
Divulgação/Seagri-DF
A Semana Nacional do Pescado, que tradicionalmente movimenta o consumo e a comercialização de peixes em todo o país, a partir do dia 1º de setembro, ganha este ano um ingrediente a mais: a espécie já representa 68,36% dos peixes de cultivo no país, movimentando mais de R$ 6 bilhões por ano e reúne milhares de produtores e empresas dos mais diferentes segmentos – dos insumos à cadeia da alimentação.
Empresas referência na tilapicultura brasileira, como a Brazilian Fish, defendem que a campanha deste ano deve ir além da promoção de vendas e ser uma oportunidade de valorizar a origem nacional do pescado, fortalecendo toda a cadeia produtiva — que envolve produtores rurais, cooperativas, indústrias de ração e polos de desenvolvimento no interior do país.
O Brasil é hoje o quarto maior produtor mundial de tilápia, atrás apenas de China, Indonésia e Egito, e conta com um setor altamente tecnificado e sustentável, que garante rastreabilidade, sanidade e qualidade do pescado oferecido ao consumidor. Segundo o Anuário Peixe BR 2025, material que reúne o levantamento da produção de peixes de cultivo no país, o Brasil produziu 662.230 toneladas de tilápia, em 2024. Esse resultado é 14,36% maior do que o obtido no ano anterior (579.080 t), e o percentual cresce ano após ano.
Apesar do sucesso nacional na produção de tilápia, o Brasil começou a importar o produto do Vietnã, levantando questionamentos sobre a qualidade, a rastreabilidade e a segurança alimentar, já que segue padrões de produção distintos dos exigidos pela legislação brasileira. “A tilápia brasileira segue rigorosamente os critérios de qualidade e segurança alimentar previstos em lei, enquanto a tilápia importada segue padrões legais do seu país de origem.”, afirma Christian Becker Torres, diretor de Operações da Brazilian Fish, empresa do Grupo Ambar Amaral.
Com um setor que gera milhares de empregos e renda em comunidades rurais, especialistas apontam que a discussão não se restringe ao consumo, mas também à segurança alimentar e à competitividade do agronegócio brasileiro. A campanha da Semana do Pescado pode ser uma oportunidade para o fortalecimento das políticas de apoio à produção nacional e à exportação.
Segundo Christian Becker Torres, o Brasil tem todas as condições para liderar o mercado global de tilápia, com uma produção cada vez mais valorizada. “A tilapicultura envolve uma extensa cadeia produtiva. É um segmento que gera emprego, renda e oportunidades no interior do país. Acreditamos no potencial do país e defendemos a construção de um ambiente comercial equilibrado, onde os mesmos critérios de qualidade e segurança sejam adotados para produtos nacionais e importados”, conclui o executivo.
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