da FPF, em São Paulo, promovendo um espaço de diálogo, visibilidade e engajamento com públicos estratégicos do futebol brasileiro. Na ocasião, foram anunciadas várias iniciativas da Petrobras para a valorização do esporte, como a renovação do patrocínio ao Desenvolvimento do Futebol Paulista – Campeonato Paulista de Futebol Feminino, a maior parceria do futebol feminino paulista de todos os tempos.
– O futebol feminino já está acontecendo, e a Petrobras está orgulhosa de impulsioná-lo ainda mais. Nossa liderança no investimento desta modalidade se baseia em três pilares fundamentais: formação e infraestrutura para as atletas, apoio às competições, e ampliação da visibilidade através da comunicação. Este compromisso reflete perfeitamente nossos valores de diversidade, inclusão e igualdade de gênero.
Investir no futebol feminino não é apenas sobre esporte – é sobre transformar trajetórias e garantir que a energia dessas atletas nunca seja interrompida. Embora a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que será realizada no Brasil, represente um marco importante nessa jornada, nosso compromisso com o desenvolvimento do futebol feminino se estende em uma estratégia de longo prazo, alinhada com a visão de futuro da Petrobras. Ninguém pode parar a energia delas, e a Petrobras está aqui para garantir que essa energia continue crescendo e se fortalecendo ao longo dos anos – afirmou a gerente de Patrocínios da Petrobras, Alessandra Teixeira.
Além do patrocínio ao Paulistão Feminino, à Copinha Feminina e à Copa Paulista, a Petrobras também nomeia, com a iniciativa, a Taça Paulistana e os Campeonatos Paulistas Sub-20, Sub-17, Sub-15 e o Festival Paulista Sub-14. A Petrobras acredita no futebol feminino como símbolo de resistência, conquista e potência e valoriza o talento de milhares de meninas brasileiras em todo o país, promovendo equidade, visibilidade e respeito.
“É especialmente simbólico celebrar a renovação desta parceria, essa energia que ajuda neste desenvolvimento, com tanta gente pensando em várias iniciativas que vão impulsionar competições e toda a modalidade. É incrível poder ver tantos projetos de capacitação, que contemplam as categorias de base, e geram um impacto enorme no futebol feminino, com a Petrobras ao nosso lado, com muita criatividade e muito trabalho coletivo”, disse Kin Saito, diretora executiva de futebol feminino da FPF.
O evento contou com um bate-papo sobre o desenvolvimento do futebol feminino, que teve a participação, além da gerente de Patrocínios da Petrobras, da diretora do Departamento de Futebol Feminino da FPF, Kin Saito, da jogadora Luana Sartório e da coordenadora de futebol feminino Nueli Silveira, ambas da Ferroviária de Araraquara. A moderação foi da jornalista Roberta Nina, cofundadora do site Dibradoras.
Na conversa, a zagueira Luana Sartório, da Ferroviária de Araraquara, compartilhou as diversas dificuldades enfrentadas e ressaltou a importância do apoio institucional para o desenvolvimento da modalidade:
– Com apenas 15 anos, tive que vir para São Paulo atrás do meu sonho de ser jogadora de futebol. Enfrentamos dificuldades básicas, como a falta de alojamento adequado. Hoje, aos 26 anos, estou testemunhando essa transformação de dentro. Sou a pessoa que viveu todos esses problemas e agora posso desfrutar da evolução do futebol feminino. Ainda há muito a ser feito, mas é emocionante ver projetos e investimentos como os da Petrobras se tornando realidade. Só tenho a agradecer a quem acredita no potencial do futebol feminino e contribui para que outras atletas não precisem enfrentar os mesmos obstáculos que eu enfrentei.
Também no evento, foram apresentadas outras iniciativas da Petrobras relacionadas ao futebol Feminino. Lançado em junho, o projeto Caravana do Futebol Feminino Petrobras está percorrendo 24 cidades brasileiras com duas carretas acopladas e abertas à visitação em praça pública, com entrada totalmente gratuita. A Caravana leva aos visitantes histórias reais sobre o futebol feminino, atividades interativas com foco no esporte, ações de comunicação digital e ativações em escolas, projetos sociais e clubes de base. Outra iniciativa é o Cartola Feminino Petrobras, lançado em parceria com a Globo. A partir de agosto, usuários que acessarem o game poderão participar do Bolão do Brasileirão Feminino, acumulando pontos a cada acerto, e do fantasy game, no desempenho de times fictícios escalados com atletas reais.