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Tons de azul, laranja, ônibus mais modernos e uma nova marca: o TREM — sigla para Transporte Estadual Metropolitano. Quem circula pelas ruas de BH e da Região Metropolitana já percebeu essas diferenças: os ônibus metropolitanos estão de cara nova. No entanto, com a novidade, surgem também as dúvidas e a curiosidade dos passageiros. “Por que mudou?”, “o que isso significa?”, “meu ônibus ainda é o mesmo?”
Essas perguntas são reflexo de uma mensagem de transformação maior a ser compreendida. O novo layout da frota metropolitana desenvolvida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), chega para marcar um passo importante na modernização do transporte coletivo metropolitano.
A proposta, segundo o Governo de Minas, é criar um sistema visual unificado do sistema metropolitano de transporte, conectando os ônibus e o BRT às cores e ao estilo já adotados no metrô de Belo Horizonte. A nova paleta de azul e laranja, por sua vez, ajuda a identificar, com mais facilidade, os veículos nas ruas e a reforçar a ideia de que ônibus e metrô fazem parte do mesmo pacote de melhorias estruturais para a mobilidade urbana.
A frota anterior, que ainda circula com alguns carros, era predominantemente branca e vermelha. Agora, o azul vibrante e o laranja dão vida aos novos veículos, com sinalização mais clara, logotipos modernos e traços visuais harmônicos, que oferecem uma experiência mais intuitiva e segura.
Vale lembrar que, além da nova frota de ônibus, o projeto do qual a identidade faz parte inclui justamente a revitalização da Linha 1 do metrô, a expansão da Linha 2, o BRT Metropolitano, a implantação de corredores exclusivos de ônibus em Santa Luzia e Ribeirão das Neves, e investimentos em bilhetagem digital e infraestrutura urbana. “Em vez de debater valores, o que se discute é quando o público vai receber um serviço melhor. A nova identidade visual representa exatamente isso: um símbolo de avanço, de integração e de entrega à população”, destaca o governador Romeu Zema.
Um trabalho em conjunto com o Sintram
O Sintram, entidade que representa as consorciadas que operam as linhas metropolitanas, foi parceiro estratégico em todas as etapas de renovação de frota, incluindo o processo de implementação do novo layout. Segundo o presidente Rubens Lessa, adotar essa nova identidade visual é um marco e vai além da estética. “Essa mudança visual oferece mais clareza, acessibilidade e agilidade para quem usa o transporte coletivo todos os dias. O novo design facilita a identificação dos ônibus, padroniza a experiência do passageiro e reforça o compromisso com uma mobilidade mais moderna e eficiente. O Sintram abraça essa mudança e segue atuando ativamente para garantir que ela vá muito além da pintura e chegue à qualidade do serviço”, afirma o presidente do Sintram, Rubens Lessa.
Ao todo, cerca de 625 veículos já operam com o novo layout. Até o fim do cronograma de entregas, todos os 850 novos ônibus adquiridos dentro do acordo firmado entre o Governo do Estado e o Sintram contarão com a nova identidade.
Mineiridade que conecta
Como não poderia deixar de ser, a nova marca “TREM” também carrega um toque único de mineiridade. Além de ser a sigla oficial do sistema, ela faz alusão ao jeito típico de se referir a “tudo que é bom” em Minas Gerais. Segundo a Seinfra e o Sintram, “agora, até ônibus é TREM, e isso, no melhor dos sentidos, é um trem bom demais”. “O trocadilho bem-humorado no nome da frota foi uma ideia muito feliz dos criadores. Isso gera mais conexão com a marca, nos aproximando mais dos passageiros no dia a dia”, comenta Lessa.
Muito além da pintura: um símbolo de compromisso
A renovação da frota, acompanhada do novo layout, também é reflexo direto do trabalho estratégico do Sintram e suas empresas consorciadas, que atuam diariamente para oferecer um serviço mais qualificado e conectado com as necessidades da população. Além disso, as mudanças simbolizam também o esforço coletivo entre poder público e setor privado para modernizar o transporte metropolitano da RMBH, traduzindo o que vem sendo construído entre o Governo e o Sindicato: um sistema mais eficiente, mais conectado e mais próximo das pessoas.
“Para os passageiros, toda essa transformação tem um impacto direto: ônibus novos, mais confortáveis, com tecnologia de ponta e identidade visual clara, que contribuem para mais acessibilidade, eficiência, conexão no dia a dia e menos poluição ao meio ambiente”, finaliza o presidente do Sintram.