PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Pessoa
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Ricardo Cardin
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Internet das Coisas: uma revolução para o marketing digital PDF Imprimir E-mail
Daniel Galvão   
24-Abr-2017
O próximo grande game changer do mercado é sem dúvida a Internet das Coisas (IoT). Há uma verdadeira revolução por traz dessa tecnologia, e seu impacto será sentido em todos os aspectos da interação humano X máquina, e até mesmo humano X humano. As possibilidades são imensas, e o marketing digital não ficaria de fora.

Para os leigos no assunto, a IoT interliga diversos aparelhos eletrônicos através de tecnologia sem fio e uma linguagem única de decodificação dos dados multiplataforma. Ela basicamente coleta informações sobre uso de vários dispositivos, compartilha essas informações entre os aparelhos, e fornece um big data capaz de ser usado para solucionar problemas, fornecer maior conforto e segurança, além de ampliar a interação humana.


Na prática é possível controlar diversos aspectos e ambientes do cotidiano se utilizando de informações compartilhadas. Já emulamos isso em várias ocasiões, porém não de forma tão automática e inteligente. No marketing digital, que é o nosso foco aqui, temos diversas aplicações interessantes.


Cerca de 27% das empresas já utilizam feedbacks de dados obtidos com IoT em campanhas de marketing digital, e com isso conseguem alcançar seus objetivos e gerar ROI significante. O uso desses dados coletados através de diversos dispositivos, permitem que um perfil inteligente possa ser criado a partir das informações sobre cada indivíduo.


Com características mais próximas da realidade, atualizadas em tempo real, é possível descrever um perfil de usuário como sendo uma versão fiel de sua persona como consumidor. As ações de marketing criadas para ele, e somente para ele, serão as mais assertivas possíveis. O consumidor já não será impactado pelo que é direcionado à massa, mas sim àquilo que reflete suas necessidades e desejos reais.


O melhor é que essas informações são fornecidas de forma natural por parte do consumidor. São seus dados compartilhados de redes sociais, seu mecanismo de consumo cotidiano, nada que é um real segredo, mas que apenas é informação disponível e dispersa, hoje. Com o IoT tudo pose ser organizado de forma produtiva para empresas e consumidores.


A criação de uma campanha ou ação de marketing específica já é possível através de diversas ferramentas, mas não de forma tão completa, ágil e atualizada como através do que está vindo com a IoT. Vou citar exemplo interessante para que fique claro o alcance dessa tecnologia.


Supunha que você, leitor, possui uma oficina mecânica. Você quer ofertar um desconto para reparos, e tendo uma base de clientes, hoje pode enviar a eles um cupom por email, por exemplo. O cupom chegará à sua lista de clientes e pode até falar à alguns deles que precisem do serviço, mas é um tiro no escuro. 90% talvez só ignore, não se interesse por não precisar disso agora, ou porque sua mensagem foi ignorada como SPAM. 5% talvez precise do serviço e venha até você. Os outros 5% talvez reclamem de receber SPAM, se descadastrem de sua lista de contatos.


Talvez alguns deles critiquem o excesso de propaganda nas redes sociais. Agora se utilizando de uma estratégia que utiliza dados de IoT, a situação seria completamente diferente.
Uma pessoa anda em seu carro na estrada e recebe um alerta de defeito em uma das luzes do painel. Ela não sabe qual o problema e não conhece as redondezas. Nesse momento o próprio sistema do carro diagnostica o defeito. Ele envia esses dados para um dos sensores de IoT. Ele cruza os dados que sua empresa possui como oficina mecânica.


No celular do motorista ele recebe uma peça de marketing falando justamente sobre avaliação e reparo de carros, indicando sua oficina como a mais próxima, oferecendo a ele algum desconto, e até indicando serviços auxiliares em caso de, por exemplo, ele precisar passar a noite a espera do carro.


O cliente recebeu: solução específica para ele, não se chateou com propaganda inoportuna, ganhou desconto, teve serviços auxiliares apresentados a ele, e sua oficina atendeu um cliente assertivo, manteve uma base de clientes fiel, impactou quem realmente precisava dela, e nesse caso, o retorno pela ação promocional foi de 100%, já que ela falou apenas com as pessoas que realmente precisavam de reparos em seus automóveis.


Outro aspecto é que se for um problema de fábrica, os dados também podem ser enviados à montadora, ajudando essa a prevenir a fabricação defeituosa de novos veículos, e até a ajudar a organização uma ação compensativa para os proprietários, assim como um recall.


Pode parecer simples, mas faz toda a diferença. Pode parecer ficção científica, mas já é feito. Claro que ainda estamos longe de um cenário perfeito, mas muito já fazemos. O marketing digital é
construído em cima desse tipo de tecnologia que oferta, acima de tudo, a certeza da oferta a quem realmente procura.


Daniel Galvão
é especialista em marketing digital e Diretor da CRP Mango.

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
DIRETOR GERAL DA PIF PAF É HOMENAGEADO PELA ASSOCIAÇÃO GOIANA DE AVICULTURA
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Recentemente, a Associação Goiana de Avicultura (AGA) realizou o 45º Jantar Anual da entidade. Na oportunidade, algumas personalidades do setor receberam honrarias por suas atuações de destaque no cenário da avicultura. Entre eles, o diretor geral da Pif Paf Alimentos, Ronaldo Miller, foi um dos executivos evidenciados. Miller esteve no evento em Goiânia e recebeu a honraria das mãos do presidente da AGA, Cláudio Almeida Faria.
 
EXPOSIÇÕES "MAR, MISTÉRIOS E AVENTURAS" E INSTITUTO HAHAHA
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O fundo do mar sempre foi objeto de fascínio para crianças e adultos. Afinal, quem nunca quis mergulhar e desbravar os mistérios do oceano? Que tal conhecer um pouco mais das maravilhas aquáticas sem precisar se molhar?
 
PULA-PULA GIGANTE É MAIS UMA ATRAÇÃO QUE O BH SHOPPING OFERECE NAS FÉRIAS DE VERÃO
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Um dos brinquedos mais amados pelas crianças chega em versão gigante no BH Shopping a partir do dia 17 de janeiro. Com 16m de comprimento, 9,8m de largura e 4,30m de altura, o pula-pula Floresta Encantada oferece um passeio divertido pela savana africana com atividades interativas, como escorregadores e trilhas.
 
MAIS DE UM TERÇO DOS BELO-HORIZONTINOS COMPRA POR IMPULSO, REVELA PESQUISA DA FECOMÉRCIO MG
LINK COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O percentual de consumidores de Belo Horizonte que faz planejamento financeiro subiu de 68,5%, em junho de 2017, para 69,6%, em dezembro, de acordo com a Pesquisa de Orçamento Doméstico, elaborada pela Fecomércio MG. O índice também ficou acima dos 62,2% apurados no mesmo mês de 2016. No entanto, apenas 25,8% conseguem seguir rigorosamente o que foi proposto. Além disso, mais de um terço das famílias (34,4%) não resiste aos atrativos das lojas e realiza compras por impulso.
 
CURSOS DE FÉRIAS HAPPY CODE BY AUTHENTICGAMES
INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 16/01/2018

A Happy Code by AuthenticGames, escola de tecnologia e inovação, voltada para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, abriu inscrições para os cursos exclusivos de férias de 8 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018. Localizada na 
avenida Professor Mário Werneck, 1550, no Buritis, em Belo Horizonte, a escola aplica a metodologia de ensino baseada no conceito global Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), que une o conteúdo de disciplinas fundamentais, formando alunos mais preparados e capacitados para os desafios do cotidiano.
 
SIMONE ENCONTRA IVAN LINS:ETERNO RECOMEÇO
BENEDITA COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Em 2018 a 
TIME FOR FUN continuará promovendo sua série de Encontros, que começaram no ano passado com Paulinho da Viola e Marisa Monte. Dessa vez, o show que viajará pelo país será Simone encontra Ivan Lins. Eles passarão por São Paulodia 17 de março, no Citibank Halldia 24 de março, em Belo Horizonte, no Km de Vantagens Hall BH; e por fim no Rio de Janeirodia 07 de abril, no Km de Vantagens Hall RJ.
 
CARNAVAL KIDS MUDA O NOME PARA FOLIA KIDS
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

Nenety Eventos e o Grupo Armind, em parceria com o Estádio Mineirão, anunciaram a mudança do nome do evento Carnaval Kids para Folia Kids. O objetivo é fazer com que o público entenda que é a primeira edição da festa e que não existe nenhum vínculo com a iniciativa realizada por outra empresa em 2017.  
 
O CLIMA DE CARNAVAL CONTAGIARÁ O MINEIRÃO NESTE ANO
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O Mineirão está com uma programação diversificada durante o carnaval. Na programação, as festas atendem desde as crianças até os jovens que curtem funk e eletrônico. Serão três grandes eventos que vão desde o eletrônico, passando pelo funk pop, até às brincadeiras de criança. Pois a 
Magic Island, o Bloco da Pan e a Folia Kids estão confirmados para fazer a alegria dos mineiros no Gigante da Pampulha.
 
CARNAVAIS DE BH E SP REALIZAM INTERCÂMBIO NO PRÓXIMO SÁBADO
GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 16/01/2018

O Bloco Baianas Ozadas, considerado o maior de BH, convida o diretor do maior bloco de rua do carnaval de São Paulo para a próxima edição do Ensaio Ozadia de Verão. Simoninha, que está à frente do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, confirmou sua presença no Ensaio Ozadia de Versão. No 
dia 20 de janeiro, próximo sábado, a partir das 14h, a Vila Albertinni (Rua Cristal, 137 - Santa Teresa, Belo Horizonte) abre as portas para receber o público numa grande festa que contará também com o bloco Volta Belchior.
 
SHOPPING CONTAGEM RECEBE COM EXCLUSIVIDADE O CIRCUITO “MICKEY AVENTURA SOBRE RODAS” DA DISNEY
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 05/02/2018

As crianças e famílias já têm compromisso marcado nessas férias no Shopping Contagem. A partir do dia 13 de janeiro, o 
mall recebe com exclusividade o circuito “Mickey Aventuras sobre Rodas”, inspirado na série de mesmo nome do canal Disney Junior. A atração, destinada a crianças com idades entre 4 e 12 anos, reúne uma série de atividades que estimulam a criatividade, a socialização e o desenvolvimento motor de uma forma superdivertida.
 
 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2018 PQN - O Portal da Comunicação
Enviar Whatsapp Enviar Email Praça Raul Soares, 8 Sl 1201 - Centro - CEP 30180-030 - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação