
Reunião na FIERGS Foto: Marcelo Matusiak
O presidente do SETCERGS, Delmar Albarello, esteve reunido com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Claudio Affonso Amoretti Bier, nesta sexta-feira, para formalizar o convite para que a entidade passe a integrar o Conselho Consultivo do Sindicato. A iniciativa busca ampliar a representatividade e fortalecer o diálogo entre setores estratégicos da economia gaúcha.
Durante a reunião, Albarello destacou a relevância do transporte rodoviário de cargas para o desenvolvimento industrial e para a sociedade, ressaltando que a categoria deve ser reconhecida não apenas como “caminhões na estrada”, mas como um segmento que incorpora alta tecnologia, gestão e inovação. “É fundamental que a sociedade e as lideranças percebam o nosso papel estratégico na economia e vejam como um elemento indispensável da engrenagem econômica”, afirmou.
O presidente da FIERGS, Claudio Bier, agradeceu o convite e ressaltou sua ligação com o setor. “É uma honra muito grande receber esse convite. Tive uma história ligada ao transporte quando jovem, no interior, então conheço o ramo e sei da sua importância. É uma satisfação grande contar com esse espaço”, destacou.
A presença da FIERGS no Conselho Consultivo do SETCERGS contribuirá para a troca de experiências, o alinhamento de pautas e o fortalecimento institucional, consolidando uma visão integrada entre produção e logística para o crescimento sustentável do Estado.
O grupo tem a presidência do ex-presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, e coordenação do assessor político do SETCERGS e ex-vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes. Entre os nomes já confirmados estão Joarez Piccinini, Valmor Scapini, Alexandre Schmitz, Paulo Augusto, Valdir Carpenedo, Delmar Albarello, Marcelo Dinon, Germano Rigotto e Jerônimo Goergen, além de representantes de entidades como FARSUL, com o vice-presidente Fábio Avancini Rodrigues; FEDERASUL, representada por Rodrigo Sousa; FECOMÉRCIO, com o vice-presidente Leonardo Ely Schreiner; e o advogado Cláudio Lamachia, ex-presidente da OAB.