
Foto: Carla Oberhofe
Integrante do ecossistema Ânima, o Centro Universitário UniBH vai ganhar um painel do Circuito Urbano de Arte (CURA), movimento que nasceu na capital mineira em 2017 e que carrega um compromisso com a democratização da arte ao transformar espaços urbanos em galerias a céu aberto, convidando a comunidade a interagir com obras de grande impacto artístico.
Com cerca de 30 metros de extensão, a pintura – com identidade vibrante, assinada pelo artista Deco Treco – está sendo feita na empena lateral do auditório do campus Buritis e deve ser concluída neste final de semana. A obra promete se tornar um marco visual para a instituição. “Receber o CURA fortalece o nosso conceito de Cidade UniBH, além de aproximar a comunidade acadêmica de uma das maiores iniciativas de arte pública do Brasil. A ação conecta cultura, educação e território, reforçando nosso compromisso em dar protagonismo às potencialidades de Belo Horizonte e às práticas inovadoras”, destaca o gerente do campus, Lucas Ávila.
Já para a fundadora do CURA, Janaína Macruz, levar o projeto para dentro do UniBH é reafirmar a essência acadêmica do circuito. “O CURA sempre flertou com as universidades. Somos fruto de um trabalho de pesquisa muito intenso relacionado à arte pública e ao fazer cultural na rua. Para nós, portanto, é motivo de orgulho estar na instituição”.
Sobre Deco Treco
Natural de São Paulo, Deco já realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e na Inglaterra, participando também em diversos festivais de arte urbana pela América do Sul e Europa. Com caráter pop surrealista, seu trabalho é marcado por um estilo contemporâneo, colorido e inspirador. Suas obras exploram o incongruente e o inconsciente a partir de personagens e cenas inusitadas, além do uso de cores contrastantes e linhas rítmicas.