PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Login

 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Voe 1 Codemig
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Galeria PQN

Galeria1
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 

Enquete

 
 
 
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
Internet das Coisas: uma revolução para o marketing digital PDF Imprimir E-mail
Daniel Galvão   
24-Abr-2017
O próximo grande game changer do mercado é sem dúvida a Internet das Coisas (IoT). Há uma verdadeira revolução por traz dessa tecnologia, e seu impacto será sentido em todos os aspectos da interação humano X máquina, e até mesmo humano X humano. As possibilidades são imensas, e o marketing digital não ficaria de fora.

Para os leigos no assunto, a IoT interliga diversos aparelhos eletrônicos através de tecnologia sem fio e uma linguagem única de decodificação dos dados multiplataforma. Ela basicamente coleta informações sobre uso de vários dispositivos, compartilha essas informações entre os aparelhos, e fornece um big data capaz de ser usado para solucionar problemas, fornecer maior conforto e segurança, além de ampliar a interação humana.


Na prática é possível controlar diversos aspectos e ambientes do cotidiano se utilizando de informações compartilhadas. Já emulamos isso em várias ocasiões, porém não de forma tão automática e inteligente. No marketing digital, que é o nosso foco aqui, temos diversas aplicações interessantes.


Cerca de 27% das empresas já utilizam feedbacks de dados obtidos com IoT em campanhas de marketing digital, e com isso conseguem alcançar seus objetivos e gerar ROI significante. O uso desses dados coletados através de diversos dispositivos, permitem que um perfil inteligente possa ser criado a partir das informações sobre cada indivíduo.


Com características mais próximas da realidade, atualizadas em tempo real, é possível descrever um perfil de usuário como sendo uma versão fiel de sua persona como consumidor. As ações de marketing criadas para ele, e somente para ele, serão as mais assertivas possíveis. O consumidor já não será impactado pelo que é direcionado à massa, mas sim àquilo que reflete suas necessidades e desejos reais.


O melhor é que essas informações são fornecidas de forma natural por parte do consumidor. São seus dados compartilhados de redes sociais, seu mecanismo de consumo cotidiano, nada que é um real segredo, mas que apenas é informação disponível e dispersa, hoje. Com o IoT tudo pose ser organizado de forma produtiva para empresas e consumidores.


A criação de uma campanha ou ação de marketing específica já é possível através de diversas ferramentas, mas não de forma tão completa, ágil e atualizada como através do que está vindo com a IoT. Vou citar exemplo interessante para que fique claro o alcance dessa tecnologia.


Supunha que você, leitor, possui uma oficina mecânica. Você quer ofertar um desconto para reparos, e tendo uma base de clientes, hoje pode enviar a eles um cupom por email, por exemplo. O cupom chegará à sua lista de clientes e pode até falar à alguns deles que precisem do serviço, mas é um tiro no escuro. 90% talvez só ignore, não se interesse por não precisar disso agora, ou porque sua mensagem foi ignorada como SPAM. 5% talvez precise do serviço e venha até você. Os outros 5% talvez reclamem de receber SPAM, se descadastrem de sua lista de contatos.


Talvez alguns deles critiquem o excesso de propaganda nas redes sociais. Agora se utilizando de uma estratégia que utiliza dados de IoT, a situação seria completamente diferente.
Uma pessoa anda em seu carro na estrada e recebe um alerta de defeito em uma das luzes do painel. Ela não sabe qual o problema e não conhece as redondezas. Nesse momento o próprio sistema do carro diagnostica o defeito. Ele envia esses dados para um dos sensores de IoT. Ele cruza os dados que sua empresa possui como oficina mecânica.


No celular do motorista ele recebe uma peça de marketing falando justamente sobre avaliação e reparo de carros, indicando sua oficina como a mais próxima, oferecendo a ele algum desconto, e até indicando serviços auxiliares em caso de, por exemplo, ele precisar passar a noite a espera do carro.


O cliente recebeu: solução específica para ele, não se chateou com propaganda inoportuna, ganhou desconto, teve serviços auxiliares apresentados a ele, e sua oficina atendeu um cliente assertivo, manteve uma base de clientes fiel, impactou quem realmente precisava dela, e nesse caso, o retorno pela ação promocional foi de 100%, já que ela falou apenas com as pessoas que realmente precisavam de reparos em seus automóveis.


Outro aspecto é que se for um problema de fábrica, os dados também podem ser enviados à montadora, ajudando essa a prevenir a fabricação defeituosa de novos veículos, e até a ajudar a organização uma ação compensativa para os proprietários, assim como um recall.


Pode parecer simples, mas faz toda a diferença. Pode parecer ficção científica, mas já é feito. Claro que ainda estamos longe de um cenário perfeito, mas muito já fazemos. O marketing digital é
construído em cima desse tipo de tecnologia que oferta, acima de tudo, a certeza da oferta a quem realmente procura.


Daniel Galvão
é especialista em marketing digital e Diretor da CRP Mango.

 
< Anterior   Próximo >
 
 
fornadas
ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS RECEBE O COMPOSITOR E VIOLINISTA MARCUS VIANA, EM CONCERTO DA SÉRIE “
PERSONAL PRESS - 16/10/2017

A Orquestra de Câmara SESIMINAS dá sequência à série "Sempre às Quartas", dentro da Temporada 2017, com concerto no dia 18  de outubro, às 20h, no Teatro Sesiminas. Nesta apresentação, a Orquestra contará com a participação do compositor e violinista Marcus Viana, que interpretará as principais trilhas sonoras de cinema e novela por ele compostas. A regência será do maestro Marco Antonio Maia Drumond. Ingressos a R$30 (inteira) e R$15 (meia).
 
 
ENCONTRO EM HOMENAGEM AO ARTISTA FELA KUTI
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/10/2017

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 19 de outubro, o encontro “Fela Kuti: por que Kalakuta é ainda necessária?”. A palestra tem o objetivo de homenagear um dos artistas mais musicais da África, Fela Kuti.  Intercalando fotos, vídeos e sessões de Afrobeat, o evento contará com uma audição de músicas contemporâneas que demonstram como o mundo herdou sonoridades e quereres da essência da música do artista. O encontro será realizado às 19h30 e será conduzido por Leo Oliveira e Rafael Aquino. A iniciativa é uma realização do Casarão das Artes e a entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
 
CORO MADRIGALE FAZ APRESENTAÇÃO GRATUITA NO UNIBH

REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/10/2017


O UniBH será palco, no dia 26 de outubro, de uma apresentação exclusiva do Coro Madrigale, considerado um dos melhores coros de Minas Gerais e do Brasil. O concerto tem entrada gratuita e terá início às 20h30 na Capela do UniBH (em frente ao Bloco B5) – Avenida Mário Werneck 1685 – Estoril.

 
EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CORRETOR, PORTO SEGURO REALIZA CORRIDA E CAMINHADA EM BELO HORIZONTE
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 16/10/2017

No próximo dia 22 de outubro, a partir das 7h, a Porto Seguro realiza em Belo Horizonte uma corrida e caminhada em comemoração ao Dia do Corretor, celebrado em 12 de outubro. O evento será realizado na Praça Lagoa Seca, no bairro Belvedere, e contará com percursos de 10Km e 5km, para a corrida, e 2 km para a caminhada.
 
SEGURO DE VIDA PROTEGE A MULHER EM CASO DE CÂNCER DE MAMA
PESSOA AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - 16/10/2017

O Outubro Rosa visa conscientizar a sociedade sobre a realidade do câncer de mama e reforçar a importância do seu diagnóstico precoce. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, de todos os casos diagnosticados no Brasil, 28% são de câncer de mama. Sendo assim, é fundamental conhecer as opções de seguros que fornecem cobertura para a doença e todo o suporte necessário durante o período do tratamento.
 
FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS APRESENTA SEXTA SINFONIA DE MAHLER NOS DIAS 19 E 20 DE OUTUBRO
PERSONAL PRESS - 16/10/2017

Nos dias
 19 e 20 de outubro, às 20h30, na Sala Minas Gerais, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais interpreta a Sexta Sinfonia de Mahler. Para o maestro Fabio Mechetti, “encarar Mahler é sempre um extremo desafio – técnico, profissional e espiritual”. Além de ser uma experiência marcante para o público, a interpretação da Sinfonia nº 6 em lá menor, “Trágica” é também um momento especial para os músicos e “evidencia a qualidade e o progresso de nossa Filarmônica nestes quase 10 anos de trabalho”, comenta o regente.
 
UNA REALIZA TERCEIRA EDIÇÃO DA CONEXÃO TI EM BELO HORIZONTE
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/10/2017

O Campus Barro Preto do Centro Universitário Una realiza, nos dias 17 e 18 de outubro, a terceira edição do Conexão TI. Dentre os temas, serão discutidos: a
 forma natural de interagir com o mundo digital, redes de nova geração - 5G e a revolução da telecomunicação, BI tradicional versus BI self-service, e outros.
 
UNA AIMORÉS PROMOVE AÇÃO DE INCENTIVO AO OUTUBRO ROSA
REDE COMUNICAÇÃO DE RESULTADO - 16/10/2017

Nesta segunda-feira (16 de outubro), o Campus Aimorés do Centro Universitário Una realiza uma ação gratuita a favor do Outubro Rosa. A iniciativa, que tem como objetivo a prevenção do câncer de mama nas mulheres, tem cunho acadêmico e cultural. Durante o evento (manhã, das 8h30 às 11h30 e noite, das 18h às 21h), o grupo Empodera trará discursões sobre a atitude empreendedora, empoderamento e identidade feminina, promovido pelos alunos do curso de Administração de Empresas.
 
ARNALDO ANTUNES SE APRESENTA EM BH EM VERSÃO INTIMISTA COM O SHOW “A CASA É SUA”
ÁRVORE GESTÃO DE RELACIONAMENTO - 11/10/2017

Um dos expoentes da MPB. Poeta, cantor e compositor. Esse é Arnaldo Antunes, multiartista que se apresenta no dia 11 de novembro, sábado, no palco do Cine Theatro Brasil Vallourec, com seu show intimista “A Casa é Sua”. O show, que promete relembrar os grandes sucessos dos diferentes momentos da carreira em releituras surpreendentes, integra a programação da Mostra Cine Brasil Teatro e Música. Informações e ingressos pelo site 
cinetheatrobrasil.com.br
 
FUGA – ANA AMÉLIA DINIZ CAMARGOS NA CASA FIAT DE CULTURA
PERSONAL PRESS - 11/10/2017

De 
10 de outubro a 26 de novembro de 2017, a Casa Fiat de Cultura apresenta a exposição inédita: Fuga, da artista plástica Ana Amélia Diniz Camargos, com curadoria de Marconi Drummond e Fabíola Moulin. Com licença poética, a artista mineira expressa sua conexão com a natureza e o incômodo diante da sua degradação. Expressa também suas preocupações com os atuais fluxos migratórios, induzidos pelos conflitos sociais. “Esta exposição chega providencialmente em um momento em que nossa sociedade está sofrendo fortes opressões”, ressalta o curador Marconi Drummond. A mostra de arte contemporânea é dividida em três eixos e conta com 47 obras, entre desenhos, vídeo e uma instalação com cerca de 700 esculturas em cerâmica de pequenas dimensões.  A entrada é gratuita.
 
 
 
Presoti
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
© 2017 PQN - O Portal da Comunicação
portalpqn@pqn.com.br Rua da Bahia, 1345 - Sl 909 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - Tel.: 31 2127 4651
Design : StudentsDesign.de PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação
 
PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação PQN - O Portal da Comunicação