PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Background
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria2
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
ASSINE PQN
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Internet das Coisas: uma revolução para o marketing digital PDF Imprimir E-mail
Daniel Galvão   
24-Abr-2017
O próximo grande game changer do mercado é sem dúvida a Internet das Coisas (IoT). Há uma verdadeira revolução por traz dessa tecnologia, e seu impacto será sentido em todos os aspectos da interação humano X máquina, e até mesmo humano X humano. As possibilidades são imensas, e o marketing digital não ficaria de fora.

Para os leigos no assunto, a IoT interliga diversos aparelhos eletrônicos através de tecnologia sem fio e uma linguagem única de decodificação dos dados multiplataforma. Ela basicamente coleta informações sobre uso de vários dispositivos, compartilha essas informações entre os aparelhos, e fornece um big data capaz de ser usado para solucionar problemas, fornecer maior conforto e segurança, além de ampliar a interação humana.


Na prática é possível controlar diversos aspectos e ambientes do cotidiano se utilizando de informações compartilhadas. Já emulamos isso em várias ocasiões, porém não de forma tão automática e inteligente. No marketing digital, que é o nosso foco aqui, temos diversas aplicações interessantes.


Cerca de 27% das empresas já utilizam feedbacks de dados obtidos com IoT em campanhas de marketing digital, e com isso conseguem alcançar seus objetivos e gerar ROI significante. O uso desses dados coletados através de diversos dispositivos, permitem que um perfil inteligente possa ser criado a partir das informações sobre cada indivíduo.


Com características mais próximas da realidade, atualizadas em tempo real, é possível descrever um perfil de usuário como sendo uma versão fiel de sua persona como consumidor. As ações de marketing criadas para ele, e somente para ele, serão as mais assertivas possíveis. O consumidor já não será impactado pelo que é direcionado à massa, mas sim àquilo que reflete suas necessidades e desejos reais.


O melhor é que essas informações são fornecidas de forma natural por parte do consumidor. São seus dados compartilhados de redes sociais, seu mecanismo de consumo cotidiano, nada que é um real segredo, mas que apenas é informação disponível e dispersa, hoje. Com o IoT tudo pose ser organizado de forma produtiva para empresas e consumidores.


A criação de uma campanha ou ação de marketing específica já é possível através de diversas ferramentas, mas não de forma tão completa, ágil e atualizada como através do que está vindo com a IoT. Vou citar exemplo interessante para que fique claro o alcance dessa tecnologia.


Supunha que você, leitor, possui uma oficina mecânica. Você quer ofertar um desconto para reparos, e tendo uma base de clientes, hoje pode enviar a eles um cupom por email, por exemplo. O cupom chegará à sua lista de clientes e pode até falar à alguns deles que precisem do serviço, mas é um tiro no escuro. 90% talvez só ignore, não se interesse por não precisar disso agora, ou porque sua mensagem foi ignorada como SPAM. 5% talvez precise do serviço e venha até você. Os outros 5% talvez reclamem de receber SPAM, se descadastrem de sua lista de contatos.


Talvez alguns deles critiquem o excesso de propaganda nas redes sociais. Agora se utilizando de uma estratégia que utiliza dados de IoT, a situação seria completamente diferente.
Uma pessoa anda em seu carro na estrada e recebe um alerta de defeito em uma das luzes do painel. Ela não sabe qual o problema e não conhece as redondezas. Nesse momento o próprio sistema do carro diagnostica o defeito. Ele envia esses dados para um dos sensores de IoT. Ele cruza os dados que sua empresa possui como oficina mecânica.


No celular do motorista ele recebe uma peça de marketing falando justamente sobre avaliação e reparo de carros, indicando sua oficina como a mais próxima, oferecendo a ele algum desconto, e até indicando serviços auxiliares em caso de, por exemplo, ele precisar passar a noite a espera do carro.


O cliente recebeu: solução específica para ele, não se chateou com propaganda inoportuna, ganhou desconto, teve serviços auxiliares apresentados a ele, e sua oficina atendeu um cliente assertivo, manteve uma base de clientes fiel, impactou quem realmente precisava dela, e nesse caso, o retorno pela ação promocional foi de 100%, já que ela falou apenas com as pessoas que realmente precisavam de reparos em seus automóveis.


Outro aspecto é que se for um problema de fábrica, os dados também podem ser enviados à montadora, ajudando essa a prevenir a fabricação defeituosa de novos veículos, e até a ajudar a organização uma ação compensativa para os proprietários, assim como um recall.


Pode parecer simples, mas faz toda a diferença. Pode parecer ficção científica, mas já é feito. Claro que ainda estamos longe de um cenário perfeito, mas muito já fazemos. O marketing digital é
construído em cima desse tipo de tecnologia que oferta, acima de tudo, a certeza da oferta a quem realmente procura.


Daniel Galvão
é especialista em marketing digital e Diretor da CRP Mango.

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
SIND-UTE/MG CONVOCA CATEGORIA PARA ASSEMBLEIA ESTADUAL DIA 17 DE AGOSTO
STUDIUM EFICAZ - 16/08/2017

Nesta quinta-feira (17/08), o Sind-UTE/MG convoca os profissionais da educação para assembleia estadual, com paralisação total de atividades.
 
SHOPPING ESTAÇÃO BH PROMOVE ENCONTRO SOBRE FUTEBOL PARA COMEMORAR O DIA DOS PAIS
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/08/2017

O amor pelo futebol é passado de geração a geração, por isso o Shopping Estação BH escolheu essa paixão nacional para inspirar sua programação especial de Dia dos Pais. No dia 19 de agosto, o 
mall promove o “Papo de Campeão”, um encontro de pais, filhos e tantos admiradores do esporte com grandes comentaristas de futebol.  
 
CAMPUS ABERTO UNIBH OFERECE SERVIÇOS GRATUITOS
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/08/2017

Emissão de segunda via de certidões e orientações nas áreas de saúde, empreendedorismo e jurídica fazem parte dos serviços oferecidos no próximo sábado (19) na segunda edição do Fim de Semana do UniBH. O evento faz parte do projeto Campus Aberto, que tem a proposta de oferecer à população o acesso a benefícios disponibilizados pelo centro universitário, como lazer, cultura, cursos, oficinas e atendimento clínico para os animais. O Campus Aberto será realizado das 9h às 14h, no campus Estoril, com entradas pela Avenida Mário Werneck, 1.685 e rua Líbero Leoni, 259.
 
GERDAU PROMOVE A EXPOSIÇÃO “HÉLIO PETRUS – 50 ANOS DE NEOBARROCO DO ESCULTOR”
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/08/2017

Em comemoração aos 50 anos de carreira do escultor mineiro Hélio Petrus, a Gerdau traz para a capital mineira, a exposição “Hélio Petrus – 50 anos de neobarroco do escultor”. A mostra gratuita estará no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, a partir do dia 18 de agosto, e reúne diversas peças que retratam o estilo neobarroco de um dos artistas mais prestigiados do gênero no Brasil.
 
ARAUJO E SERVAS UNIDOS NA CAMPANHA CHÁ DE FRALDAS
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/08/2017

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com a Drogaria Araujo, reforça a campanha 
Chá de Fraldas para arrecadação de artigos de necessidade básica para abastecer a grande demanda de creches, maternidades e abrigos institucionais. A campanha foi pensada para atender crianças de 0 a 6 anos que são encaminhadas a abrigos da capital e do interior e vivem em situação de extrema vulnerabilidade. A campanha está disponível no www.araujo.com.br.
 
COMEMORANDO 23 ANOS, CENTRO CULTURAL CASA DE CANDONGAS RECEBE O ESPETÁCULO SÍSIFOS
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 16/08/2017

De 17 a 27 de agosto, de quinta a domingo, a Companhia Candongas apresenta o espetáculo Sísifos, na Casa de Candongas, Avenida Cachoeirinha, 2221, no Santa Cruz, sendo de quinta a sábado, às 20h, e no domingo às 19h. O espetáculo, realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que conta com patrocínio da Cemig e do Governo de Minas Gerais, tem dramaturgia elaborada por Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi, a partir da pesquisa realizada sobre o Teatro do Absurdo. A direção é assinada por Cláudia Henrique, também integrante do grupo, e o elenco é formado por Antônio Rodrigues e Gustavo Bartolozzi.
 
AILTON RICALDONI É O CONVIDADO PARA O ALMOÇO-PALESTRA DA ADCE MINAS GERAIS EM AGOSTO
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 16/08/2017

No próximo dia 22 de agosto, de 12h às 14h, a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE Minas Gerais), promove o primeiro Almoço-palestra do segundo semestre de 2017. O convidado é o executivo, Ailton Ricaldoni. Na palestra ele vai contar um pouco da trajetória, gestão e desafios empresarias, ao longo de 26 anos à frente da Clamper. O executivo Ailton Ricaldoni, é diretor-presidente e sócio fundador das empresas Clamper Indústria e Comércio, Nanum Nanotecnologia e NOE – Novas Opções Energéticas.
 
EM BH, ESPECIALISTAS DISCUTEM REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA
ZOOM COMUNICAÇÃO - 16/08/2017

A Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig) promove a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia, nos dias 18 e 19 de agosto, no San Francisco Flat (avenida Álvares Cabral, 967 - Lourdes - Belo Horizonte). Os palestrantes apresentarão ações para redução da mortalidade materna, com oficinas de capacitação.
 
GOVERNO DE MINAS GERAIS INAUGURA PRIMEIRA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA CRIATIVA NO ESTADO
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 16/08/2017

Os empreendedores mineiros terão um novo espaço de trabalho e desenvolvimento de projetos a partir da próxima quarta-feira, 16/8, às 9h. Uma cerimônia com a presença de autoridades e empreendedores do estado dará o pontapé inicial às atividades do P7 Criativo, na Av. Afonso Pena, nº 4.000, 4º andar. O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae).
 
FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS É PALCO DE UM ENCONTRO DE GÊNIOS
PERSONAL PRESS - 16/08/2017

Pinchas Zukerman
 é, e vem sendo por mais de quatro décadas, um fenômeno no mundo da música. É com ele e Amanda Forsyth, violoncelista de técnica notável e musicalidade excepcional, que a Filarmônica de Minas Gerais divide o palco nos concertos dos dias 17 e 18 de agosto. No programa, o público terá a oportunidade de conhecer duas facetas do gênio musical de Zukerman. Como regente, ele conduzirá o Rondó em Dó maior, K. 373, de Mozart, e a Sinfonia nº 1, de Beethoven. Como violinista, Zukerman será solista tanto na obra de Mozartcomo no Concerto para violino e violoncelo, de Brahms, desta vez sob a regência de Marcos Arakaki.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação