A ONG Instituto Quintal nasceu em 2014, na cidade de Feira de Santana, Bahia, tendo como inspiração e exemplo o trabalho da educadora autodidata barroquense Helena Firmina de Queiroz, que abria o seu quintal para as crianças e a comunidade. A idealizadora do atual projeto, Lara Queiroz, neta de Dona Helena, retorna à Barrocas para instalar a nova sede que abrigará atividades de impacto socioambiental. O principal propósito é o de criar um mundo mais verde para as crianças por meio da geração de oportunidades sociais, monetárias e soluções socioambientais.
“Junto com a nova sede, o instituto criou várias iniciativas, como um galpão de reciclagem, um viveiro para a produção e comercialização de árvores nativas, além dos programas Alimentação de Quintal, Biodiversidade Preservada e o Pacto CO2 Free”, conta Lara, presidente do Instituto Quintal. “Estamos preparados para essa nova fase que atenderá muito mais crianças e permitirá a participação de novos parceiros oriundos da iniciativa privada”, diz ela.
Novidades do Instituto Quintal na nova sede
Com o nascimento da nova sede, outras iniciativas importantes também ganham vida, cujas atividades já estão em andamento, como por exemplo:
1. Galpão de Reciclagem
O novo Galpão de Reciclagem do Instituto Quintal ocupa uma área de 2,4 mil m² com capacidade para retirar do meio ambiente mais de 30 toneladas de resíduos sólidos a cada mês. Tais atividades podem resultar em 50 empregos diretos e cerca de 100 oportunidades indiretas para a geração de renda. Além de promover a educação ambiental para as crianças e comunidade, o espaço também abrigará a produção de adubo orgânico, tijolos ecológicos, materiais prensados, peças decorativas artísticas, entre outros produtos.
2. Viveiro ÁRvores
A atividade Viveiro ÁRvores foca na produção, plantação e comercialização de árvores nativas. Um espaço com estrutura de irrigação, energia, equipe capacitada e solo preparado para o cultivo e possibilidade de produção de até 30 mil mudas por mês.
3. Programa Alimentação de Quintal – Nutrição
O Programa Alimentação de Quintal oferece um modelo inovador e acessível de horta construída a partir de um sistema simples, artesanal, de baixo custo e baixo consumo de água.
Com estrutura desenvolvida pelo botânico autodidata Heber Moraes, o programa fornecerá – de forma recorrente – hortaliças, tubérculos e peixes, prioritariamente para a nutrição das crianças. A estrutura será instalada no quintal das casas da comunidade e sem custo algum para as famílias.
4. Programa Biodiversidade Preservada
Dentro do Programa Biodiversidade Preservada, toda a área da nova sede já está sendo preparada para receber o plantio de 50 mil árvores nativas, cujo objetivo é o de recuperar biomas e cuidar do planeta para que as crianças possam usufruir de um meio ambiente mais saudável.
Tal iniciativa contará com o apoio de empresas do setor privado que buscam compensar os danos que suas atividades causam ao meio ambiente, como a emissão de gases de efeito estufa. “Juntos com a iniciativa privada, nós poderemos contribuir para que o Brasil alcance os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, promulgados pela Organização das Nações Unidas”, disse Fernando Oliveira, diretor executivo do Instituto Quintal.